Skip to content
Início » Como plantar repolho em casa? Veja os passos corretos e dicas

Como plantar repolho em casa? Veja os passos corretos e dicas

Como plantar repolho em casa? Veja os passos corretos e as dicas para ter uma hortaliça saudável

[ad_1]

Plantar repolho em casa é uma opção para ter esse alimento sempre fresquinho e muito mais saudável, vindo diretamente de sua horta orgânica. O melhor? Essa é uma tarefa simples de ser feita!

A seguir, você descobre como plantar repolho em casa, com dicas que vão simplificar seu trabalho e ainda aumentar a chance de conseguir um bom resultado no cultivo. Acompanhe!

Escolha o local perfeito para plantar repolho em casa

O repolho precisa de precisa de bastante luz solar direta para que cresça e se desenvolva. Por isso, escolha um canto iluminado de sua horta ou jardim para plantá-lo. O ideal é que receba, no mínimo, seis horas de luz solar.

Aproveite para ler:
Como plantar beterraba?

Além disso, o solo precisa ser bem drenado, para que não fique encharcado com água de rega com facilidade. Outra característica que o solo deve ter é ser rico em nutrientes.

E se o solo de sua horta ou jardim não tiver essas características? Neste caso, existem alguns truques que você pode adotar, como misturar um pouco de areia lavada à terra e usar um adubo orgânico, como o húmus de minhoca.

Prepare o solo para plantar repolho em casa

A preparação do solo é uma etapa fundamental para garantir o sucesso do cultivo. Isso inclui remover ervas daninhas, o que pode ser feito manualmente ou com auxílio de uma enxada.

Então, descompacte a terra, deixando-a leve e fofa. O ideal é que faça isso por, pelo menos, 20 centímetros de profundidade. Depois, misture um pouco de areia lavada na terra, se ela não tiver boa capacidade de drenagem.

Seu próximo passo é deixar a terra mais rica em nutrientes, usando um adubo orgânico ou fertilizante. Após esses cuidados, você já pode realizar o plantio.

Faça o plantio do repolho

Existem duas formas de plantar repolho: usando mudas ou sementes. Se optar pela muda, é mais simples, basta plantá-la em, no máximo, dois centímetros de profundidade de terra.

Caso escolha o plantio por semente, você pode fazê-lo diretamente no local definitivo de cultivo ou em sementeiras para germinação da semente. Neste último caso, é preciso realizar o transplante da muda do vaso para o local de cultivo quando ela atingir entre 10 e 15 centímetros.

Lembre-se de usar mudas ou sementes de qualidade para plantio, pois elas são mais resistentes a doenças e pragas. Assim, aumenta-se a chance de seu cultivo dar certo.

Realize regas de forma correta

Após o plantio e durante a primeira semana, recomenda-se que coloque água na planta todos os dias. No entanto, não se indica que exagere na quantidade do líquido.

Coloque o suficiente para que a terra fique úmida e não encharcada. O motivo disso é simples: o excesso de água pode apodrecer as raízes do repolho, além de aumentar a chance de que a planta desenvolva doenças ou pragas.

Depois da primeira semana de plantio, já dá para espaçar mais as regas. Antes de realizá-la, toque o solo para verificar se há necessidade de colocar água. Se identificar que ele ainda está úmido, não faça a rega. Caso esteja seco, coloque a água.

Adube a planta

A cada 4 semanas, adube a planta para que ela tenha nutrientes suficientes para continuar crescendo e se desenvolvendo. O ideal é que use um adubo orgânico ou fertilizante NPK equilibrado.

Não exagere na frequência de adubação ou na dose do produto utilizado, pois o excesso de nutrientes pode ser prejudicial / tóxico para a planta. Portanto, recomenda-se evitá-lo.

Faça a colheita no período certo

A colheita do repolho deve ser feita no período certo, para garantir que tenha um alimento pronto para consumo e de qualidade. De maneira geral, esse processo ocorre de 3 a 5 meses depois da semeadura.

Para identificar se está no momento adequado de colheita, verifique se a cabeça do alimento está com consistência firme. Quando as folhas do caule começam a enrolar o repolho, ele está no ponto ideal de colheita.

Combata eventuais pragas e doenças

As pragas mais comuns que podem atingir o repolho são os pulgões, lagarta-rosa, cigarrinha, curuquerê e vaquinha. Já no que se refere às doenças, destaque para a podridão-negra, esclerotínia e hérnia.

Recomenda-se que faça o combate desses problemas usando produtos orgânicos, que são mais saudáveis para a planta, inclusive para sua saúde.

[ad_2]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Exit mobile version
replica rolex watches replica watch