Skip to content
Início » Se você duvida do poder dos gatos à saúde humana, essas evidências vão te surpreender

Se você duvida do poder dos gatos à saúde humana, essas evidências vão te surpreender

Se você duvida do poder dos gatos à saúde humana, essas evidências vão te surpreender


Adoção animal

Publicado – 05 Novembro 2024 – 18h03

Atualizado – 05 Novembro 2024 – 18h03

Os benefícios de ter um pet são inúmeros, especialmente se você compartilha a vida com um gatinho. Além de toda a fofura e diversão que os bichanos trazem para a rotina, os gatos ainda fazem muito bem para a saúde humana. Pelo menos é isso o que apontam várias evidências científicas!

De acordo com alguns estudos e o site The Conversation, a companhia dos bichanos pode contribuir para a saúde física e mental dos donos. Ficou curioso para saber mais? A seguir, te contamos tudo o que você precisa saber!

Gatos fazem bem para o coração

Você sabia que os felinos são aliados da nossa saúde cardíaca? De acordo com um artigo publicado na revista Journal of Vascular and Interventional Neurology, tutores de gatos têm um menor risco de morrer de doenças cardiovasculares. Essa é uma associação que já foi feita em várias outras pesquisas, embora não seja possível afirmar com certeza que os animais são os responsáveis por isso.

Porém, ainda assim, um outro estudo conduzido pela Harvard Medical School demonstrou que pais de pets — sejam de cães ou gatos — costumam ter a pressão arterial mais baixa do que aqueles que não têm um bichinho. Isso acontece provavelmente graças ao efeito calmante que os animais provocam no organismo humano.

A companhia de um gatinho também é ótima para a saúde mental

Nem todo mundo sabe disso, mas ter um gato ajuda a combater a tristeza, ansiedade e depressão. Foi isso que revelou uma pesquisa feita pela Universidade de Toledo e publicada no portal Popular Science. O estudo acompanhou tutores após um ano de adoção e avaliou marcadores importantes de saúde mental, como níveis de ocitocina, cortisol e alfa amilase.

Além disso, uma outra pesquisa da Universidade La Trobe, na Austrália, também indicou que o convívio com um animal de estimação, como gatos, pode contribuir para um maior bem-estar psicológico. Para completar, a American Psychiatric Association conduziu um estudo onde 86% dos participantes disseram que seus animais de estimação têm um impacto positivo em sua saúde mental.

Ou seja, de uma maneira geral, adotar um gatinho pode afastar sentimentos de ansiedade, depressão e solidão — não é à toa que metodologias, como a pet terapia, estão ganhando cada vez mais adeptos!

Gatos podem ajudar a diminuir o estresse de uma pessoa

Gatos podem melhorar imunidade e afastar doenças alérgicas

Sofrer com alergia a gatos não é nada legal. Mas você sabia que se você convive com um bichano desde criança, as chances de você ter uma reação alérgica são menores? Segundo um artigo publicado no periódico American Journal of Rhinology & Allergy, ter contato com cães e gatos na infância acaba ajudando a prevenir o desenvolvimento de asma e rinite alérgica.

Isso acontece porque a exposição a animais de estimação nos primeiros anos de vida faz alterações no sistema imunológico humano, diminuindo as chances de reações alérgicas na vida adulta. Então ter gatos é bom até mesmo para isso!

Para muitos tutores, os gatos são um membro importante da família

Os gatos deixaram de ser meros animais de estimação para virarem membros da família — às vezes sendo tratados até como filhos pelos tutores. De acordo com uma pesquisa publicada no portal Frontiers, cerca de 38,4% dos lares dos Estados Unidos têm um cão e 25,4% um gato como animais de estimação, e mais de 90% dos tutores sentem que seu animal de estimação é um membro da família.

Além do mais, os gatos parecem retribuir todo esse amor e companheirismo. Há vários indícios de que um gato ama o dono, como segui-lo pela casa, ronronar, amassar pãozinho, piscar os olhos lentamente e deitar com a barriga virada para cima. Recentemente, também foi descoberto que os gatos respondem melhor quando os tutores fazem “voz de bebê” com eles — mas o mesmo não costuma acontecer com estranhos. Quer prova maior de amor do que essa?!



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Exit mobile version