[ad_1]
Integrar cozinha com lavanderia vem sendo uma maneira prática e funcional para quem mora em casas ou apartamentos mais compactos.
Por isso, essa integração da cozinha com lavanderia precisa, acima de tudo, ser funcional para o lar. Afinal, estamos lidando com dois cômodos onde realizamos inúmeras tarefas.
Entenda como fazer integrar tais ambientes de forma simples sem que um comprometa o outro e garantindo harmonia visual.
Como integrar cozinha com lavanderia?
Primeiramente, o processo de integração de ambientes – e isso vale para qualquer um, como sala de jantar com sala de estar, cozinha com sala de jantar, etc. – precisa considerar o layout dos ambientes e a própria rotina dos moradores.
De toda forma, lembre-se que os dois ambientes precisam “conversar entre si”, logo evite decorações diferentes: busque pelo equilíbrio com variações similares de cores nos móveis e nos revestimentos, pois um ambiente vira continuidade do outro.
Uma dica é usar marcenaria planejada como forma de otimizar a área, pois com um mobiliário adequado, você consegue usar todo e qualquer canto do cômodo, sem desperdício.
Soluções para integrar cozinha com lavanderia
É comum que você fique preocupado com a bagunça que essa integração pode causar, mas existem algumas táticas que auxiliam nesse processo.
“Esconda” a lavanderia de alguma forma
Talvez você se sinta mais confortável esconder a lavanderia usando algum artifício, mas que também siga uma harmonização.
Um exemplo clássico é o uso de portas de vidro (os mais recomendados são os serigrafados ou de policarbonato, já que reduzem os ruídos e até o cheiro dos produtos de limpeza) ou outro objeto que tenha cores que contrastem com os tons da cozinha.
Outras opções muito charmosas são o cobogó – esse elemento vazado pode ser encontrado em diversas formas e cores, por isso, escolha um modelo de seu agrado e combine com o ambiente – e o painel ripado de madeira.
Use eletrodomésticos embutidos
Para montar a cozinha com lavanderia, a ideia dos eletrodomésticos embutidos é bem-vinda, principalmente com o uso de móveis planejados para a área.
Assim, você pode colocar equipamentos, como a máquina de lavar, no espaço específico para ela sem atrapalhar o restante da disposição dos outros eletrodomésticos da cozinha.
Você pode encontrar móveis planejados, como armários, que “escondem” a máquina de lavar.
Seja como for, essa solução é ótima para lavanderias pequenas que precisam de mais organização.
Use gavetas
Com a quantidade enorme de objetos tanto da cozinha quanto da lavanderia, é bem provável que você queira uma sugestão para organizar e otimizar os espaços, sem deixá-los bagunçados com tantos itens.
As gavetas podem ajudar, mas atente-se para entender qual é o melhor local para instalar um armário que tenha um conjunto de gavetas.
Se você não tem espaço para um móvel desse porte, tente os móveis multifuncionais: você pode, por exemplo, instalá-lo embaixo do tanque da lavanderia e aproveitar o espaço (muitas vezes ele está sem uso).
Nichos, prateleiras e armários suspensos
Os espaços mais altos desses espaços podem favorecer a circulação de pessoas e otimizar ainda mais os dois ambientes.
Invista em armários com portas suspensas, além de nichos e prateleiras para guardar objetos da cozinha ou da área de serviço. É uma forma muito prática que organiza seu lar sem gastar muito.
Inclusive, use ganchos e um varal suspenso em sua lavanderia, ainda mais se ela for pequena demais. Você pode usar o varal dobrável também, que deixa o espaço vago se não tem roupas secando.
Outras sugestões boas são os cestos e caixas organizadoras.
Veja também:
Tipos de varal para apartamento
Cozinha em formato de corredor
Como é uma forma muito predominante em apartamentos, os móveis geralmente já são dispostos de maneira linear. E essa é a melhor solução para esse tipo de cozinha integrada com a lavanderia.
Os painéis fixos podem ser interessantes para garantir uma maior área de passagem, mas ainda é possível usar um móvel planejado.
E você pode usar alguma divisória caso queira esconder sua lavanderia e bloquear os odores provenientes da cozinha.