[ad_1]
O cruzamento de cachorro é um assunto que desperta a curiosidade da maioria dos tutores. Enquanto alguns se preocupam em evitar que a cadela tenha filhotes, outros buscam conhecer as condições ideais para a geração de uma nova ninhada. Independente de qual seja o seu caso, é importante entender bem todos os fatores que envolvem o acasalamento: cachorro de qualquer idade pode cruzar? Como funciona o cio da cadela? Existem métodos contraceptivos seguros para se evitar uma gravidez canina? Por que os cachorros ficam grudados depois do acasalamento? Saber todos esses detalhes sobre o cruzamento de cachorro é fundamental, seja para evitar ou promover uma gestação segura.
Para um cachorro, cruzamento pode acontecer a qualquer momento. Aprenda a identificar qual o período fértil da cadela
O cruzamento de cachorro ocorre quando um cão macho tem contato com uma fêmea no cio. Quando não está em seu período fértil, as cachorras tendem a repelir a presença do macho, muitas vezes reagindo com agressividade às tentativas de aproximação do “garanhão”. Entender o cio de cadela, portanto, é fundamental para que o acasalamento de cachorros seja bem-sucedido. Há três fases no ciclo fértil da cadela:
-
Proestro: é o início da estimulação hormonal do ciclo estral. Com a liberação dos feromônios, os machos começam a se interessar pela fêmea, que ainda não está pronta para o cruzo de cachorro.
-
Estro: na segunda fase do cio ocorre a ovulação, o que permite que a cachorra tenha uma gestação. Ela vai se mostrar mais carinhosa e receptiva aos machos ao redor, podendo até mesmo tentar fugir para encontrá-los.
-
Diestro: a terceira fase garante a manutenção da gestação, quer tenha ela acontecido ou não. Novamente, a cadelinha vai passar a repelir os machos. Podem ocorrer casos de gravidez psicológica durante esse período, que leva entre 56 e 90 dias.
-
Anestro: o intervalo entre as demais fases, que representa a gravidez ou o recomeço do ciclo.
Cruzamento de cachorro: como preparar o pet para esse momento
Se você considerou todos os prós e contras do acasalamento de cachorros e decidiu que pode arcar com essa responsabilidade, precisa também preparar o seu pet para esse momento. Veja a seguir 3 atitudes fundamentais para que o cruzamento de cachorro seja tranquilo e bem sucedido:
1) Antes de permitir o acasalamento de cachorro, faça um check-up na saúde do pet
Nenhum cachorro deve cruzar sem estar com as vacinas em dia, assim como antipulgas e remédios contra vermes. Sem esses cuidados básicos, muitas doenças oportunistas podem surgir, enfraquecendo o organismo do animal. Vale tanto para o caso das fêmeas, que vão gerar cachorrinhos e precisam estar com a saúde perfeita, quanto para os machos que podem transmitir doenças para a parceira durante a interação. O check-up veterinário também é importante para identificar doenças que podem ser transmitidas aos filhotes.
2) Escolhendo o parceiro ideal para o cruzamento de cães
O cachorro cruzar com irmãos ou com outros cães da mesma família não é o ideal: isso também vale para pai e filha, mãe e filho, etc. As chances de os filhotes nascerem com problemas de saúde nesses casos é muito grande. Os parceiros devem ter o tamanho semelhante, para que a fêmea tenha um parto seguro posteriormente. Se o macho for muito maior que ela, os filhotes podem ser maiores do que ela pode suportar durante o parto.
3) Socialização é necessária para que o acasalamento de cachorros seja uma boa experiência
Antes do momento do acasalamento de cachorro, é indicado que os cães se conheçam e convivam por algumas horas, de preferência em dias diversos, para que se acostumem um ao outro. Leve os pets para o local escolhido para o cruzamento de cachorro acontecer – na casa do macho, de preferência – e supervisione a interação entre eles. Dessa forma, é menos provável que a fêmea rejeite o macho quando estiver pronta para ser fecundada.
Acasalamento: cachorros podem viver sem cruzar?
Cachorros não precisam ter filhotes para se sentirem completos ou terem boa saúde, seja física ou emocional. Em outras palavras, para um cão é possível passar a vida toda sem acasalar e sem ter nenhum tipo de prejuízo por causa disso. A castração de cachorro sim pode evitar problemas de saúde, inclusive diminuindo o risco de tumores.
Realizar o cruzamento do cachorro é, portanto, uma decisão do tutor. Antes de bater o martelo, é preciso avaliar impactos para ter uma ninhada de cachorros. Acasalar vem acompanhado de alguns custos como:
- Exames, consultas e medicamentos para mamãe e filhotes
- Preço de uma provável cirurgia cesariana
- Alimentação e vacinação de toda a ninhada até que os cães completem 45 dias
Quantos dias a cadela fica no cio para cruzar?
Se o objetivo é garantir uma ninhada, é recomendado que o tutor da pet comece a notar os sinais que surgem ainda no proestro, como o aumento da vulva da cadela. Esse período leva de 5 a 10 dias. Aproveite para apresentar os animais durante essa janela, pois a fase seguinte – estro – dura de 3 a 10 dias. Ou seja: para ter os cachorros cruzando no período certo, é bom se planejar. Se a cachorrinha recusar a cópula, deixe que o macho tente novamente no dia seguinte.
Quantas vezes a cadela precisa cruzar para engravidar?
Na maioria dos casos de novas ninhadas, o cruzamento de cachorro não precisa ser realizado mais de uma vez para que seja bem-sucedido. Por outro lado, a cadela pode permitir a monta por vários dias seguidos. O tutor é quem deve mediar as interações, levando em consideração que para os cachorros, cruzamento é algo instintivo, mas que eles não entendem muito bem. Permitir a monta apenas uma vez por dia é uma forma de preservar o bem-estar dos animais
Cachorro cruzando: como o acasalamento acontece de fato
Durante o cruzo, cachorro macho vai “abraçar” a fêmea por trás, utilizando as patas dianteiras. A fêmea, por sua vez, vai facilitar a investida do parceiro se mantendo firme sob as quatro patas e afastando um pouquinho sua cauda para uma das laterais.
Eles vão permanecer nessa posição por alguns minutos e, em seguida, unirão bumbum com bumbum: os cachorros ficam grudados depois do acasalamento, que pode chegar até meia hora. É importante que ninguém tente separá-los nessa hora! No tempo certo, o acasalamento termina e cada cão deve ter seu momento de descanso. Se o óvulo for fecundado depois do cruzamento, em pouco mais de 2 meses uma nova ninhada estará pronta para nascer!
Dúvidas comuns sobre a cruza de cachorros
Cachorro cruzando o tempo todo é normal?
O cachorro cruzando com cachorro é um comportamento normal, mas quando isso acontece o tempo todo – inclusive com pessoas – é importante ficar atento. Esse pode ser um sinal de cachorro ansioso e estressado. Provavelmente ele não está gastando energia adequadamente, o que desencadeia esse transtorno. Por outro lado, a monta em outros animais e na perna das pessoas também pode significar um sinal de dominância: o cachorro faz isso para mostrar que manda no pedaço ou mesmo para conseguir atenção.
Cruzamento de cachorro com cadela de tamanho diferente pode acontecer?
O cruzamento de cachorros de tamanhos diferentes não é recomendado. Além de dificultar e prejudicar a penetração, a cadela acaba ficando exposta a vários problemas, inclusive durante a gestação de cachorro. Se for uma cachorrinha muito pequena que cruzou com um cachorro grande, por exemplo, o parto se torna arriscado pelo tamanho dos filhotes.
Quanto tempo dura o cruzamento de cachorro?
Geralmente, o tempo do cruzamento de cachorro dura entre 15 minutos e uma hora. Depende muito dos cachorros. Acasalamento não deve ser interrompido, e é importante não tentar separar os animais, pois pode machucá-los. Também evite assustá-los jogando água ou algo do gênero — apenas espere o cruzamento de cachorro terminar.
Como fica o cachorro macho depois de cruzar?
Os cachorros ficam grudados depois do acasalamento. Isso acontece porque o pênis do macho aumenta de tamanho e demora para desinchar. Faz parte da anatomia canina, e é um processo que serve para aumentar as chances de fecundação. Não tente separar por conta própria, pois isso pode machucar os animais.
Publicado originalmente em: 27/02/2023
Atualizado em: 22/07/2024