Skip to content
Início » Tua Casa testou o WAP Robot W400 e esse é nosso veredicto

Tua Casa testou o WAP Robot W400 e esse é nosso veredicto

Será que limpa de verdade? Conheça o aspirador WAP Robot W400


Os aspiradores robô se tornaram populares entre as donas e donos de casa que procuram praticidade na manutenção do lar. Em especial, o WAP Robot W400 promete varrer, aspirar e passar pano, tudo isso sem exigir que você mova um músculo. Parece coisa de sonho, né?

Mas será que já dá para aposentar as vassouras e panos da sua casa e confiar totalmente nesse equipamento? Para responder a essa pergunta, o Tua Casa testou o WAP Robot W400 para entender o quanto ele é capaz de cumprir essa promessa. Conduzimos uma série de testes que avaliaram todas as funcionalidades e cada detalhe do produto, e você pode acabar com todas as suas dúvidas a seguir. Confira:

Tua Casa Testou traz avaliações imparciais de produtos para sua casa. Testamos cada produto de forma independente, destacando seus prós e contras, fornecendo informações técnicas e opiniões honestas.

Unboxing, primeiras impressões e detalhes do robô aspirador

O produto veio bem embalado em uma caixa de papelão, com proteção de isopor e, impresso na caixa, algumas informações essenciais para o uso, como o QR Code para download do aplicativo. Além disso, vieram inclusos:

  • filtro de limpeza
  • base para carregamento
  • controle remoto com pilhas inclusas
  • base para pano MOP de microfibras
  • escova de limpeza
  • cabo de carregamento

Todos os itens vieram embalados individualmente em plástico, e o robô aspirador chegou praticamente montado, com o compartimento de limpeza encaixado e o filtro HEPA acoplado, o que simplificou o processo de preparação para o uso. Após um período de carregamento inicial de aproximadamente 5 horas, o robô estava pronto para ser utilizado.

Registramos o unboxing e os testes do robô aspirador em vídeo para que você possa observar cada etapa e funcionalidade do produto de forma detalhada. Veja abaixo:

O WAP W400 promete se diferenciar dos produtos concorrentes ao oferecer um maior nível de sucção, diferentes modos de limpeza, aplicativo específico e a função de passar pano. Para tanto, conta com o seguinte:

Aplicativo e controle remoto

Testamos o WAP Connect, aplicativo que conecta o robô, disponível para download na Google Play Store, para usuários de Android, e na App Store, para dispositivos iOs. Após um cadastro simples e conexão Bluetooth com o eletrodoméstico, conseguimos conectar o aplicativo ao robô sem grandes problemas.

Por meio do app, conseguimos controlar os diferentes modos de limpeza do robô (Cantos, Aleatório ou em Espiral), personalizar o nome do WAP400 para facilitar o comando por voz em assistentes virtuais, verificar o nível de bateria do dispositivo e solicitar que o robô retorne à base de carregamento quando necessário.

Além disso, o WAP Connect também possibilitou a ativação do eletrodoméstico remotamente — estando em uma conexão Wifi diferente do robô aspirador. Outras funcionalidades encontradas foram a de iniciar a limpeza, controlar a direção do robô e ajustar o nível de gotejamento ao utilizar a função de passar pano.

O  WAP W400 também acompanha um controle remoto que também funciona a longas distâncias e tem as mesmas funcionalidades encontradas no aplicativo. Nos testes realizados, o tempo de resposta para ativação do robô foi mais rápido no controle remoto. Entretanto, com o app, foi possível controlar melhor o direcionamento do robô aspirador.

Acessórios

O aparelho acompanha diversos acessórios que facilitam a limpeza de sua casa. Veja a seguir a funcionalidade de cada um:

  • Escovas giratórias: possuem formato de “vassourinha”, alcançando cantos mais difíceis. Sua função principal é direcionar a sujeira para o centro, para que seja coletada pelo aspirador. O modelo W400 acompanha duas escovas extras para substituição posterior.
  • MOP: com esses acessórios é possível passar pano com o robô aspirador. O MOP, um tipo de pano em microfibra, permite limpar sem riscar ou danificar o piso. O eletrodoméstico acompanha dois MOP e uma base para acoplamento dos tecidos no robô aspirador.
  • Base de carregamento: além de recarregar o aparelho, também serve como um local conveniente para armazená-lo quando ele não está em uso. Com uma autonomia de 1 hora e 40 minutos, o robô WAP W400 volta automaticamente para a base após completar sua tarefa de limpeza.
  • Filtro HEPA: é o que garante a qualidade do ar devolvido pelo seu aparelho, removendo mais de 99.9% das partículas suspensas no ar. O aparelho WAP conta com um filtro reserva e também vem acompanhado do filtro espuma e do filtro tela para maior proteção. Destacamos duas vantagens do filtro: a praticidade da limpeza, que pode ser feita em água corrente, e a durabilidade de até 24 meses de uso.
  • Adaptador de carregador: permite a conexão elétrica com a base de carregamento, necessária para garantir que o aparelho seja completamente carregado e continue a limpeza.
  • Escova com lâmina de limpeza: foi projetada especificamente para limpar as escovas giratórias do robô aspirador. Ela evita que cabelos, farelos e outros detritos fiquem presos nas escovas, assegurando que o dispositivo mantenha sua eficácia de limpeza ao longo do tempo, prolongando sua vida útil.

Confira o manual de instruções do seu eletrodoméstico para ter mais detalhes sobre cada um dos acessórios e suas diferentes funcionalidades.

Robô aspirador WAP Robot W400 testado

A equipe do Tua Casa testou o robô aspirador WAP W400, colocando à prova todas suas funcionalidades e avaliando sua eficácia na limpeza doméstica em diversas superfícies e diversos tipos e níveis de sujeira. Realizamos testes abrangentes para comprovar seu desempenho real e destacar suas vantagens ou desvantagens em comparação com outros aspiradores robôs disponíveis no mercado. Confira:

Poeira

Para testar a eficácia contra a poeira, colocamos o robô para aspirar uma sala e um corredor bem empoeirados. Nos testes, o WAP W400 demonstrou bom desempenho, conseguindo aspirar perfeitamente as partículas pequenas de sujeira dos pisos.

Também queríamos saber qual seria o desempenho do aparelho em áreas de tamanhos diferentes. Por isso a opção por conduzir os testes tanto numa sala grande quanto em um corredor estreito. O que notamos é que o eletrodoméstico performa melhor em áreas delimitadas ou menores. Além disso, é melhor que ele limpe uma área de cada vez, já que constatamos que no modo de limpeza para a casa toda a varredura foi mais superficial.

Farelos de alimentos

Ao enfrentar farelos de alimentos, o desempenho do robô aspirador foi satisfatório e conseguiu varrer e aspirar grande parte dos farelos. No entanto, é importante observar que farelos maiores podem eventualmente se enroscar nas escovas giratórias, exigindo atenção extra durante o processo de limpeza.

Pelos de animais

Nossa equipe também testou a eficiência do robô aspirador em pelos de animais. A experiência foi realizada com pelos de gatos de diferentes espessuras. O aparelho sugou a maior parte dos pelos, restando poucos fios no chão, sendo necessário uma segunda passagem rápida do aparelho para a limpeza completa da superfície.

Cabelos

Agrupamos uma quantidade considerável de fios de cabelo para esse teste. Notamos que, no momento da limpeza, alguns fios de cabelos ficaram presos na escova rotativa e a retirada foi um pouco difícil, mas nada que impedisse o funcionamento posterior do aparelho. Em relação à sucção de cabelos no chão, observamos que o WAP W400 aspirou rapidamente e com eficiência os fios.

Função passar pano

Para executar a função de passar pano, bastou encher o reservatório de água e acoplá-lo novamente ao aspirador, sendo possível também ajustar o nível de gotejamento de água por meio do aplicativo. Realizamos o teste em um pequeno trecho de um piso de porcelanato, em que o aparelho passou sem maiores dificuldades e deixou a superfície bem limpa.

Entretanto, é importante observar que, mesmo com a opção no gotejamento no mínimo, em nossos testes, o piso acabou ficando úmido após a passagem do aspirador. Esse umedecimento não comprometeu a eficácia da limpeza realizada pelo aparelho: apenas foi necessário aguardar a secagem completa para prosseguir com a limpeza.

Foto de teste aspirador 4 - 1

Tua Casa

Tapetes

Conforme as especificações do fabricante, o eletrodoméstico é capaz de aspirar uma variedade de pisos, como carpetes, pisos frios e de madeira. No entanto, é importante ter cautela na aspiração, já que, em um dos testes realizados, o aparelho acabou se enroscando em um tapete de tecido leve – se desvencilhando do objeto em seguida e prosseguindo com a limpeza.

O WAP W400 apresentou boa capacidade de alcançar cantos e lidar com diferentes tipos de superfícies, incluindo tapetes. O robô também foi capaz de acessar áreas de difícil alcance, contornando obstáculos e higienizando ambientes sem grandes dificuldades.

Sistema antiqueda e anti-impacto

Durante os testes, avaliamos o sistema antiqueda e anti-impacto em diferentes cenários, incluindo escadas, degraus e possíveis impactos com móveis. Com uma altura de 7,5cm, o robô consegue entrar embaixo da maioria dos móveis, alcançando áreas de difícil acesso e removendo sujeiras persistentes sem maiores complicações.

Ao simular a presença de obstáculos, como cadeiras e móveis mais baixos, o aspirador desviou dos objetos sem dificuldades, demorando alguns segundos para conseguir se redirecionar. De acordo com as especificações do fabricante, ele está equipado com sensores capazes de detectar esses impedimentos e redirecionar automaticamente o trajeto.

Além disso, o sistema antiqueda do robô mostrou-se confiável durante os testes em escadas e degraus, permitindo que o aparelho pudesse ser utilizado nessas áreas sem o risco de danos.

Observações gerais

Para testar a limpeza em ângulos, utilizamos o modo “Cantos”, ativado pelo controle remoto. Apesar de demorar alguns segundos para conseguir encontrar o direcionamento correto, o robô conseguiu aspirar as sujeiras encontradas nas quinas e cantos menores. Os modos “Limpeza Aleatória” e “Limpeza Espiral” também foram utilizados, mas não notamos grande diferença em relação ao funcionamento normal do aparelho.

De acordo com as especificações, o nível do ruído do aparelho é de 72 decíbeis. Constatamos que o ruído do eletrodoméstico é mínimo, não provocou incômodos ou atrapalhou outras tarefas, por exemplo.

É importante destacar também que, quando ficou sem bateria, após 1 hora e 40 minutos de funcionamento, o WAP W400 realmente retornou automaticamente à base de carregamento. Para retomar a limpeza, foi necessário ativar o dispositivo novamente por meio do controle remoto ou do aplicativo.

Também é importante notar que este modelo não possui a função de mapeamento de ambientes. Isso significa que há a possibilidade de limpar a mesma superfície duas vezes quando o modo ‘Limpeza Aleatória’ está ativado. No entanto, o WAP400 realmente se destaca como um produto de maior potência em relação aos aspiradores robôs comuns, oferecendo uma sucção de 1400Pa e um recipiente de poeira com capacidade de 300ml, superando outros modelos da linha WAP. Isso resulta em uma limpeza mais eficaz e abrangente na comparação.

Como limpar o robô aspirador WAP W400

É importante que você mantenha seu robô aspirador limpinho para garantir um funcionamento mais eficiente em sua casa. A higienização foi simples, bastando poucos minutos para que o aparelho estivesse pronto para sua próxima limpeza.

Foto de Copia de Capas - 2

Tua Casa

Após esvaziar o reservatório de sujeira do WAP W400, lavamos o compartimento com detergente neutro e água, o que facilitou bastante a remoção da maior parte da sujeira.

Para lidar com os resíduos mais difíceis, utilizamos a escova com lâmina de limpeza, que se mostrou útil para varrer os restinhos de sujeira do compartimento. Porém, por conta de seu formato, o acessório não consegue atingir todos os cantos do reservatório, exigindo maior esforço para ficar limpo por completo.

Para a limpeza básica do próprio aparelho, seguimos as orientações fornecidas no manual de instruções. Utilizamos um pano levemente umedecido tanto na parte externa quanto interna do aspirador. Além disso, removemos os cabelos e outras sujeiras acumulados na escova giratória com a lâmina de limpeza.

Esse processo de higienização, além de ser rápido e simples, contribui para manter o eletrodoméstico em um bom estado de funcionamento, prolongando sua vida útil. Nos testes realizados, no período de um dia completo, o reservatório de sujeira ficou cheio até a metade e a escova giratória necessitou apenas de uma uma limpeza básica, sem grandes esforços. Entretanto, tudo isso irá depender da frequência de uso do robô aspirador.

Nosso veredito

Após diversos testes, podemos concluir que o WAP Robot W400 se destacou como um robô aspirador com características variadas e muito convenientes para a limpeza. O aparelho demonstrou um desempenho consistente na remoção de sujeira, incluindo aquela nos cantos dos ambientes, contornando obstáculos com tranquilidade e realizando a limpeza com rapidez em ambientes menores.

De acordo com nossos testes, o aparelho é uma solução prática e eficaz para as necessidades básicas de limpeza doméstica. Embora não haja o mapeamento dos ambientes, sua capacidade de lidar com uma variedade de tipos de sujeira, além da habilidade de navegação versátil e segura, o transformam em uma boa escolha para quem busca manter a casa limpa e organizada com menor esforço.

Ainda que o preço seja um pouco acima da média do mercado, especialmente considerando a falta de mapeamento do ambiente, os benefícios adicionais oferecidos pelo robô aspirador justificam o investimento.

Os pontos negativos encontrados durante o uso foram facilmente superados e não afetaram significativamente a experiência geral de utilização do produto. Assim, o robô aspirador WAP Robot W400 ofereceu uma solução prática e eficaz para a manutenção da limpeza doméstica, sendo muito eficiente para aspirar sujeira e passar pano.

No geral, o desempenho do aparelho é recomendado para a manutenção diária da limpeza do lar. Sua operação simplificada e tecnologias de conectividade permitem que você relaxe e se dedique a outras atividades enquanto o robô realiza o trabalho. Recomendamos que você também consulte o guia do melhor robô aspirador para fazer uma comparação detalhada entre este modelo e outros disponíveis no mercado, ajudando a tomar uma decisão final certeira!



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *