[ad_1]
Companheirismo e sensação de bem-estar são só alguns dos benefícios de ter um cachorro. Os hábitos que o animal constrói na vida do tutor fazem toda a diferença. Por exemplo, eles adoram passear e uma caminhada com o doguinho já é um ótimo exercício físico. Sem contar que é impossível não socializar e se divertir durante o passeio. Além disso, adotar um animal de estimação exige dedicação e responsabilidade. Tudo isso gera diversos efeitos positivos, que impactam até na vida profissional do tutor. Foi o que uma pesquisa feita em Washington, nos Estados Unidos, descobriu!
Pesquisa aponta que sucesso profissional vem de uma infância com cachorro
Quando a socialização entre criança e cachorro é feita de forma responsável, essa parceria só gera bons frutos – até para o futuro profissional da criança. O que confirma isso é uma investigação feita pelo Banfield Pet Hospital em parceria com um instituto de pesquisas.
Após entrevistar 857 americanos, o resultado foi que 93% deles cresceram com um animal de estimação, como cães ou gatos (sendo que mais da metade cresceu com um cachorro). Mas o interessante foi que 78% dos trabalhadores afirmaram que o seu sucesso profissional tem relação com a infância passada com um cachorro. Inclusive, eles concordaram que os animais os ensinaram sobre empatia, responsabilidade e criatividade, além de habilidades em liderança e organização – características importantes para um profissional.
Benefícios de ter um cachorro: investigação também indica que a adoção ajuda os profissionais
Mas não para por aí. O mesmo estudo indica que 86% dos indivíduos que não tiveram um pet na infância, mas que adotaram um cachorro recentemente, estão se dando bem no trabalho por causa do animal. Eles detalham que estabeleceram um cronograma, aprenderam a gerenciar o tempo e se tornaram bons em multitarefas após a adoção. Cerca de 80% dos entrevistados também dizem se sentir mais conectados aos colegas de trabalho que também são pais de pet.
Cientistas descobrem que cachorros aliviam o estresse do ambiente de trabalho
O Pet Day nas empresas é uma ação onde os colaboradores levam seus pets para o trabalho. E pesquisas apontam que isso pode ser muito benéfico. O relatório “Preliminary investigation of employee’s dog presence on stress and organizational perceptions ” (Investigação preliminar da presença do cão do funcionário sobre o estresse e as percepções organizacionais) apresenta dados que comprovam isso.
Os cientistas analisaram por uma semana 550 funcionários de uma empresa americana pet friendly e os dividiram em três grupos: aqueles que levam o cão para o trabalho, os que não levam o pet e aqueles que não possuem animais de estimação. Todos os dias, eles responderam um questionário sobre o nível de estresse, satisfação com o ambiente e engajamento com o trabalho. Além disso, foi feita a coleta matinal de saliva dos colaboradores para identificar o nível de cortisol (hormônio do estresse). A mesma coisa foi feita ao fim do expediente.
A conclusão foi de que aqueles que levam o cachorro para o trabalho apresentaram menos estresse em comparação aos outros dois grupos. Segundo Randolph T. Barker, autor da pesquisa, só a presença dos cães é responsável pelos resultados positivos. Um exemplo disso é que aqueles que não tinham um pet buscavam interagir com eles de alguma forma. Em contrapartida, há indícios de que os cachorros podem farejar o estresse dos donos.
Novo estudo afirma que cachorro ajuda na ansiedade
É inegável a influência dos animais de estimação no cotidiano das pessoas. Mas eles também impactam no comportamento do dono. Um levantamento publicado no final de 2022, feito pela The Kennel Club Charitable Trust, revelou que 49% de 2 mil britânicos adoram a companhia de um cachorro. Os brinquedos para cachorro também são fatores interessantes, pois 52% dos entrevistados responderam que brincar com o seus cães alivia o estresse. Os animais também trazem grandes ensinamentos: 87% dos interrogados concordam que os cães os ensinaram a ter paciência, empatia e mais cuidado com o próximo. Ou seja, seja durante o pet Day no trabalho ou não, adotar um cachorro traz muito sucesso na vida!
Redação: Erika Martins
Edição: Luana Lopes