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Tudo sobre o Canal da Mancha, o braço de mar mais famoso do mundo

Tudo sobre o Canal da Mancha, o braço de mar mais famoso do mundo


O Canal da Mancha é um braço de mar situado entre a ilha da Grã-Bretanha e o continente europeu, separando a Inglaterra da França. O canal, que liga o Oceano Atlântico ao Mar do Norte, tem aproximadamente 563 km de comprimento.

Sua largura varia bastante. No seu trecho mais extenso, a distância entre uma margem e outra chega a 240 km. No seu trecho mais curto, no estreito de Dover (passo de Calais, para os franceses), o canal tem 33 km de largura.

O ponto mais estreito do canal separa as cidades de Dover, na Inglaterra, e Calais, na França.

Ocupando uma área de 75 mil km², o Canal da Mancha é relativamente raso. No seu ponto mais profundo, no vale subaquático a noroeste da Ilha de Guernsey chamado Hurd’s Deep, atinge 174 metros. No seu ponto mais raso, que fica no estreito de Dover, varia entre 45 e 60 metros abaixo do nível do mar.

Agora que você já sabe a localização e as medidas do Canal da Mancha, vejamos outras características e curiosidades desse famoso braço de mar.

Por que o Canal da Mancha tem esse nome?

Canal da Mancha visto da Estação Espacial Internacional.

Em inglês, o nome é mais simples: English Channel (“Canal Inglês”). Mas já deu para notar que ingleses e franceses levaram sua rixa histórica até para a nomenclatura geográfica. Como vimos, o estreito de Dover para os ingleses se chama passo de Calais para os franceses. E o mesmo se passa com o nome do canal que divide os dois países.

Os franceses o chamam de La Manche, cuja tradução é “A Manga”. Esse nome faz referência ao formato do canal. Dê uma olhada na imagem acima. O canal é comprido e, em alguns trechos, estreito, fazendo lembrar uma manga de camisa ou suéter. Fez sentido?

Para os franceses, sim. Mas por que em português usamos a palavra “mancha”? Ao que tudo indica, trata-se de uma tradução mal feita. Manche virou “mancha”, em vez de virar “manga”, que faria muito mais sentido.

Conheça o túnel do Canal da Mancha

Você sabia que existe um túnel sob as águas do Canal da Mancha? Sim, ele se chama Eurotúnel. Trata-se de um túnel ferroviário com 50,5 km de extensão construído sob o estreito de Dover, ligando Dover, no condado de Kent, na Inglaterra, a Calais, norte da França.

Trens que fazem a travessia do Canal da Mancha através do Eurotúnel.

Apesar de ter sido inaugurado em 1994, o sonho de ligar a Inglaterra à França através de um túnel é bem mais antigo. O primeiro projeto, desenvolvido por um engenheiro francês, data de 1802. No final do século XIX, tentou-se pela primeira vez dar início ao túnel do lado inglês, mas as obras foram interrompidas com apenas 800 m.

Após outras tentativas frustadas, veio o projeto que deu certo. Ele foi posto em prática em 1987.

Eurotúnel: a maior obra de engenharia do século XX

Considerada a maior obra de engenharia do século XX, a construção do Eurotúnel empregou 13 mil trabalhadores e usou 11 mega escavadeiras tatuzão, como aquelas que são usadas em obras do metrô. Estima-se que as obras tenham custado em torno de 18 bilhões de dólares!

Foram construídos 3 túneis 100 m abaixo do nível do mar. Dois deles têm 7,6 m de diâmetro e são destinados a fazer as viagens de ida e volta. Já o túnel central, de 4,8 m, serve para manutenção e saída de emergência. Os dois túneis externos, por onde passam os trens de passageiros, são conectados ao túnel central de emergência a cada 375 m.

Ciclista cruzando o túnel de serviço do Canal da Mancha durante o Tour de France.

Travessia do Canal da Mancha pelo Eurotúnel

Em média 400 trens fazem a viagem através do canal a cada dia, transportando aproximadamente 50 mil passageiros. Detalhe: a travessia não se restringe a pedestres. Um dos trens, o Le Shuttle, pode transportar motos, carros, ônibus e até caminhões! A viagem dura pouco mais de meia hora.

Travessia do Canal da Mancha a nado

A travessia do Canal da Mancha a nado é bem famosa. Todo nadador de resistência almeja fazer essa aventura algum dia. A primeira pessoa a realizar essa façanha foi o nadador britânico Matthew Webb, em 1875. Depois dele, 1.831 pessoas completaram o trajeto, algumas delas duas, três ou até mesmo quatro vezes consecutivas! Dá para imaginar?

Nadador no Canal da Mancha.

A nadadora que cruzou mais vezes consecutivas

Segundo o Guinness World Records, a pessoa que mais vezes conseguiu atravessar a nado o Canal da Mancha é a britânica Sarah Thomas, de 37 anos. Em setembro de 2019, ela fez quatro vezes consecutivas o trajeto entre Dover e Calais, nadando de forma ininterrupta durante 54 horas e 10 minutos! Haja fôlego, hein?

Esperava-se que Sarah nadasse 130 km no total. Mas devido às ondas e às correntes marítimas, é praticamente impossível fazer o trajeto em linha reta. Por isso, Sarah nadou 209 km, bem mais do que o esperado!

O nadador mais rápido

Já em relação ao tempo, o recorde é do nadador australiano Trent Grimsey. Em 2012, ele cruzou os 33 km do canal em apenas 6 horas e 55 minutos.

O primeiro sul-americano a cruzar o canal era um brasileiro

O primeiro sul-americano a realizar essa aventura foi o brasileiro Abílio Couto, em 1958. Precursor da natação de águas abertas no Brasil, ele levou 12 horas e 45 minutos para completar a travessia.

Importância do Canal da Mancha

Shipping in the English Channel, do artista Charles Brooking, mostra o tráfego marítimo no canal no século XVIII.

Importância política

Do ponto de vista político, o Canal da Mancha sempre foi uma rota importante para invasores. Prova disso são as invasões da Britânia (nome pelo qual a ilha era conhecida na época) lideradas pelo general romano Júlio César entre 55 e 54 a.C. Foi pelo canal que os exércitos romanos entraram na ilha e estabelecer aliados.

Mas o canal, se pensarmos bem, também pode ser visto como um obstáculo natural. Muito mais simples é cruzar uma fronteira terrestre para invadir um território. O isolamento provocado por quilômetros de água tem sua importância em termos defensivos. No início do século XX, as frotas de Napoleão não conseguiram realizar a façanha de invadir a Inglaterra pelo canal. Vitória acachapante da marinha inglesa.

Importância econômica

Do ponto de vista econômico, o canal é importantíssimo no que diz respeito ao transporte de pessoas e mercadorias. Trata-se do caminho marítimo mais movimentado do mundo.

Além do transporte, o canal também tem importância turística. Hotéis e resorts costeiros atraem muitos turistas todos os anos.



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