[ad_1]
Publicado – 29 Julho 2024 – 18h42
Atualizado – 29 Julho 2024 – 18h42
A comunicação felina é marcada por diferentes comportamentos. Dentre eles, está o miado de gato. Trata-se de uma vocalização única emitida por esses animais que é facilmente reconhecida por qualquer gateiro de plantão. Com diferentes timbres e significados, o som de gato miando pode revelar muito sobre como o seu pet se sente. Mas você sabia que o miado de gato se tornou mais frequente justamente por causa da convivência com os humanos? Entenda o motivo disso a seguir!
O miado de gato geralmente é destinado a humanos
Ouvir gatos miando é muito comum hoje em dia, mas nem sempre foi assim. De acordo com o The Conversation, gatos são animais naturalmente solitários e que, fora da relação com a mãe e irmãos, dificilmente miam uns para os outros. Porém, para estabelecer uma comunicação eficaz com humanos, o miado de gato foi ganhando força com o passar do tempo.
Conforme um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Milão, na Itália, destaca, o miado é a vocalização felina mais comum dirigida a humanos. Esse som, por sua vez, é usado em diferentes contextos para transmitir o estado emocional dos pets. Essa adaptação vocal, inclusive, foi feita para que os humanos compreendessem melhor o que os bichanos querem dizer no dia a dia.
Já outra pesquisa, desta vez conduzida pela Universidade Nacional de Gyeongsang, na Coreia do Sul, se dedicou a comparar o miado de gato doméstico com o miado de um gato selvagem — e o resultado mostrou que as respectivas sonoridades, em diferentes circunstâncias, foram bem diferentes, com os miados sendo muito mais comuns nos felinos domésticos.
O som de gato miando virou a principal forma de comunicação felina com a domesticação
É bem provável que os miados tenham se fortalecido com a socialização desses animais no ambiente doméstico. O gato miando se fez ser ouvido e passou a utilizar esse meio de comunicação cada vez mais na relação com humanos, o que, consequentemente, acabou modificando sua maneira de se comportar e de se expressar continuamente.
Hoje, um gato miando muito pode estar simplesmente querendo ‘conversar’ com os humanos — já que eles veem os donos conversando bastante entre si — ou chamando a atenção para uma situação mais específica, como o pote de ração vazio ou a necessidade de fazer carinho no pet imediatamente. Em todo caso, o que se sabe é que, de fato, os gatos aprimoraram essa habilidade vocal para se comunicar, principalmente, com os humanos (embora hoje eles também possam usar o miado de gato para conversar uns com os outros).
4 curiosidades sobre o miado de um gato
1) No miado de gato, som pode indicar diferentes sentimentos como fome, frio, alegria, tristeza, dor, raiva, ansiedade e até o cio de gato. Cada uma dessas situações normalmente vem acompanhada de uma sonoridade única e bem expressiva.
2) O miado de gato no cio é um dos mais fáceis de reconhecer. O barulho é alto, com um tom melancólico e prolongado que pode vir acompanhado ou não de uma espécie de choro. É com essa miada de gato que as fêmeas chamam a atenção dos machos.
3) Os gatos podem reproduzir mais de 100 sons diferentes. Eles incluem o miado de gato, o ronronar, o rosnado, o grunhido e o chilrear.
4) Se você ouvir um gato miando muito, espiritismo relaciona esse comportamento com a necessidade de equilíbrio. É bem provável que o ambiente esteja desequilibrado por algum motivo, e por isso você precisa ter mais atenção para restaurar a harmonia do lar.