[ad_1]
Publicado – 04 Dezembro 2024 – 17h19
Atualizado – 04 Dezembro 2024 – 17h19
Os cachorros não ganham o título de ‘melhor amigo’ do homem à toa. Com uma lealdade inexplicável e um amor incondicional, os cães são capazes de criar laços fortíssimos com seus tutores. No entanto, como em qualquer outro tipo de relação, fortalecer essa amizade é algo que exige uma série de cuidados e dedicação. Afinal, manter uma boa relação com o peludo vai muito além de alimentá-lo e trocar a água. Se você deseja melhorar a conexão com seu cachorro, confira 5 dicas recomendada por especialistas!
1) O adestramento de cachorro melhora a relação entre tutor e animal
Você deve estar se perguntando como o adestramento de cachorro é capaz de melhorar a relação entre o animal e o dono, mas a explicação é bem simples. Diferente do que muitos pensam, adestrar cães vai muito além de ensinar o pet a dar patinha ou sentar. Na verdade, os treinamentos ajudam a construir uma relação mais sólida entre cachorro e tutor. Eles permitem que o animal entenda o que é esperado dele, reduzindo comportamentos indesejados que poderiam gerar estresse na convivência com pet.
Quando o adestramento é acompanhado de reforços positivos, seja com petisco para cachorro ou cumprimentos, essa relação tende a se fortalecer ainda mais. Afinal, o animal acaba associando o tutor a momentos positivos. Isso cria uma relação de confiança e respeito mútuo entre os dois.
2) Ter um tempo de qualidade ao lado do cachorro é fundamental
Se você deseja melhorar a relação com o seu cachorro, é importante valorizar o tempo que vocês passam juntos. Cães são animais sociáveis e dependem da interação com seus tutores para se sentirem bem e felizes. Quando são deixados de lado ou não recebem a devida atenção, eles podem sentir que não são tão especiais assim na vida do tutor.
Por isso, uma forma de melhorar essa relação é reservando um tempo de qualidade com o pet. Nada de brincadeiras rápidas ou de ficar com ele enquanto faz outra coisa: você deve dedicar um tempo para brincar com cachorro e realmente estar ao lado dele. Assim, o cão vai sentir que você valoriza a presença dele, o que vai fortalecer a conexão emocional entre vocês.
3) O carinho fortalece a relação com o cachorro
Demonstrar afeto é uma atitude que fortalece qualquer relação. Quando o tutor faz carinho no cachorro, tanto ele quanto o animal liberam ocitocina, um hormônio que promove uma sensação de bem-estar e relaxamento no indivíduo. Não é à toa que esse hormônio é conhecido por aí como ‘hormônio do amor’, já que ele é responsável pela criação de vínculos emocionais.
Logo, o carinho não é apenas um gesto de afeto, mas também uma forma de comunicação entre o cachorro e o tutor. No entanto, é importante saber como e onde fazer carinho no cachorro para que ele não se sinta incomodado ao ser tocado em alguma área que não gosta. Geralmente, os cães gostam de toques suaves em áreas como o topo da cabeça, entre as orelhinhas e peito. Essa preferência pode variar bastante de animal para animal, então é importante conhecer muito bem seu amigo de quatro patas primeiro!
4) Compreender a linguagem canina é outro truque importante
Buscar entender a linguagem canina é um passo fundamental para estreitar os laços entre o cão e o tutor. Apesar de não se comunicarem por meio de palavras, os cães expressam seus sentimentos de diferentes formas, seja através da postura corporal, do movimento do corpo, dos latidos e até do olhar.
Para que você compreenda o que ele está querendo dizer, deve estar atento aos sinais corporais e vocais do seu pet. O cachorro abanando o rabo, por exemplo, é um típico comportamento que indica que ele está feliz. Por isso, compreender essa linguagem vai permitir que o cãozinho e o tutor se entendem melhor e se aproximem ainda mais.
5) Passear com cachorro todos os dias fortalece o vínculo com o pet
Passear com cachorro todos os dias é um hábito que faz muito bem para a saúde física e emocional do pet. Mas você sabia que essa prática também pode aproximar os tutores dos animais de estimação? Esse tipo de exercício físico, além de ser um ótimo estímulo para o pet, também fortalece a relação entre os dois, já que, durante as caminhadas, os cães associam o tutor a momentos de diversão. Vale lembrar que esse é o momento favorito de muitos cãezinhos, então é claro que o animal vai valorizar bastante o gesto.