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A Associação de Animações Japonesas (AJA) divulgou uma prévia de seus resultados do Anime Industry Report 2023 (para o ano de 2022) em 14 de dezembro. O relatório descobriu que a indústria de anime em geral (incluindo mercadorias, música, etc.) cresceu 6,8% em 2022 em comparação com 2021, com um valor de mercado total de 2,9277 trilhões de ienes (cerca de US$ 20,56 bilhões). Este número é o mais alto desde que a AJA começou a registrar o valor de mercado total da indústria em 2002, ultrapassando o recorde anterior de 2,7422 trilhões de ienes (cerca de US$ 19,26 bilhões na conversão atual) em 2021. O mercado geral é 2,67 vezes maior do que em 2002, e cresceu 98% desde 2013 (em comparação, entre 2002 e 2012 o mercado cresceu 22%).
Tanto o mercado doméstico (japonês) como o estrangeiro de anime cresceram este ano, com o mercado interno maior do que o mercado externo (2020 teve o mercado externo maior do que o mercado interno pela primeira vez, mas 2021 inverteu-o mais uma vez). O mercado interno em 2022 ascendeu a 1,4685 bilhões de ienes (cerca de 10,32 mil milhões de dólares), um aumento de 2,7% em relação aos 1,4288 bilhões de ienes de 2021 (cerca de 10,04 mil milhões de dólares pela conversão actual). O mercado externo em 2022 ascendeu a 1,4592 bilhões de ienes (cerca de 10,25 mil milhões de dólares), um aumento de 11,1% em relação aos 1,3134 bilhões de ienes de 2021 (cerca de 9,23 mil milhões de dólares pela conversão actual). No entanto, a desvalorização do iene desde o início de 2022 coloca, na verdade, o valor de mercado real do mercado externo, em termos homólogos, 7,7% inferior ao do ano passado.
O valor de mercado estritamente para produções de anime ascendeu a 340,7 mil milhões de ienes (cerca de 2,39 mil milhões de dólares) em 2022, um aumento de 16,4% em relação a 2021.
O primeiro gráfico abaixo da AJA mostra o valor e a tendência geral do mercado da indústria de anime de 2002 a 2022. O segundo gráfico abaixo detalha o mercado interno (linha sólida) e o mercado externo (linha pontilhada).
Outras tendências principais que impulsionam o crescimento em 2022 incluem: o crescimento de 70,2% do entretenimento ao vivo em comparação com 2021, para 97,2 mil milhões de ienes (cerca de 682 milhões de dólares), e o crescimento da receita cinematográfica em 30,4%, para 78,5 mil milhões de ienes (cerca de 551 milhões de dólares).
Além disso, a AJA divulgou um mapa mundial coroplético indicando o número aproximado de contratos relacionados à indústria de anime (incluindo licenciamento, produção, patrocínio, etc.) por país ou território em 2022. Países em vermelho (Estados Unidos, China, Hong Kong , Macau, Taiwan, Coreia do Sul, Reino Unido, Canadá, Índia, Austrália, Nova Zelândia, Espanha, França, Alemanha, Suíça, Singapura, Tailândia, Vietname, Camboja, Malásia, Brunei, Indonésia) tiveram mais de 300 contratos industriais em 2022. Países em rosa (Rússia, Cazaquistão, Filipinas, Mianmar, Laos, México, Panamá, Brasil, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina, Chile, Irlanda, Portugal, Noruega, Suécia, Finlândia, Bélgica, Holanda, Portugal, Itália, Áustria, Polónia, Turquia, África do Sul, Israel, Arábia Saudita, Kuwait, Bahrein, Qatar, Emirados Árabes Unidos e Omã) tiveram entre 100 a 300 contratos em 2022. Países em azul (Hungria, Croácia, Grécia, Nepal, Butão , Bangladesh, Sri Lanka, Timor-Leste, Papua Nova Guiné, Colômbia, República Dominicana, a maioria das ilhas do Pacífico Sul) tiveram entre 50 a 100 contratos em 2022. Os países em verde tiveram entre 10 a 50 contratos em 2022. Os países em amarelo tiveram 10 ou menos contratos industriais em 2022.
A Ásia foi responsável pela maior parcela dos contratos industriais para a indústria de anime, respondendo por 32,1% do mercado, seguida pela Europa com 21,2%, América Central e do Sul com 16%, Oceania com 7,6%, Oriente Médio com 7,3%, depois África e Europa do Leste, ambas com 5,5%, e depois América do Norte, com 4,7%.
A indústria de anime contraiu 3,5% em 2020, com um valor de mercado total de 2,4261 trilhões de ienes (cerca de US$ 21,32 bilhões na conversão de 2021). O valor de mercado estritamente para produções de anime contraiu 9%, para 274,4 bilhões de ienes (cerca de US$ 2,41 bilhões na conversão de 2021). A indústria gerou 88,4 bilhões de ienes a menos devido aos efeitos da pandemia da COVID-19, segundo pesquisas. O mercado de streaming aumentou dramaticamente em 2020, 35,8% ano a ano, com um valor total de 93 bilhões de ienes (cerca de US$ 817 milhões na conversão de 2021), e também foi o único segmento de mercado a ver crescimento.