Publicado – 18 Novembro 2024 – 18h35
Atualizado – 18 Novembro 2024 – 18h43
O cachorro lambendo o dono é uma cena muito comum na vida de quem tem um pet desses em casa. Mas você já se perguntou o que significa essa atitude canina? Muitos acreditam que os lambeijos são a maneira dos cães demonstrarem amor, mas será que é isso mesmo? Infelizmente, não é possível saber exatamente o que se passa na cabeça dos peludos enquanto lambem os tutores, mas existem algumas teorias que podem explicar o porquê desse comportamento – o que com certeza vai te ajudar a interpretar o que seu cachorro quer dizer!
Os lambeijos podem ser uma forma do cachorro dizer “eu te amo!”
Existe uma teoria que diz que cada pessoa tem sua própria forma de demonstrar amor, seja por meio de palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes, atos de serviço e toque físico. Em relação aos cachorros, os lambeijos são vistos pelos tutores como uma forma demonstração de afeto, mas será que isso é realmente verdade? É bem possível que sim!
Na espécie, as lambidas têm origem em um comportamento instintivo de cuidado. Desde os primeiros dias de vida, as cadelas lambem o filhote de cachorro para higienizá-lo e criar um vínculo afetivo. Esse hábito que representa um ato de cuidado entre a mãe e o filhote, acompanha o cão na vida adulta e reflete na relação entre o cachorro e tutor. Eles entendem os tutores como membros da sua matilha e acabam reproduzindo esse comportamento para também fortalecer vínculos. Além disso, esse gesto traz conforto e segurança para os cães, pois além de se assemelhar à relação que o peludo tinha com a mãe na ninhada, esse ato libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer.
Os cachorros lambem o dono como forma de identificação
O olfato canino é um dos sentidos mais apurados dos cachorros. Para se ter uma ideia, estima-se que os cães sejam capazes de farejar objetos ou pessoas a cerca de 20 km de distância. Mas o que poucos sabem é que os lambeijos também podem ter relação com o olfato do cão.
Quando os os peludos viviam em matilha de cães, livres na natureza, eles lambiam uns aos outros para reforçar os laços sociais e obter informações sobre os membros do grupo. Esse comportamento ajudava a identificar se o outro cão havia estado em contato com outros animais, em conflito ou até mesmo se estava doente – tudo isso por meio do cheiro e das lambidas.
Da mesma forma, quando o cachorro lambe o tutor, ele pode estar buscando informações sobre onde ele esteve e com quem. Ou seja, para o cachorro, as lambidas funcionam como uma forma de identificação e conexão com o dono.
O cachorro lambendo o dono pode estar carente de atenção
Quando o cachorro está entediado, em busca de um carinho ou atenção, eles podem recorrer a uma série de comportamentos para chamar a atenção do tutor – inclusive os lambeijos. Isso acontece porque, ao longo da convivência entre o cão e o dono, o animal vai aprendendo uma série de coisas sobre a relação deles. Por exemplo: o cachorro sabe que vai conseguir receber a atenção do tutor ao lambê-lo, já que a grande maioria não consegue resistir a fofura desse gesto. É por isso que alguns cães, quando recebem essa atenção de volta, reforçam os lambeijos ainda mais e ainda balançam o rabinho como gesto de aprovação.