Skip to content
Início » O que esperar no primeiro mês de adoção de um cachorro filhote?

O que esperar no primeiro mês de adoção de um cachorro filhote?

O que esperar no primeiro mês de adoção de um cachorro filhote?

[ad_1]

Adotar um cachorro filhote é um momento repleto de alegria, emoção e claro, experiências novas – tanto para o peludo quanto para a família que vai recebê-lo. Com tantas novidades, é importante estar por dentro das mudanças que esse período traz e se preparar adequadamente para a chegada do pet. 

Nos 30 primeiros dias após a adoção animal, o cãozinho vai explorar o ambiente, descobrir novos objetos, aprofundar os laços com o tutor e passar por uma série de mudanças comportamentais (e às vezes até físicas). Para te preparar para esse momento tão especial, o Patas da Casa vai te contar tudo que acontece nos 30 primeiros dias após a adoção do cachorro.

Como cuidar de um filhote de cachorro?

Uma das maiores dúvidas de quem pensa em adotar é como cuidar de filhote cachorro. E essa preocupação não é atoa né, afinal, os filhotinhos são tão pequenos e frágeis que é natural sentir medo de cometer algum erro. Para cuidar de um filhote, é preciso uma atenção especial com o ambiente em que ele se desenvolve para garantir que seja seguro e livre de perigos.

Além disso, você deve ter muita paciência para respeitar o tempo de desenvolvimento desses peludos. Você vai perceber que eles são mais desengonçados e atrapalhados quando filhotinhos, mas a tendência é que isso mude à medida que o animal vai crescendo e conhecendo o novo espaço. É importante dizer que o cachorro filhote deve ser entregue à nova família após o período de desmame, cerca de 45 dias após o nascimento, e não é indicado separá-lo da ninhada antes disso.

Chegada de um cachorro filhote: veja como se preparar para esse momento

A chegada de um filhote de cachorro  é um momento muito especial e aguardado por toda a família. E é claro que todos precisam estar preparados para receber o peludo da melhor maneira. Por isso, você deve se planejar antes da chegada do animal para comprar todos os itens essenciais. Quando ele chegar na nova casa, já vai ter um cantinho com itens só para ele, o que vai facilitar o processo de adaptação do animal se acostumar com o novo lar. Confira os itens essenciais de um cachorro filhote recém adotado: 

A primeira semana do cachorro filhote no novo lar é um misto de curiosidade e adaptação

Na primeira semana do animal no novo lar, é importante apresentar o ambiente aos poucos para o pet. Comece deixando ele em um cantinho controlado e sem acesso à casa inteira, com todos os itens que ele vai precisar. Deixe ele explorar cada objeto para que se acostume com os acessórios. Apesar do cachorro filhote ser extremamente fofo, é importante não ficar paparicando ele demais no início da convivência para que ele não desenvolva uma independência emocional em relação a você. Deixe ele ser independente e explorar no ritmo dele.

Nessa primeira semana, é natural que o cãozinho estranhe o novo ambiente e sinta falta da presença da mãe. O filhote de cachorro chorando à noite vai ser comum nessa fase. Existem algumas dicas para ajudar os filhotinhos nesse processo de adaptação, como colocar uma peça de roupa na caminha para que ele sinta seu cheiro, gastar muito a energia do cão durante o dia, alimentá-lo antes de ir pra cama e colocar músicas calmas para ele relaxar. Embora seja de partir o coração ver o cachorro filhote chorando, é importante resistir a tentação de pegar o pet e levar até sua cama para não incentivar essa atitude.

Se você não sabe como alimentar filhote de cachorro, fique tranquilo pois não tem mistério. A alimentação do filhote cachorro com 45 dias de vida já inclui alimentos sólidos. Então você vai precisar de uma ração para cachorro específica para essa fase da vida e uma boa dose de paciência. Isso porque, inicialmente, os filhotes podem recusar a ração, já que ainda estão se adaptando ao fim do desmame e início da alimentação sólida. Para ajudá-los nessa transição, você pode oferecer a ração misturada com um pouco de sachê para cachorro ou água morna. Assim, além de mais apetitosa, os grãos vão ficar com uma textura mais agradável para eles.

É importante oferecer todos os acessórios que um cachorro filhote precisa para viver bem

Nos 15 primeiros dias, o cachorro filhote já está mais confiante

Após os 15 dias no novo lar, o cãozinho já está mais adaptado à nova rotina. Ele já sabe onde pode descansar, qual horário geralmente se alimenta e onde encontrar os seus brinquedos para cachorros. Então ele já se sente confiante e confortável no seu espaço. Agora, é hora de apresentar ao cachorro filhote novos lugares para explorar na casa, de maneira gradual e controlada.

Você também pode apresentar a coleira de cachorro para ele, apesar dos passeios só serem liberados após o filhote ser vacinado com todas as doses. Enquanto isso não acontece, você pode colocar a coleira no cachorro filhote e andar com ele dentro de casa mesmo para que ele se acostume com o acessório.

Nessa fase, após 15 dias se alimentação de ração misturado com água ou sachês, é hora de oferecer o alimento sem nenhum adicional. Ele pode estranhar um pouco no início, mas a tendência é que ele aceite a ração pura, pois já está habituado ao sabor e a textura dos grão. 

Além disso, agora que ele já tem uma relação mais desenvolvida com o tutor, ele está pronto para aprender o local onde deve fazer suas necessidades. Você pode utilizar o clássico tapete higiênico para cachorro, seja descartável ou lavável, ou ainda jornais específicos para isso (não é o mesmo jornal de notícias, ok?!). Para facilitar esse processo, o uso de petisco para cachorro é uma ótima forma de ensinar o cachorro. Ele deve ser oferecido como uma forma de recompensa toda vez que o animal fizer as necessidades no local correto.

O cachorro filhote já se sente em casa ao completar 30 dias de adoção

Após 30 dias de convivência com o pet, você vai perceber que ele já está se sentindo em casa. Ele já sabe onde deve ou não fazer xixi, já sabe quando deve se alimentar e os cantinhos escondidos pela casa. E na medida que se sente mais confortável, o cachorro filhote começa a expressar novos comportamentos naturais e instintivos dessa fase da vida.

Morder móveis, roubar objetos pessoais do tutor e mastigar objetos que estejam espalhados pela casa são alguns exemplos de comportamentos que podem surgir nessa fase. É importante desde o início da vida repreender os comportamentos indesejados e parabenizar o cão pelos bons comportamentos, assim ele vai saber o que deve ou não deve fazer. Oferecer brinquedos para cachorro durante esse período é fundamental para driblar esse tipo de comportamento.

Se você ainda não levou o cachorro filhote ao veterinário, esse é o momento perfeito para fazer um check-up no pet, dar as vacinas necessárias e deixar a vermifugação em dia. Quanto à alimentação, como os cães já estão habituados a comer a ração pura, você pode oferecer outros alimentos como petiscos. Alguns exemplos são frutas para cachorro, como banana, manga e maça, e legumes, como chuchu, cenoura e batata doce. Antes de oferecer, é importante é alinhar as quantidades certinhas com o veterinário para que não haja um excesso de calorias na dieta do animal, pois isso pode contribuir para o ganho de peso. 

[ad_2]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Exit mobile version
replica rolex watches replica watch