[ad_1]
Nos centros urbanos, popularizou-se projetos de casas geminadas, isto é, duas ou mais residências que compartilham paredes e outros elementos. Com vantagens e desvantagens, é importante pesar todos os pontos antes de escolher esse tipo de moradia. Acompanhe a matéria com detalhes sobre o assunto, além de vários modelos de casa para você se inspirar.
O que é uma casa geminada
As casas geminadas são conectadas, na maioria das vezes, compartilhando parede, alvenaria e telhado. A origem do termo vem de “gêmeos”, por serem residências duplicadas. Esse tipo de moradia também é chamada de conjugada.
As residências podem ser espelhadas, ou seja, a disposição dos ambientes, como cozinha, sala, quartos e banheiros, é a mesma. Além disso, há projetos com a fachada idêntica e outros que se diferenciam. Nas áreas urbanas, onde há pouco espaço para construção, as casas geminadas se apresentam como uma solução, pois dividem o mesmo terreno.
Vantagens e desvantagens da casa geminada
As casas geminadas são alternativas populares e mais baratas para quem quer adquirir uma moradia própria. Entretanto, é importante considerar que a vivência nesse tipo de residência possui prós e contras. A seguir, confira vantagens e desvantagens que te ajudarão a refletir antes de tomar uma decisão.
Vantagens
As residências em terreno compartilhado, geralmente, apresentam um ótimo custo-benefício. Com um bom projeto, é possível aproveitar o espaço ao máximo, garantindo, até mesmo, uma área externa confortável. Abaixo, conheça as vantagens de morar em uma casa geminada:
- Custo mais acessível: para quem quer adquirir uma casa, a geminada possui um preço mais acessível, já que compartilha o mesmo terreno com outras residências. Ela é mais barata tanto ao construtor quanto para o comprador.
- Construção mais econômica: para quem vai levantar uma moradia do zero, o custo de obra é menor, assim como de manutenções, reformas e, principalmente, por dividirem a mesma rede elétrica, de água e de esgoto.
- Terreno: pelo fato das duas ou mais casas compartilharem o mesmo lote, há um melhor aproveitamento de espaço pela divisão de estruturas, como paredes e telhados.
- Manutenção: já que toda estrutura é compartilhada, é possível dividir os custos de reformas estruturais.
- Proximidade com vizinhos: devido ao compartilhamento de terreno, há maior possibilidade de conhecer e socializar com outros moradores.
De forma geral, esse tipo de moradia oferece vantagens relacionadas ao preço de compra e manutenção, além de proporcionar um estilo de vida mais comunitário.
Desvantagens
Apesar das facilidades e benefícios que o compartilhamento de um terreno oferece, também há problemas que devem ser considerados. Abaixo, acompanhe as desvantagens de morar em uma casa germinada:
- Falta de privacidade: ao compartilhar uma mesma parede, é possível que você ouça os ruídos dos vizinhos, o que pode ser um problema em casos de moradores barulhentos ou invasivos.
- Pouco espaço exterior: como a casa ocupa ao máximo o tamanho do terreno, a área externa fica um pouco prejudicada. Essa limitação pode ser prejudicial para quem tem animais de estimação ou precisa de uma garagem muito grande.
- Compartilhamento de decisões: apesar dos custos de reformas e manutenções serem divididos entre os moradores, as decisões compartilhadas nem sempre são fáceis, pois envolvem opiniões diferentes.
- Iluminação: a casa tende a ser mais fria pela pouca quantidade de sol que entra na residência, problema que acontece em decorrência do compartilhamento de paredes.
- Ventilação: assim como no caso da iluminação, ter menos janelas pode interferir na entrada e circulação de ar.
- Valor de revenda: apesar de ser uma opção mais barata para uma casa própria, para quem pretende revendê-la, o preço também não vai ser tão alto.
Avalie com cuidado todos os prós e contras antes de comprar ou alugar uma casa geminada. Considere as necessidades da sua família, a localização e o relacionamento com os vizinhos.
15 fotos de casas geminadas com projetos diversificados
Se você está considerando morar em uma casa geminada, é fundamental conhecer a aparência e o estilo dessas moradias. Há projetos muito charmosos e otimizados que oferecem uma melhor qualidade de vida. Abaixo, confira uma seleção de ideias para se inspirar:
1. As casas geminadas oferecem ótimo custo-benefício
2. Com um bom projeto, considerando cada detalhe do espaço
3. É possível construir uma residência aconchegante
4. Lembre-se que a privacidade é limitada
5. Afinal, você vai dividir parede com seu vizinho
6. As casas geminadas modernas são estilosas
7. Muitas contam com jardins aconchegantes
8. E projetos que favorecem a iluminação e a ventilação natural
9. Sua casa, no entanto, não será única
10. Pois terá uma irmã gêmea habitada pelo seu vizinho
11. Mas você pode acrescentar detalhes na fachada
12. Como escolher um revestimento diferenciado
13. Para ter uma casa que combine com a sua família
14. Vale conversar com um profissional antes de tomar sua decisão
15. Assim, você conhecerá todas as especificidades de uma casa germinada
Morar em uma residência conjugada pode ter suas vantagens em custo-benefício, mas o espaço limitado e o barulho podem ser impeditivos. É sempre bom lembrar que há maneiras de transformar uma casa pequena em um palácio particular, otimizando espaços e investindo na decoração!