[ad_1]
Publicado – 06 Dezembro 2024 – 15h18
Atualizado – 06 Dezembro 2024 – 17h12
Nos últimos anos, as pessoas estão cada vez mais conhecendo as incríveis habilidades dos gatos (talvez os milhares de vídeos nas redes sociais estão ajudando nisso). As curiosidades sobre gatos são inúmeras e envolvem desde hábitos comportamentais até questões da própria anatomia: você sabia, por exemplo, que gato não tem clavícula? Isso explica a habilidade de se enfiarem nos lugares mais inusitados possíveis, o que sempre gera espanto nas pessoas.
Mas não para por aí! Donos de uma personalidade peculiar, os gatos ainda têm muito o que surpreender. Vamos te revelar as coisas mais “bizarras” sobre o corpo e habilidades felinas que talvez você não tinha ideia!
1) Os gatos não têm clavícula, o que explica a incrível flexibilidade
Você sabia que os não possuem clavícula? Essa é uma das curiosidades sobre gatos mais surpreendentes, pois diferente dos seres humanos, os gatos possuem uma cartilagem bem pequena no lugar da clavícula que não é ligada ao osso, mas ao músculo. Essa característica na anatomia do gato permite que eles sejam mais flexíveis e consigam exibir posições bem engraçadas. É por isso também que eles conseguem passar por pequenos buracos e se espremer em lugares apertados, como em uma caixa de papelão.
2) Um gato tem mais ossos que um humano (e 10% deles estão concentrados no rabo)
Apesar de serem bem menores, os gatos têm muito mais ossos pelo corpo do que os humanos. Para se ter uma ideia, enquanto os humanos possuem 206 ossos, os gatos possuem cerca de 244. No entanto, esse número pode ser ainda maior, dependendo do tamanho do rabo de gato, que concentra 10% de todos os ossos do corpo felino. A explicação mais resumida é porque os ossos dos gatos são mais compactos.
3) Os gatos evoluíram os miados para se comunicarem com os humanos
O miado de gato é uma das principais formas de comunicação dos felinos. Mas você sabia que os gatos miam mais para humanos do que outros gatos? Por incrível que pareça, os gatos não são de miar muito entre si, mas em relação aos humanos, eles adaptaram essa forma de comunicação e passaram a miar com maior frequência. De acordo com um estudo publicado na National Library of Medicine, eles fizeram essa adaptação para que os humanos pudessem compreendê-los melhor.
4) Os gatos emitem cerca de 100 sons diferentes
Achou que apenas o clássico miado fazia parte da linguagem felina? Está enganado! Dentre as curiosidades do gato, uma que surpreende é que eles podem ‘falar’ bem mais do que imaginam. Enquanto os cães são capazes de emitir 10 sons, os gatos conseguem fazer cerca de 100 sons diferentes. Essa é uma curiosidade impressionante dos gatinhos que só demonstra o quanto eles podem ser comunicativos e expressivos. Além do clássico miado de gato que todo mundo já conhece, eles também podem ronronar, chilrear, rosnar, gorjear e mais uma série de outros barulhinhos.
5) Gatos conseguem pular até cinco vezes a altura do próprio corpo
Todo mundo sabe que os gatos pulam alto, pelo menos bem mais alto do que os cachorros. Mas surpreendentemente, eles conseguem saltar cinco vezes a altura do próprio corpo. Isso só é possível porque esses animais possuem uma estrutura muscular bastante flexível e complexa. As patas traseiras do gato, por exemplo, possuem uma estrutura semelhante a uma mola que permite gerar a força necessária para impulsionar o corpo para cima e para frente. Essa habilidade era fundamental para que os gatos conseguissem caçar na natureza e hoje em dia serve para subirem nos locais mais altos da casa.
6) Os gatos possuem mais de 200 expressões faciais diferentes
Algumas curiosidades sobre os gatos vão contra o que muita gente imagina sobre eles. Por exemplo, todo mundo já ouviu falar por aí que os gatos são animais frios e inexpressivos, mas essa visão não é totalmente verdadeira. Recentemente, cientistas descobriram uma curiosidade fascinante sobre os gatinhos: os gatos têm mais de 200 expressões faciais diferentes. O estudo foi publicado na revista científica Behavioral Processes e revelou que o rosto dos gatos pode ter uma expressão diferente para cada situação.
7) Os olhos dos gatos brilham no escuro por um motivo curioso
Se você tem um gatinho em casa, já deve ter reparado que o olho de gato brilha no escuro. Essa é uma das curiosidades sobre gatos mais fascinantes, mas você já se perguntou por que isso acontece? Esse brilho no olho é causado por uma membrana chamada tapetum lucidum. Ela é feita de células com cristais que, ao entrarem em contato com a luz, refletem, como se fosse um espelho. É essa membrana que permite amplificar a visão noturna dos gatos para que enxerguem melhor à noite.
8) A pelanquinha da barriga do gato tem nome e função
Você já deve ter reparado que os gatinhos possuem uma “pelanca” na barriga bem gostosa de apertar. Essa é uma das curiosidades sobre gatos que pouca gente sabe, mas essa gordurinha é chamada de bolsa primordial e serve para proteger os órgãos internos do animal. Ela também aumenta a flexibilidade do gatinho e permite que ele tenha uma maior amplitude em seus saltos e corridas.
9) Um gato pode correr a uma velocidade maior que o recorde do velocista Usain Bolt
Embora os gatos aparentem ser animais tranquilos e relaxados, eles corredores impressionantes. Quando o ‘buraco aperta’ e alguma situação perigosa ocorre, pode ter certeza que ele vai ser o primeiro a correr e também o primeiro a chegar ao destino. Os felinos domésticos são super rápidos e podem atingir uma velocidade de 49 km/ hora quando estão correndo. A curiosidade é que essa velocidade bate o recorde histórico de Usain Bolt, que já atingiu a marca de 44,7 km/h. Em relação aos cachorros, porém, os gatos perdem essa batalha: o cachorro mais rápido do mundo pode atingir a velocidade de 80 km/h
A velocidade dos gatos faz muita diferença na vida de um gato caçador, pois permite que eles consigam pegar suas presas com maior eficiência. Dentro de casa, os picos de energia (chamados de zoomies) dão um cheiro da velocidade que a espécie pode atingir.