Quando falamos de jogos feitos na Unreal Engine, alguns jogadores, especialmente os de PC, torcem o nariz. A Unreal Engine 5.4 promete diversas melhorias e o Digital Foundry até comprovou uma delas, a grande melhoria de performance, mas o principal vilão do motor gráfico, stutters, ainda permanecem.
Com um PC equipado com o AMD Ryzen 7 7800X3D e a NVIDIA GeForce RTX 4090, ou seja, uma máquina high-end, o Digital Foundry comparou a Unreal Engine 5.4 com a versão 5.0 do motor gráfico.
Usando a demo Matrix Awakens, primeiro jogo feito em UE5 para mostrar a força do motor gráfico, o canal enfatiza que a versão 5.0 apresentava mal uso dos núcleos dos processadores, dependendo bastante de somente um, o que é um problema. Nas versão UE5.4, a Epic Games promete que isso é resolvido com a técnica Render Parallelization.
No lado a lado, a Unreal Engine 5.4 entrega média de FPS 42% maior em relação a versão inicial. No vídeo acima, é possível vermos o jogo saindo de cerca de 45 FPS e passando de 60, e às vezes saindo de 50 para mais de 80 FPS com a demo em 4K, qualidade máxima e Temporal Super Resolution em 50%.
Saindo de um PC high-end, o Digital Foundry desceu o nível para uma Radeon RX 6700 XT e um kit AMD 4800S, mesmo hardware que equipa o Xbox Series X. Dessa forma, o canal tenta simular o hardware da atual geração o mais próximo possível para ver como a UE5.4 se sai.
Não tão bem quanto o PC high-end, claro, mas melhor que a versão UE5.0 da demo. A Unreal Engine 5.4 melhora o desempenho de Matrix Awakens em 60% nesse hardware, se comparado com a demo rodando na UE5. Assim, a média consegue ficar acima de 30 FPS, com leve quedas para um pouco menos.
Lembrando que esse teste não reflete necessariamente a implementação da UE5.4 em jogos nas versões de consoles, mas dá para termos uma ideia. A atual versão do motor gráfico da Epic Games melhorou bastante o frame-time, reduzindo os stutter, mas ainda dá para melhorar.
O Digital Foundry toma um tempo do vídeo para enfatizar que os engasgos, que existem na Unreal Engine desde outras versões, é algo que ainda marca presença. Principalmente se a compilação de shaders não for feita primeiramente. Mesmo assim, segundo o canal, é preciso algumas jogadas para a compilação chegar em um nível que ameniza os stutters.
Além de melhorar a performance, a Unreal Engine 5.4 consegue melhorar os visuais também, como reflexos e iluminação, entregando resultados ainda mais realistas, embora seja possível notar alguns artefatos.
Fonte: Digital Foundry
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Agradecemos por dedicar seu tempo a explorar os artigos24h.
Esperamos que este artigo tenha proporcionado a você uma experiência informativa e envolvente.
Fique ligado para mais descobertas e histórias fascinantes, pois estamos comprometidos em trazer conteúdo de qualidade 24 horas por dia.
Sua curiosidade é a nossa inspiração, e estamos empolgados em continuar essa jornada de exploração e aprendizado juntos.
Até o próximo artigo, e não se esqueça de compartilhar o conhecimento e a diversão com seus amigos.
Continue explorando, continue aprendendo, continue sendo parte da comunidade artigos24h!