Publicado – 15 Novembro 2024 – 10h00
Os bichanos precisam ser estimulados fisicamente e mentalmente todos os dias. Por isso, brincadeiras e brinquedos acabam tendo uma importância danada na rotina desses pets. Mas será que você sabe quais são os melhores brinquedos para gatos? A International Cat Care, uma organização internacional renomada nos cuidados com gatinhos, listou as atividades que mais fazem sucesso no universo felino. Confira!
Como escolher os melhores brinquedos para gatos?
De acordo com a International Cat Care, descobrir a preferência dos felinos é algo que deve ser baseado em tentativa e erro. Alguns pets podem gostar mais de alguns brinquedos do que de outros. Por isso, é importante tentar entender o que realmente estimula o animal para, então, investir nos melhores brinquedos para gatos.
Ainda assim, existem alguns jogos que costumam ser muito apreciados pelos pets, não importa qual seja a personalidade dominante dele. Veja abaixo quais são as principais brincadeiras e brinquedos para gatos — e prepare-se para brincar muito com o seu amigo!
1) A varinha é um dos melhores brinquedos para gatos
A varinha para gatos é um brinquedinho muito conhecido entre os gateiros que normalmente vem com uma pena presa na ponta. O acessório estimula a interação do animal com o tutor, fortalecendo o vínculo entre eles. Mas o que realmente chama a atenção nesse brinquedo é que ele simula os movimentos de uma presa, atiçando o instinto caçador dos gatos.
Outra possibilidade é investir no flying cat, que é outro brinquedo bastante divertido. Ele parece a varinha: a diferença é que ele é maior e tem movimentos mais fluidos. Além disso, ele faz um barulhinho que também serve como estímulo.
2) Brincadeiras com bolinhas com super apreciadas pelos felinos
Quem pensa que só os cachorros gostam de bolinha está muito enganado! Os felinos também podem passar horas se divertindo com uma bola de pingue-pongue, de tênis ou até mesmo bola com guizo. Esse é um tipo de brincadeira para gato bem interessante, porque estimula o comportamento de busca e faz com que o animal fique bem entretido.
3) Caixas de papelão viram brinquedos para gatos super divertidos
Mesmo que pareça não ter muita utilidade, a caixa de papelão é ótima para incentivar os instintos selvagens do gato. Além de servir como um tipo de ‘toca’, onde o animal se esconde e consegue relaxar, esse material é considerado ideal para o gatinho explorar, brincar e forragear. Para completar, você ainda pode usar uma parte da caixa para fazer um arranhador para gatos de papelão, que os bichanos amam!
4) O catnip é um grande aliado de qualquer brincadeira para gato
Brinquedos para gatos com catnip são ótimos para deixar o pet mais ativo, entretido e relaxado no final da brincadeira. Essa plantinha, também conhecida como erva do gato, costuma deixar o comportamento natural dos felinos mais evidente, beneficiando esses animais de diferentes maneiras. Uma maneira de usar o catnip é despejando um pouquinho da erva em cima dos brinquedos para gatos.
5) Ratinhos de pelúcia ou de dar corda estimulam os instintos do pet
Gatos são predadores natos. Então qualquer brinquedo que pareça com uma presa, como um ratinho de pelúcia ou um ratinho de corda, costuma ser sinônimo de diversão para esses pets. A diferença é que enquanto a pelúcia é um brinquedo que o gatinho pode brincar sozinho, sem depender da interação do tutor, o rato de dar corda precisa de uma pessoa para fazer o brinquedo se mexer.
6) Túnel interativo pode ser uma brincadeira para gato bem interessante
Já ouviu falar do túnel para gatos? Esse tipo de brinquedo tem conquistado cada vez mais fãs, principalmente porque ele proporciona momentos de aventura e exploração para os bichanos, saciando a curiosidade da espécie. Há uma grande variedade de túneis nos pet shops, alguns com mais de uma ‘saída’, fazendo com que os felinos se divirtam bastante com a brincadeira.
Outras dicas para brincar com gatos
Além de investir nos melhores brinquedos, os gateiros também devem ter um cuidado especial na hora de realizar brincadeiras com os pets. Um ponto importante, por exemplo, é ensinar o animal a se comportar direitinho, sem arranhar, morder ou ter qualquer comportamento mais ‘agressivo’ e que possa machucar os envolvidos.
Também é necessário supervisionar as brincadeiras, principalmente se você tem mais de um gato em casa — mesmo que não represente nenhum perigo, é bom se precaver.
Por fim, lembre-se que as brincadeiras são bem-vindas em todas as idades! O gato filhote costuma ser mais animado e ativo nessas horas, mas gatos adultos e idosos também precisam desse tipo de estímulo para se manterem felizes e saudáveis. Por isso, sempre tire um tempinho para brincar com seu gato!