Skip to content
Início » eles têm pelos cacheados, cores diferentes e outras características surpreendentes

eles têm pelos cacheados, cores diferentes e outras características surpreendentes

eles têm pelos cacheados, cores diferentes e outras características surpreendentes


Quando pensamos em um gato, logo vem a imagem de um bichano com pelo rasteiro ou então um pouco mais peludinho, mas sempre com fios lisos e em cores mais tradicionais, como um gato preto, branco ou laranja. Mas você sabia que algumas raças de gato podem ter uma pelagem bastante exótica e diferente do que estamos acostumados?

É o que acontece, por exemplo, com o Sphynx, que é um gato praticamente sem pelo! Além dele, outras raças também têm características bem particulares quando o assunto é a pelagem. Conheça abaixo 7 raças de gato com uma aparência excêntrica!

1) Selkirk Rex

Selkirk Rex: gato tem uma pelagem felpuda e encaracolada

O gato Selkirk Rex chama a atenção por onde passa com seus pelos cacheados, algo que é pouco comum entre os bichanos. A raça é bastante exótica e recente. O primeiro gatinho de pelo cacheado surgiu em 1988 depois do cruzamento entre dois felinos de um abrigo, e foi resultado de uma mutação genética espontânea.

Pouco tempo depois, resolveram cruzar o gato cacheado com outras raças de gato como o Persa e o British Shorthair, até chegar ao padrão do Selkirk de hoje em dia. Por ser mais peludinho, esse pet exige uma rotina de escovação mais frequente para evitar nós e pelos embolados.

2) Siamês Red Point

Red Point: Siamês pode ter as extremidades alaranjadas

O gato Siamês é conhecido por ter as extremidades mais escuras do que o resto do corpo. Geralmente, enquanto o corpo tem uma tonalidade creme, a região do rosto, orelhas, rabo e patas costumam ter um tom marrom escuro. O que poucas pessoas sabem é que existe uma variação do Siamês que tem as extremidades avermelhadas ao invés de marrom, que é o Siamês Red Point.

Essa é uma das cores de gato mais raras que existem. Por isso, não se assuste se você nunca tiver visto um gatinho com esse tipo de pelagem, porque é realmente mais difícil encontrá-los.

3) LaPerm

Raça de gato LaPerm também é cacheada

Outro gato de pelo cacheado que não passa despercebido é o LaPerm. Originário dos Estados Unidos, esse bichano surgiu um pouco antes do Selkirk, em 1982, também de maneira espontânea. Em uma ninhada, um gatinho nasceu sem pelos e, semanas depois, essa ausência de fios foi substituída por uma pelagem encaracolada.

Depois de alguns anos, a dona desse pet decidiu apostar no desenvolvimento de uma raça com essa característica, e foi assim que ‘nasceu’ a raça LaPerm. Os pelos do pet têm uma aparência densa e cacheada que cobre todo o corpo e tem um volume ainda maior nas regiões do pescoço, orelha e cauda.

4) Havana

O Havana é um gato marrom de pelo curto

Uma das raças de gato que tem conquistado cada vez mais admiradores é o Havana Brown. Além de uma personalidade encantadora, existe um outro claro motivo para isso: essa é uma das únicas raças que existem que têm um pelo marrom, uma cor considerada raríssima para os bichanos.

Dificilmente você encontrará um gato marrom perambulando por aí, seja vira-lata ou não. É por isso que quando falamos do Havana, gato é considerado tão especial e atrai vários fãs. Para completar, o gato Havana tem lindos olhos verdes, que dão um charme a mais para o felino.

5) Sphynx

Sphynx parece um gato sem pelo, mas tem uma penugem

Se por um lado existem várias raças de gato que chamam a atenção por causa da pelagem exuberante, também tem aqueles bichanos que chamam a atenção pela ausência de fios. É o caso do Sphynx, que é popularmente conhecido como um ‘gato sem pelo’ (embora não seja totalmente verdade).

O que acontece é que ao invés de ser um gato mais peludinho, a raça Sphynx tem apenas uma fina camada de penugem cobrindo todo o seu corpo. Sendo assim, boa parte da sua pele fica mais ‘exposta’, e os poucos pelinhos existentes muitas vezes nem são percebidos. Mas, apesar de não ser tão peludo, acredite: o gato Sphynx pode ser surpreendentemente quentinho!

6) Lykoi

O Lykoi é um gato que parece lobo ou lobisomem

O Lykoi é, com certeza, uma das raças de gato mais exóticas no quesito pelagem. Para se ter uma ideia, esses felinos são chamados de ‘gato-lobisomem’ por causa da sua aparência diferenciada. O gato Lykoi tem uma pelagem curta e fina, mas que também é cheia de falhas, principalmente na região das patas, barriga e no rosto (geralmente ao redor dos olhos e próximo ao focinho).

Tudo isso faz com que o Lykoi pareça estar usando uma espécie de máscara, lembrando bastante um lobo ou lobisomem. Vale dizer que essa provavelmente é uma das raças de gato mais recentes, com os primeiros estudos datando de 2010 e que surgiu a partir de uma mutação genética espontânea.

7) Skookum

Skookum: gato é cacheado e rebaixado ao mesmo tempo

Na lista de raças de gato com pelagem exótica e aparência peculiar, não pode faltar o gato Skookum! Isso porque esse felino carrega dois traços bastante incomuns e interessantes: além de ter os pelos cacheados, ele também é um gato rebaixado. Ou seja, é um gatinho de corpo comprido e patas curtas.

A raça Skookum acaba exigindo um pouco mais de atenção por conta disso. Além de ser uma das raças de gato que precisa de escovações frequentes, ela também é mais suscetível a problemas nos ossos e articulações. Por isso, sempre fique muito atento com a saúde do gato Skookum.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Exit mobile version