Pode parecer paradoxal: para uma pergunta sem resposta, em tese, não há resposta alguma. Mas topamos o desafio de experimentar possíveis respostas (nem sempre definitivas) para as perguntas mais malucas, absurdas, engraçadas e às vezes complexas que encontramos na internet. Vocês vão ver que para algumas dessas perguntas há resposta sim!
Quer conferir o resultado? Lá vai:
1. Se Deus está em todo lugar, por que as pessoas olham para cima para falar com ele?
“Pai Nosso que estás no céu…”. Representações artísticas, como as que existem nas igrejas, retratam um céu, morada de Deus. Mas de acordo com a plataforma católica Aleteia, o céu de Deus não é propriamente um lugar físico, já que Deus não está restrito a um espaço, como nós. Deus é onipresente por seu poder e conhecimento. E se as pessoas olham para o céu quando rezam, é por força do hábito ou por uma questão simbólica.
2. Por que o quadro negro é verde?
Hoje em dia as pessoas usam mais a palavra lousa. Mas ainda se fala em quadro negro. Por quê? Porque antigamente eles feitos de ardósia preta. Com o passar do tempo, passaram-se a usar outros materiais para a fabricação da lousa. Ao que tudo indica, o verde tornou-se popular por ser mais agradável para as vistas. O preto foi embora, mas o nome ficou.
3. Por que a tampa da pasta de dente é do tamanho do ralo da pia?
Provavelmente os fabricantes não estão pensando nisso quando produzem as tampinhas, que são adequadas ao tamanho dos tubos, que por sua vez são adequados ao tamanho das escovas. Uma dica: o dedinho é exatamente do tamanho das tampinhas. Convém usá-los em caso de acidente.
4. Se as pessoas vieram dos macacos, por que ainda existem macacos?
Na verdade, a pergunta está errada. Nós não viemos ou evoluímos dos macacos, como se pensa, mas nós, seres humanos, e as espécies de macacos atuais evoluímos de um mesmo ancestral. Ou seja, os chimpanzés e os gorilas também passaram por um processo de evolução que aconteceu paralelamente ao nosso.
5. Como um vinho pode ser seco, sendo líquido?
Vinhos têm os adjetivos mais estranhos: áspero, amanteigado, crocante, elétrico… A criatividade dos enólogos parece não ter fim. No caso do adjetivo seco, ele descreve os vinhos com menor concentração de açúcar por litro do que os vinhos doces.
6. Como a gente sabe se a carne é de chester se a gente nunca viu um chester?
Nunca viu um chester? Aí está ele. Não se trata de um cruzamento alienígena, muito menos de uma ave sem cabeça. Originalmente norte-americano, o chester caiu nas graças do paladar brasileiro no final dos anos 70, quando passou a ser comercializado por aqui. Esqueça a lenda urbana. A ave existe.
7. Se fantasmas podem atravessar paredes, por que não caem através do chão?
A pergunta que deve ser feita antes dessa é: fantasmas existem? E aí teríamos que dizer que lamentavelmente não temos uma resposta para isso. Mas concordamos que os criadores de histórias de assombração estão cometendo um enorme furo quando fazem esses personagens atravessarem paredes ao mesmo tempo em que andam para cá e para lá sem cruzar o chão.
8. Por que sonhamos quando dormimos?
Há tempos que a ciência vem tentando desvendar este grande mistério, mas ainda não dá para dizer que tenha chegado a uma resposta definitiva. O que se sabe é que os sonhos cumprem algumas funções importantes, como simular situações futuras, dramatizar preocupações e realizar desejos reprimidos.
Quer saber mais sobre os sonhos? Então leia: Os sonhos podem prever o futuro? Saiba o que diz a ciência
9. Como pode haver livros de “autoajuda”?
De fato, “autoajuda” significa “ajudar a si mesmo”. E quando vamos a uma livraria comprar um livro desse gênero, buscamos auxílio nas palavras de um escritor, geralmente um psicólogo ou especialista em assuntos emocionais. A ideia é que possamos incorporar esses ensinamentos para transformarmos a nossa vida com nossas próprias forças. Mas, convenhamos, a “ajuda” inicialmente vem de fora.
10. Por que canteiros de avenidas têm esse nome se não ficam nos cantos?
A verdade é que as palavras “canto” e “canteiro”, apesar de serem parecidas, não têm nada a ver uma com a outra. “Canto” vem do latim canthus (“borda”) ou cantus (“aresta”). Já “canteiro”, também latina, vem de canterius, um espaço de terreno onde geralmente se plantam flores. Há também o “canteiro de obras”. Mas não há nenhuma exigência que o “canteiro” esteja na borda ou na aresta de nenhum lugar.
11. Por que o milho verde é amarelo?
Esta é fácil: o verde não se refere à cor do alimento, mas ao seu ponto de maturação.
12. Por que a caixa de pizza é quadrada se a pizza é redonda?
Esta é uma questão que vem atormentando a galera nas últimas décadas. De acordo com as nossas pesquisas, a caixa quadrada seria mais fácil e barata de se fazer. Além disso, esse formato facilitaria o armazenamento e o empilhamento.
13. Por que o Halls preto é branco?
Não tem a ver com a cor da bala, mas da embalagem. Você já deve ter reparado que os Halls são classificados em tipos, sendo que cada sabor está associado a uma cor. O preto é o mair fortão de todos.
14. Se estamos limpos depois do banho, por que lavamos a toalha de tempos em tempos?
Algumas pessoas lavam sua toalha semanalmente. Outras em menos tempo do que isso. O problema está nos fungos que se reproduzem com a umidade. E fungos podem provocar crises alérgicas, micoses, além do mau cheiro… Por isso é tão importante deixar a toalha secando após o banho em ambiente bem ventilado.
15. O que veio primeiro: a cor laranja ou a fruta?
Resposta: a fruta. O nome vem do sânscrito, náranga, e já designava a fruta há milhares de anos. Para os árabes, virou nárandja. Devido à forte influência árabe na Península Ibérica, espanhóis passaram a chamar a fruta de naranja, portugueses de laranja. Só depois que a cor veio a ser chamada assim.
16. Por que os kamikazes usavam capacete?
Ora, se a missão era suicida, não faz sentido o piloto usar capacete, não é mesmo? A teoria que mais cola é a que diz que o uso de capacetes seria uma medida de proteção caso o objetivo não fosse atingido.
17. No cinema, qual apoio de braço é o meu?
Eis uma pergunta sem resposta. Por uma questão de espaço, os apoios das cadeiras dos cinemas são compartilhados. Quem for mais esperto põe seu braço lá. Só dispõe de um apoio exclusivo para pelo menos um dos braços quem se senta em uma das pontas da fileira.
18. Por que a caixa-preta do avião não é preta?
Na realidade, elas costumam ser laranjas. Caixas-pretas são equipamentos de gravação de dados que todo avião comercial deve ter. Elas têm uma cor chamativa justamente para chamar a atenção das equipes de resgate quando ocorrem acidentes. Se fossem realmente pretas, seria difícil localizá-las.
19. Por que o avião não é feito do mesmo material da caixa-preta?
Ora, se a caixa-preta é tão resistente, por que não fazer o avião todo como uma grande caixa-preta? Um avião como o Boeing 787, cuja fuselagem é feita de materiais compostos, como a fibra de carbono, seria cerca 5 vezes mais pesado caso fosse feito de aço inoxidável e titânio, materiais de que são feitas as caixas-pretas. Isso inviabilizaria qualquer voo.
20. Por que se usa a expressão “dormir como um bebê” se os bebês costumam chorar de madrugada?
Talvez a expressão se refira mais ao fato dos bebês não terem as preocupações do universo adulto que costumam tirar o sono de qualquer um. Bebês ainda não sabem o significado da palavra “boleto”.
21. Se o som não se propaga no vácuo, por que Star Wars é tão barulhento?
Ondas mecânicas, como o som, precisam de um meio de propagação. E no espaço sideral só há vácuo. Talvez o George Lucas até soubesse disso quando fez os filmes da série. Mas preferiu deixar os ruídos de explosões, colisões e tiros. Afinal, dá muito mais emoção no cinema, não é mesmo?
22. Por que o Zeca Pagodinho toca samba, e não pagode?
É verdade: Zeca toca samba. Mas seu apelido é Pagodinho. Isso se explica pelo fato de na infância ele ter feito parte da Ala do Pagodinho, pertencente ao bloco de carnaval Boêmios do Irajá. Quem descobriu o apelido e incentivou o Zeca a usá-lo no seu primeiro samba no início dos anos 80 foi o compositor Cláudio Camunguelo.
23. Como o Tarzan estava sempre barbeado?
Esperava-se de um homem criado nas selvas por macacos que cultivasse os mesmos hábitos dos macacos. E, até onde sabemos, macacos não se importam com pelos. Mas talvez o criador do personagem estivesse mais preocupado com a estética do “Filho das Selvas” do que com a verossimilhança.
24. Adão e Eva tinham umbigo?
O umbigo é a cicatriz que resulta da queda do cordão umbilical. Portanto, todas as pessoas, geradas dentro do útero materno, têm umbigo. Adão e Eva, criados por Deus no sexto dia, não passaram por útero nenhum. Se o Gênesis, onde o mito da criação está escrito, não faz nenhuma referência a umbigo, então é impossível responder a essa pergunta.
25. Por que existe o banco 30 horas?
Isso é uma invenção do departamento de marketing do Unibanco, hoje pertencente ao Itaú. Somam-se as 24 horas do dia, em que o atendimento é feito via caixas eletrônicos e atualmente pela internet, com as 6 horas em que as agências bancárias ficam abertas (das 10h às 16h). Isso dá 30 horas.
26. Por que os gatos ronronam?
Ronronar é uma coisa tão estranha que existe até uma palavra exclusiva para isso. Sabemos que geralmente os felinos emitem esse som quando estão satisfeitos ou felizes, mas há casos em que os gatos ronronam por medo. Será uma forma de comunicação? Uma maneira de chamar a atenção? Ainda não há respostas definitivas sobre o porquê disso acontecer.
27. Por que tem gente que aperta o botão do controle remoto com mais força quando a pilhas estão fracas?
Há casos em que o botão do controle remoto está com defeito. Talvez nesses casos isso funcione. Mas fazer isso quando as pilhas estão fracas realmente não faz o menor sentido. O mais racional é comprar pilhas novas.
28. Por que bocejar é contagioso?
Sim, bocejar contagia. Todo mundo já viveu isso. O que se sabe é que a imitação de estímulos, incluindo o bocejo, tem a ver com uma parte do cérebro chamada córtex motor primário. Outra teoria afirma que a imitação seria uma manifestação de empatia, associada ao vínculo social e não a uma imitação involuntária vinculada ao funcionamento do cérebro.
29. Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?
O debate é acalorado. Há o time da galinha e o time do ovo. A resposta mais plausível, para nós, é a de que o ovo veio antes. Isso porque, olhando para o processo evolutivo, a mutação genética que deu origem à primeira galinha seguramente ocorreu dentro do ovo. Seus pais eram dois animais parecidos com frangos, mas ainda não eram frangos. Por isso, o ovo veio primeiro.
30. Se essas são “perguntas sem respostas”, por que acabamos de tentar respondê-las?
Porque resolvemos entrar na brincadeira e muitas dessas perguntas admitem, sim, uma ou mais respostas. E também porque o ser humano tem a mania de querer buscar resposta para tudo, embora tenhamos de nos conformar com o fato de estarmos longe de desvendar os verdadeiros enigmas da existência: quem somos, de onde viemos e para onde vamos…
Leia também:
Grandes mistérios da humanidade que já foram resolvidos