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Sony é processada por “explorar clientes britânicos” com jogos caros

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Sony é processada por "explorar clientes britânicos" com jogos caros

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Créditos: Sony

Uma especialista em direitos do consumidor do Reino Unido iniciou um processo judicial contra a Sony. Alex Neill alega que a empresa “explora seus consumidores britânicos, cobrando muito pelos jogos digitais de PlayStation e conteúdo in-game“. Isso, na visão dela, abre brecha diante da lei.

O processo é contra a Sony Interactive Entertainment Europe Limited e Sony Interactive Entertainment Network Europe Limited. As acusações são de monopólio da venda de jogos digitais, uso da predominância do mercado para forçar termos e condições para estúdios e mais. Confira abaixo:

  • A Sony tem quase o monopólio da venda de jogos digitais e conteúdo complementar por meio do controle da PlayStation Store.
  • A Sony usa esse domínio para impor termos e condições rigorosos aos desenvolvedores e publishers.
  • Esses termos permitem que a Sony defina o preço dos jogos digitais e do conteúdo do jogo e cobre uma comissão de 30% sobre cada compra de jogos digitais e conteúdo do jogo na PlayStation Store.
  • Isso resulta em preços excessivos e injustos para os consumidores por seus jogos digitais e conteúdo de jogos.
  • Esses preços são totalmente desproporcionais aos custos da Sony para fornecer esses serviços a seus clientes.
Imagem: Sony

Ação contra a Sony no Reino Unido busca compensação

Os gamers britânicos que compraram jogos de PlayStation em sua loja entre 19 de agosto de 2016 a 19 de agosto de 2022 podem entrar nesse processo coletivo, caso estejam dentro das classificações adicionais descritas no documento.

Veja mais:

Segundo a representante da acusação, esse é um processo importante, já que os games passaram a ser a maior indústria de entretenimento no Reino Unido e “não é só para crianças“.

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A ação está sendo movida em nome de 8,9 milhões de clientes do Reino Unido, para proteger os direitos e o bem-estar dos consumidores, impedir que a Sony continue a cobrar de seus clientes o que alegamos ser preços excessivos e buscar compensação pelos pagamentos excessivos que afirmamos terem sido feitos. Queremos garantir o estabelecimento de condições equitativas para que a Sony não possa mais cobrar os preços que alegamos serem excessivos e para que a concorrência seja introduzida“.

Todo o processo durará oito semanas, tempo para as partes reunirem documentos necessários. Essa ação coletiva vem em um momento em que o estado norte-americano da California quer que as publishers, como a Sony, deixem claro que as cópias digitais de jogos são só licença de uso.

Via: Eurogamer Portugal

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