[ad_1]
Algumas raças de cachorro tem uma certa facilidade em aprender comandos e truques, o que torna o adestramento um processo bem tranquilo e rápido. Eles são inteligentes, se adaptam bem ao treinamento, aprendem facilmente os comandos e se empenham em obedecer quem dá a ordem. A inteligência canina é um importante fator quando pensamos no adestramento, já que cães inteligentes apresentam uma tendência maior a assimilar os comandos.
Mas por outro lado, existem algumas raças de cães que possuem características que dão um pouco mais de trabalho na hora do adestramento, o que pode exigir dos tutores um pouco mais de paciência e persistência. Eles geralmente são cãezinhos de personalidade forte, costumam ser mais teimosos e não aceitam muito bem quando são contrariados. Ficou curioso?! Vem conferir quais são as 15 raças de cachorros mais difíceis de serem treinadas.
1) Jack Russel Terrier
Dono de uma energia contagiante, o Jack Russel Terrier é daquelas raças de cachorro que não consegue parar quieto. São cães pequenos que concentram uma energia inacreditável, então são fãs de brincadeiras que exigem movimentação e agito. Com tanta energia assim, é compreensível entender porque cães dessa raça não possuem foco para aprender truques tão facilmente. Eles apresentam uma certa dificuldade em associar os comandos, e pra piorar tudo, são cãezinhos bem teimosos.
2) Dachshund
Apesar do corpinho rebaixado devido às patinhas curtas, o Dachshund é um cãozinho cheio destemido e cheio de coragem. Tais características fazem com que o cachorro salsicha não aceite muito bem receber ordens, entrando na lista de raças de cachorro menos espertas. Na verdade, esses cães são conhecidos por serem bem teimosos e temperamentais, então o adestramento nem sempre é um processo fácil.
3) Beagle
O Beagle é um dos cãezinhos mais animados que existe. São energéticos, brincalhões, simpáticos e dóceis, mas apresentam uma certa tendência a destruir objetos. E o grande problema disso é que esses peludos não são nada fáceis de treinar. O adestramento de cães da raça Beagle é um pouco complicado, pois além de serem teimosos, eles não param um minuto. Isso acaba dificultando um pouco o processo de adestramento, mas nada que uma dose de paciência e um punhado de petiscos para cachorro não resolva.
4) Bulldog Francês
Pequenos, fofinhos e adoráveis, é impossível resistir aos encantos de um Bulldog Francês. Eles são amigáveis, amorosos, fiéis e bem apegados ao tutor. Mas em relação ao adestramento, o processo pode não ser o dos mais fáceis, colocando eles na lista de raças de cachorro difíceis de adestrar. Esses peludos são energéticos, teimosos e gostam de impor suas próprias vontades. Então para que o adestramento do Bulldog Francês dê certo, o tutor precisa ter pulso firme e bastante paciência.
5) Bulldog Inglês
Assim como o ‘irmão’ Francês, o Bulldog Inglês não é tão simples de ser adestrado. Apesar de ser um cachorro inteligente, eles são um pouco relutantes na hora de obedecer os tutores. Isso porque além de serem preguiçosos, são cães teimosos. Então é importante que o treinamento de um cão Bulldog Inglês seja feito com reforço positivo e limites para que o motivá-lo a respeitar.
5) Chow Chow
Conhecido pelo forte temperamento, o Chow Chow não é um peludo muito fácil de ser ‘domado’. No entanto, o adestramento de cães dessa raça é fundamental para estabelecer um convívio agradável e seguro. Mas por serem uma das raças de cachorro mais independentes que existem, eles apresentam uma certa dificuldade em obedecer ordens e aceitar imposições que venham de alguém.
6) Basenji
O Basenji é um cãozinho naturalmente curioso e inteligente, e muitos até brincam que esse peludo possui o comportamento igualzinho ao de um gato. Isso porque esses cãezinhos são independentes, obstinados e possuem um forte instinto de caça. Além disso, ainda é conhecido por ser uma raça de cachorro que não late. Também são cães super ativos, teimosos e avoados, o que dificuldade o processo de adestramento desses cães.
7) Malamute do Alasca
Na lista de raças de cachorro menos espertas, temos um primo do Husky Siberiano: o Malamute do Alasca não tende a aprender muito fácil os comandos do adestramento. Isso porque esses cães auxiliavam no transporte de trenós no Ártico, então sempre foram treinados a pensarem de forma independente. Tal independência reflete na teimosia desses cães, que não gostam de ser contrariados e nem de ser obrigados a obedecer comandos. Técnicas de reforço positivo, que incluem oferecer petiscos ou elogios ao animal, são super bem-vindas para facilitar esse processo.
8) Husky Siberiano
Assim como o Malamute do Alsaca, o Husky Siberiano é uma raça de cachorro que foi muito utilizada para puxar trenós em seu país de origem, a Sibéria. Então assim como os seus primos caninos, eles também foram criados para pensarem sozinhos para saberem como agir na natureza. Como consequência, é uma das raças de cachorro mais independentes e tende a apresentar maior dificuldade de respeitar o tutor. Então é preciso que o dono de um Husky Siberiano tenha paciência e saiba impor limites no animal.
9) Chihuahua
Apesar de ser considerado o menor cachorro do mundo, o Chihuahua é dono de uma personalidade fortíssima. Esses pequenos fazem o que querem, quando querem, da maneira que querem e não gostam nada quando são contrariados. Isso porque o cachorro Chihuahua é independente, destemido e um pouco teimoso. É por essa razão que não é tão simples adestrar um cãozinho da raça Chihuahua.
10) Bull Terrier
O Bull Terrier é uma das raças de cachorro de postura imponente, corpo forte e robusto. Tal pose combina bastante com a personalidade protetora, territorialista e forte da raça, que é perfeita para um cão de guarda. No entanto, quando o assunto é obedecer o dono, o Bull Terrier não é lá o melhor exemplo canino. Eles podem ser um pouco mais difíceis de serem treinados pois são cães determinados e obstinados. Por essa razão, precisa ser educado de forma positiva para não expressar comportamentos agressivos, pois apesar da pose, ele é um cachorro inteligente que tem facilidade em aprender.
11) Lulu da Pomerânia
Considerada uma das menores raças de cachorro do mundo, o Lulu da Pomerânia encanta todo mundo com seus pelos exuberantes e a graciosidade. São cães dóceis, atenciosos e que amam estar na companhia do dono. No entanto, também são conhecidos por serem bem teimosos e desobedientes. São também um pouco desconfiados, o que pode dificultar ainda mais o processo de adestramento, já que eles apresentam certa resistência em obedecer ordens.
12) Pequinês
O Pequinês é uma raça de cachorro pequena que é a companhia perfeita para muitos tutores. São animados, amorosos com a família, mas também são independentes e gostam de ter o próprio espaço. Essa independência aliada a teimosia da raça, faz com que eles sejam um pouco difíceis de serem treinados. Mas um bom petisco para cachorro já é um ótimo incentivo para convencer o Pequinês a obedecer os comandos do tutor.
13) Basset Hound
Entre as raças de cachorro mais preguiçosas que existem, é difícil convencer o Basset Hound a ser adestrado. Eles são animais calmos, pacientes, gentis e amorosos com o tutor, mas também carregam uma teimosia sem igual. Essas características acabam dificultando o aprendizado de comandos, já que nem sempre o Basset Hound está muito afim de prestar atenção no que o tutor está falando.
15) Pinscher
O Pinscher é uma das raças de cachorro mais temperamentais que existem. Isso porque esses pequenos são donos de uma personalidade fortíssima que faz todo mundo pensar que ele é um cachorro bravo e agressivo. Contudo, não é bem assim que funciona. Essa é a maneira que eles encontraram de se proteger de possíveis ameaças, mas esse comportamento pode ser totalmente controlado com adestramento. O problema é convencer esses peludos a obedecer o tutor ou o adestrador. Para que esse processo seja um pouco mais fácil, os petiscos para cachorro são super indicados.