Ao contrário dos cães, os gatinhos normalmente não necessitam de muito treino para usar a caixa de areia. Um dos motivos: suas mães ensinam-lhes uma bons hábitos de higiene felina desde bem cedo.
Até que os filhotes tenham cerca de três a cinco semanas de idade, as mães estimulam os pequeninos a fazer xixi e cocô, e então carregam seus filhotes para longe para que não sujem onde dormem. Assim, desde cedo, os gatinhos limpos também cobrirão onde quer que façam cocô ou xixi com um material como terra ou areia.
Trata-se de um comportamento instintivo, que reduz o risco de infecção e evita atenção indesejada de potenciais predadores. O comportamento é aprendido pelos gatinhos e consequentemente passado de felino para felino, e é a razão pela qual os gatos raramente sujam sua área de ninho, ou negligenciam o uso de uma bandeja de areia limpa.
Mas, mesmo que você traga como um novo integrante da família um pet que sabe usar uma caixa de areia, provavelmente você precisará apontar para um animal recém-chegado qual é a área da sua nova caixa.
Checklist
Veja agora uma lista do que você precisará para treinar um gatinho.
Uma caixa de areia que seja rasa o suficiente para seu pequeno gatinho entrar
– Uma areia sem cheiro própria para gatos
– Uma pá de areia e saco para os dejetos
– Folhas ou toalhas absorventes para limpar os inevitáveis pequenos acidentes durante o treinamento do banheiro do seu gatinho
Quando seu gatinho mostrar sinais de necessidade de ir ao banheiro, como começar a raspar ou cavar, guie-o para sua caixa de areia
Quanto tempo leva para treinar um gatinho na caixa de areia?
Desde que tenham recebido um treinamento adequado de caixa de areia de sua mãe gata ou de seus seres humanos responsáveis, um gatinho aprenderá a usar uma bandeja de areia relativamente rápido. Na verdade, os pequenos geralmente associam uma caixa de areia ao banheiro por volta dos quatro a seis semanas de idade. Portanto, se você já teve amigos caninos no passado, não se preocupe, o treinamento de banheiro para gatinhos é mais rápido!
*Com informações de TrusteHouseSitters/CatsProtection