[ad_1]
Febre em cachorro é um assunto sério, principalmente porque o sintoma pode ter diferentes causas. Infecções por bactérias, fungos ou vírus são alguns quadros que tendem a provocar um estado febril no animal. O grande desafio é o processo de como saber se o cachorro está com febre, já que a temperatura corporal dos cães é naturalmente mais alta do que a nossa (entre 38º C e 39º C). O termômetro para cachorro mais conhecido é o anal, que deve ser introduzido no ânus do doguinho.
Recentemente, porém, surgiram modelos de termômetros sem contato. Mas será que eles realmente funcionam? Como eles devem ser utilizados? A seguir, tiramos algumas dúvidas sobre o acessório e te contamos como identificar a febre em cachorro.
Termômetro de cachorro sem contato funciona?
O termômetro para cachorro sem contato costuma ser uma opção válida para quem tem um cãozinho com febre e procura um método não invasivo para aferir a temperatura do animal. Esse tipo de termômetro conta com um sensor infravermelho que permite medir à distância, mas não é igual aos que os humanos usam para medir o pulso ou a testa. Na verdade, é importante que a tecnologia seja voltada exclusivamente para o uso de pets.
Além disso, é importante entender como utilizar esse tipo de termômetro: cachorro deve ficar com os ouvidos posicionados na frente do acessório a uma distância de 3 a 5 centímetros. O acessório fará a medição da temperatura do cachorro a partir do canal auricular e, dependendo do fabricante, pode emitir um “bip” para notificar que o resultado está disponível no visor.
Apesar de ser menos invasivo, não se pode afirmar que esse método é tão eficiente quanto o termômetro tradicional. Por isso, é sempre recomendável levar o paciente para uma consulta com um veterinário se houver qualquer suspeita de febre em cachorro.
Como medir a temperatura do cachorro com termômetro digital?
O termômetro para cão mais indicado é o termômetro digital, que pode ser específico para pets ou de uso humano (sim, o aparelho que você tem em casa também funciona, mas precisa ser devidamente higienizado antes e depois do uso). Para aferir a temperatura do animal, o primeiro passo é manter o cachorro em uma posição confortável e, em seguida, introduzir o termômetro digital no ânus dele até encostar na parede anal. Faça tudo isso com muito cuidado e delicadeza. Por fim, basta apertar o botão para ligar o termômetro de cachorro e aguardar o sinal sonoro que indica o resultado da temperatura. A febre em cães é sempre acima de 39ºC.
Cachorro com febre pode apresentar diferentes sintomas
O cachorro com febre normalmente fica mais apático e sonolento, e pode apresentar quadros de vômito e diarreia. Além disso, outros sinais como tremores, falta de apetite e aumento de ingestão hídrica são comuns. Algumas regiões do corpo do animal também costumam ficar mais quentinhas, como o focinho, patas e orelhas. Por isso, uma forma de como saber se o cachorro está com febre pelo focinho é simplesmente tocando nele e verificando se ele está mais quente do que o normal – lembrando que o focinho de cachorro é gelado e úmido na maioria das vezes.
Mesmo usando um termômetro, cachorro precisa passar por avaliação clínica
Depois de constatar um quadro de febre em cachorro, muitos tutores se perguntam como baixar a temperatura do animal. Até existem algumas técnicas que ajudam nesse processo, como dar banho em cachorro gelado, oferecer bastante água e passar uma toalha umedecida no rosto e corpo do pet. No entanto, nada disso resolve a causa do problema, que deve ser investigada por um profissional de confiança. Somente o veterinário poderá fazer o diagnóstico correto do paciente e indicar o melhor tratamento para ele, como o uso de dipirona para cachorro.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes