[ad_1]
Existe uma ideia genial de antimofo natural que pode lhe ajudar muito: as plantas! Algumas espécies são desumidificadoras, ou seja, elas absorvem a umidade do ambiente e ajudam na sua saúde.
O acúmulo de umidade em ambientes fechados de casas e apartamentos pode não somente causar maus odores como favorecer a multiplicação de bactérias e o aparecimento de fungos e o próprio mofo.
Dessa forma, separamos aqui plantas excelentes que combatem a umidade de seu lar. Acompanhe para descobrir quais são.
Lírio da paz
Você já deve conhecer bem o lírio da paz por suas flores brancas e folhagem verde-escura que dão charme à decoração. Essa bela planta tropical é um antimofo natural incrível!
Aliás, indicamos receitinhas antimofo no site.
Aproveite e confira!
A espécie absorve a umidade por meio de suas folhas, pois seu próprio ambiente nativo é cheio dessa característica, logo ela gosta de solo úmido e prefere essas condições. No verão, ela pode ajudar a manter a temperatura.
Além disso, o lírio da paz não precisa de muita luz, sendo uma boa opção de planta para seu quarto, por exemplo, ainda mais se há luz indireta e brilhante nele.
Dependendo, a planta pode florescer durante todo o ano.
Calathea
A calathea é uma planta com bela folhagem e para prosperar dentro de casa, ela precisa justamente de umidade – de preferência, de 50% ou mais. Dependendo da variedade, se for mais sensível, ela pode exigir ainda mais: cerca de 60%.
Por isso, ela se torna um antimofo incrível para os cômodos.
Você pode notar que elas não estão coletando a umidade do ar quando suas folhas se curvam para dentro.
Lembre-se de que a espécie precisa de muita luz, mas não sol forte e direto, pois isso pode branquear suas folhas.
Hortelã
Esse famoso temperinho que você pode ter na cozinha também vem ajudar na absorção da umidade do ambiente!
A hortelã cresce em locais de sombra total ou parcial e se caracteriza por exigir bastante água, sendo assim ideal para ambientes úmidos – além da cozinha, ela é bem-vinda no banheiro e na sala de estar.
Begônia
Uma queridinha dos lares, a begônia é um gênero de mais de 1800 plantas nativas de regiões tropicais.
Em geral, a begônia cerosa é uma das espécies muito convidativa para dentro de casa, afinal sua folhagem é colorida e gera um atrativo a mais para a decoração.
Em climas quentes onde há muita umidade, as begônias são muito benéficas, pois removem a sensação pegajosa do ar e reduzem o impacto do calor.
No inverno, tome mais cuidado com os baixos níveis de umidade. Claro, isso depende da região onde você mora – a região Sul, por exemplo, tem um inverno bastante úmido, então a planta também prospera bem. Só não deixe de oferecer luz solar indireta que tudo fica bem.
Bambu da sorte
Muito usado como planta de decoração, o bambu da sorte pode ser encontrado em várias formas e tamanhos.
Seja como for, essa opção também se qualifica como antimofo natural, pois absorve a umidade em casas quentes e úmidas, no verão. Seu crescimento, inclusive, aumenta nessas condições, o que exige troca de vaso.
Você pode cultivar o bambu da sorte tanto no solo quanto na água.
Hera (comum)
Normalmente, encontrada ao ar livre em paredes e árvores, a hera pode ser cultivada dentro de sua casa para diminuir a umidade.
O jeito mais popular para tê-las em algum cômodo é colocá-las em vasos suspensos. A trepadeira mantém o ar limpo de umidade e impurezas, dificultando o crescimento do mofo.
Atente-se para um bom sistema de drenagem para essa planta – um vaso com bastante furos no fundo é fundamental – e também deixe-a em um lugar onde ela possa receber luz solar indireta.
Clorofito
Essa espécie doméstica é bem fácil de cuidar e é capaz de absorver a umidade e toxinas do ar do ambiente onde está inserida.
De fato, o clorofito é de baixa manutenção, sobrevivendo a praticamente quase todas as condições. Na realidade, ela sobrevive dos nutrientes e da umidade do ar, o que a torna um antimofo natural sensacional.
Em um local úmido, ela não precisa de regas e também não exige muita luz.
Orquídeas
Não é só beleza: as orquídeas trabalham duro quando se trata de reduzir a umidade de um espaço, pois a obtêm do ar ao seu redor como parte dos nutrientes diários que necessita.
De modo ideal, os níveis de umidade para tais plantas crescerem com sucesso são entre 60% a 80%.
Procure oferecer luz indireta e brilhante para seu correto desenvolvimento. No momento do florescimento, a decoração do ambiente ganha muito com suas flores.