[ad_1]
Nada melhor do que decorar sua sala de estar com plantas, afinal, elas são a maneira perfeita de trazer um pouco da natureza para dentro de casa e adicionar textura ao ambiente.
Segundo os princípios do design biofílico, as plantas não apenas reduzem o estresse e aumentam a produtividade, como também melhoram a qualidade do ar e nosso humor!
Já que a sala é o centro social de sua casa, o espaço precisa ser confortável e esteticamente agradável, logo, a natureza entra como ponto importante. Veja como decorar sua sala de estar com plantas com dicas simples!
Antes de tudo: conheça o seu espaço
O primeiro passo antes de enlouquecer com a enorme variedade de plantas domésticas, é crucial determinar quais são as condições de temperatura, iluminação e espaço de sua sala de estar.
Além disso, qual é o efeito que você deseja proporcionar a esse ambiente?
Outra questão que você precisa responder: qual é a paleta de cores de sua sala?
Tudo isso ajudará você a escolher exatamente as melhores plantas e as formas mais certeiras de exibi-las.
Coloque plantas em prateleiras abertas
A maneira perfeita de decorar sua sala de estar com plantas é incluir as verdinhas nas prateleiras.
Plantas rasteiras ou trepadeiras, como hera ou corações-emaranhados, são exemplos que adicionam textura e interesse visual nesse espaço. Você pode separá-las em diferentes níveis, entre fotos, livros e enfeites para ter uma prateleira aberta cheia de estilo.
Outra queridinha que combina para essa forma decorativa é a jiboia, pois suas folhas podem cair da borda das prateleiras e deixar o ambiente muito charmoso.
Pendure as plantas em algum canto da sala
Da mesma forma, você pode brincar com escala e tamanho usando vasos suspensos para decorar sua sala com plantinhas e isso gera uma sensação de movimento incrível.
Não pense que é obrigatório fazer furos no teto ou nas paredes para isso. Você pode usufruir de outras alternativas, como ganchos e a maçaneta de porta.
Os mesmos tipos de plantas da dica anterior entram nessa sugestão, além da samambaia-americana.
Inclua plantas menores se você for minimalista
Se sua sala de estar segue o estilo minimalista ou contemporâneo, você pode decorar com plantinhas que possuem formas lineares e detalhadas.
Nesse caso, algumas plantas menores, como suculentas, cactos, clorofitos, espada-de-São-Jorge ou até samambaias pequenas podem ser agrupadas e colocadas sobre a mesa de centro, por exemplo.
Para dar ainda mais atenção para elas, opte por vasos coloridos e chamativos. Tais plantas ainda são menos exigentes, especialmente nas regas.
Veja também:
Sinais que é hora de trocar a planta de vaso
Árvores também são bem-vindas
Acredite, você pode ter alguma árvore em vaso para decorar sua sala de estar com plantas. Certas espécies de árvores frutíferas podem ser facilmente cultivadas em vasos e prosperam quando recebem os cuidados necessários.
A aposta em plantas desse porte adiciona altura à sala de estar e traz o ar livre para dentro.
Entre as recomendações, palmeiras, figueiras e oliveiras se dão bem. A oliveira prospera melhor ao lado de uma janela, enquanto as palmeiras e figueiras gostam de espaços mais sombreados.
Use as plantas como divisórias de ambientes
Se você mora num apartamento ou casa com conceito aberto, provavelmente enfrenta dificuldades em diferenciar as divisões sem prejudicar a luminosidade e o espaço.
Então, que tal usar as plantas para isso?
Você pode colocá-las no chão (caso sejam de porte maior) ou ainda sobre um móvel, conseguindo assim delimitar os diferentes espaços. Com a presença delas, você não se preocupa em ter menos luz e ainda terá um ambiente mais arejado.
Busque o equilíbrio
Por fim, ao decorar sua sala de estar com plantas, lembre-se de considerar a simetria, isto é, se estiver colocando uma planta em um canto, procure adicionar a mesma planta ou uma semelhante na outra extremidade.
Isso porque a simetria oferece uma sensação de equilíbrio, de harmonia, o que favorece o relaxamento.
Você pode colocar plantas no chão ou nas extremidades do sofá, por exemplo.