[ad_1]
Publicado – 05 Dezembro 2024 – 11h49
Atualizado – 05 Dezembro 2024 – 15h07
Identificar um gato com calor não é tão simples quanto é com um cachorro. Afinal, o comportamento dos gatos tende a ser mais sutil do que o dos cães, mas com um pouquinho de atenção aos detalhes, é super possível identificar se ele está sentindo calor ou não.
Aprender a identificar esses sinais é fundamental para garantir o bem-estar do gatinho, especialmente porque eles não têm um sistema tão eficiente quanto o dos humanos para regular a temperatura. Isso pode acabar sendo perigoso para a saúde deles, pois o excesso de calor pode causar a hipertermia, uma condição em que o animal não consegue autorregular a temperatura e que pode ser fatal. Veja como identificar um gato com calor e algumas dicas para refrescá-lo!
Gato com calor: sintomas que vão te ajudar a identificar
Assim como os humanos, os gatos sentem calor e também sofrem nos dias em que a temperatura está mais alta. Eles são sensíveis à temperatura, e por mais que tentem se adaptar, o calor pode causar desconforto, além de ser um perigo para a saúde. Por sorte, quando o gato sente calor, ele demonstra alguns sinais que são fundamentais para o tutor identificar essa situação. Confira quais são os sinais que indicam um gato com calor:
1) Gato com calor fica com a postura ‘esparramada’
Apesar de serem animais mais sutis, quando vemos um gato com calor, sintomas dificilmente passam despercebidos pelos tutores. Um dos sinais mais comuns é quando o gatinho apresenta uma postura ‘esparramada’, como se ele tivesse ‘derretido’. O gato sente calor, e quando isso acontece, ele tende a deitar de barriga para cima ou para baixo, enquanto estica as patas e todo o corpo.
Eles fazem isso para ter o máximo de contato possível com a superfície, com o intuito de se refrescar. Se o chão é mais fresco, isso pode ajudar a equilibrar a temperatura normal do gato, trazendo uma sensação de alívio para o animal.
2) Gato com calor excessivo respira com a boca aberta e de modo acelerado
O gatinho com a respiração mais rápida e ofegante é um sintoma comum em algumas doenças, como a bronquite em gatos. No entanto, esse sinal também pode indicar um gato com calor em níveis extremos. Esse comportamento felino faz total sentido, já que os gatos dissipam o calor por meio da respiração. Isso porque a respiração permite que os gatos liberem o calor interno, e quando ele está ofegante, isso indica que está superaquecido.
3) O gato com calor pode miar para demonstrar o desconforto
Os gatos sentem calor e também podem sofrer bastante com isso. Se você reparar com atenção, vai perceber que eles fazem de tudo para demonstrar que estão se sentindo incomodados. O miado de gato insistente, por exemplo, apesar de poder significar uma série de coisas, também pode indicar que o gatinho está sentindo calor. Quando estão se sentindo desconfortáveis, é normal que os gatinhos vocalizem mais, como se estivessem pedindo ajuda. Esses miados geralmente são mais curtos ou contínuos, como uma forma de expressar esse desconforto.
4) O gato com calor saliva excessivamente
Quando os gatos sentem calor, eles também podem salivar em excesso. Esse é um sinal muito evidente de que o gato está sentindo algum incômodo relacionado à temperatura, já que, normalmente, eles não têm o hábito de salivar tanto quanto os cachorros. Isso acontece porque, quando o corpo do gatinho fica superaquecido, ele tenta diminuir a temperatura pela salivação, uma resposta natural do corpo.
No entanto, esse sintoma requer muita atenção dos tutores, pois ele pode indicar um gato desidratado. Em casos extremos, isso pode evoluir para problemas mais graves como a hipertermia. Por isso, se você reparou o gato salivando muito durante os dias mais quentes, é importante conversar com um veterinário ou usar alguma técnica para refrescá-lo.
5) O gato com calor caminha de modo desastrado
Assim como os humanos se sentem mais fracos nos dias mais quentes, o gato com calor também fica mais apático e cansado. Isso acontece porque o excesso de calor pode resultar na hipotensão, que nada mais é do que a queda da pressão sanguínea. Como consequência, o gato com calor acaba apresentando uma certa dificuldade em andar, meio desengonçado. Esse sinal também é muito perigoso, pois indica que o organismo do animal não está funcionando corretamente e que ele precisa de ajuda.
Confira algumas dicas de como refrescar o gato no calor
Ao notar qualquer um desses sinais que indicam um gato com calor, os tutores precisam agir o mais rápido possível para aliviar esse desconforto e evitar que isso evolua para um quadro mais grave. A hipertermia em gatos é um perigo para o felino. Ela ocorre quando a temperatura corporal do gato atinge um nível acima do considerado normal (38°) e pode ser fatal para o animal. Por isso, é fundamental que os tutores saibam como refrescar o gato no calor. Confira essas dicas:
- Coloque um bebedouro para gatos em cada cômodo
- Troque a água do gato mais de uma vez por dia
- Se possível, mantenha o gatinho em um ambiente refrigerado (em torno de 22-24°C)
- Invista em um tapete gelado para gatos
- Coloque uma toalha úmida no chão
- Pentear o pelo de gato com uma escova úmida ajuda a refrescar
- Não deixe o gato ter acesso a quintais, janelas e lugares em que a incidência de calor estiver mais alta
Se você perceber qualquer sinal grave no gatinho, não hesite em levá-lo o mais rápido possível para um médico veterinário.