[ad_1]
A colher de pau é um utensílio muito popular nas cozinhas brasileiras. Isso porque ela não arranha o acabamento de superfícies antiaderentes, é resistente ao calor e segura para receitas, não afetando o sabor dos alimentos.
Só que é seguro mesmo cozinhar com colher de pau? Entenda sobre isso de uma vez e decida se quer mantê-la ou jogá-la fora.
Utensílios de madeira têm propriedades antibacterianas?
Certas madeiras têm algumas propriedades antibacterianas. Assim como o limão, elas não possuem bactérias patogênicas crescendo nelas.
Contudo, isso não significa que as bactérias não possam crescer e sobreviver uma vez expostas ao ambiente. Logo, você não pode usar a madeira para matá-las.
O que isso quer dizer? Que “propriedades antibacterianas” não quer dizer que a madeira é capaz de matar as bactérias – isso é totalmente irreal. Bactérias podem crescer em utensílios de madeira.
Utensílios de madeira são porosos e absorvem água
Aliás, a colher de pau (e os outros utensílios de madeira) é porosa. Para especialistas em segurança alimentar, é recomendável utilizar materiais não porosos, pois assim há uma limpeza e desinfecção eficazes.
A absorção de água é um ponto-chave na higiene e na prevenção do crescimento de bactérias. Portanto, quanto menos água estiver disponível, menos provável será o crescimento e sobrevivência de bactérias.
Curiosamente, um estudo descobriu que os líquidos que a madeira absorve – e as bactérias escondidas neles – não retornam à superfície após penetrarem nas células da madeira. Além disso, o estudo afirma que tais bactérias não se multiplicam e eventualmente morrem.
Outro detalhe importante sobre a madeira é que ela retém sabores e odores dos alimentos.
Aproveite para ler:
Quando é hora de trocar o jogo de panelas?
Outras ressalvas sobre a colher de pau
A colher de pau é durável, ok. Porém, ela pode rachar, em especial se você a usar de maneira repetida em pratos muito quentes ou se lavá-la na máquina de lavar louça (o ciclo de secagem é perigoso para esse item).
Nesse caso, a comida pode ficar presa nessas rachaduras e fendas, o que pode causar o crescimento de bactérias que você não pode lavar ou limpar facilmente.
Caso suas colheres de pau comecem a mostrar esses sinais de danos, sugerimos comprar novas para sua cozinha.
Como garantir que a colher de pau fique conservada e livre de danos?
A colher de pau deve ser higienizada à mão, usando água quente e detergente neutro. Faça uso também de desinfetante e deixe que o utensílio seque por conta. Outra alternativa é usar uma solução de água sanitária diluída para desinfetá-la.
Tecnicamente, eles podem ser colocados na máquina de lavar louça, mas isso não é recomendável porque as altas temperaturas dos ciclos podem ressecá-los.
Se a colher de pau parecer seca ou felpuda, esfregue-as com periodicidade com óleo mineral (deixe a colher secar e absorver esse óleo durante a noite, depois limpe o excesso e lave-a antes de usá-la de novo).
Não utilize óleo à base de alimentos, como vegetal ou azeite, pois podem ficar rançosos.
Manchas ou asperezas na colher de pau podem ser removidas com o auxílio de uma lixa fina.
Na hora de trocar suas colheres de pau, sempre compre versões duras e densas. Se conseguir, opte por modelos feitos de madeira de bordo, oliveira ou nogueira.
Você pode até encontrar opções mais baratas, como as de pinho, mas elas são macias e podem absorver mais líquidos.
Se, apesar de tudo, decidir largar de vez a colher de pau de sua rotina da cozinha, troque-a pela colher de silicone: ela tem várias vantagens, como forte o suficiente para pratos grossos, não conduz calor, não arranha superfícies, são resistentes ao derretimento e não absorve sabores.
Entretanto, para raspar o fundo de uma panela, por exemplo, a colher de silicone pode não ser tão forte quanto a de madeira.