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Indicado ao Oscar 2024, o documentário 20 Dias em Mariupol mostra um grupo de jornalistas que ficou presa dentro da cidade sitiada de Mariupol, após a invasão russa, onde eles lutaram para continuar o trabalho de documentação das atrocidades do conflito. A primeira diferença dessa produção em relação a outras relacionadas ao tema é a de que a ela não está interessada em mostrar o contexto histórico do conflito ou em como outros países ajudaram sua nação; o foco aqui é nas pessoas que então no fogo cruzado, para mostrar a realidade nua e crua da guerra e todo o desespero envolvido, doa o quanto doer, seja quão brutal for. A câmera não para um segundo de registrar as atrocidades cometidas pelos soldados russos contra os cíveis ucranianos, residentes da cidade.
![20 Dias em Mariupol (20 dniv u Mariupoli) 6 1 Photographer Evgeniy Maloletka picks his way through the aftermath of a Russian attack in Mariupol Ukraine Feb. 24 2022. From 20 DAYS IN MARIUPOL. Photo Credit AP Photo Mstyslav Chernov](https://i0.wp.com/cloud.estacaonerd.com/wp-content/uploads/2024/02/27103107/1-Photographer-Evgeniy-Maloletka-picks-his-way-through-the-aftermath-of-a-Russian-attack-in-Mariupol-Ukraine-Feb.-24-2022.-From-20-DAYS-IN-MARIUPOL.-Photo-Credit-AP-Photo_Mstyslav-Chernov-1024x684.webp?resize=696%2C465&ssl=1)
Vemos no documentário vinte dias de tensão que não diminuem, só aumentam, onde um trabalho jornalístico é desenvolvido de modo imparcial. As gravações do diretor e cinegrafista Mstyslav Chernov beiram a indiferença, e mostram corpos e famílias destruídas pelos bombardeios e tiroteios a todo momento, não dando respiro ao espectador.
Óbitos de homens, mulheres e crianças são apresentados sem cerimônia, mostrando como cruel é a guerra e como ela é indiferente a dor das famílias. Todas as cenas apresentadas tem uma narração em off, que surge com a função de mostrar a importância de sabermos a verdade e a importância da profissão de jornalismo, além de servir como válvula de escape para o diretor, que está arriscando sua vida e tudo que tem em prol de revelar os bastidores de um conflito cruel e sanguinário na região.
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![20 Dias em Mariupol (20 dniv u Mariupoli) 8 MARIUPOL 20](https://i0.wp.com/cloud.estacaonerd.com/wp-content/uploads/2024/02/27103427/MARIUPOL-20-1024x576.webp?resize=696%2C392&ssl=1)
![20 Dias em Mariupol (20 dniv u Mariupoli) 8 MARIUPOL 20](https://i0.wp.com/cloud.estacaonerd.com/wp-content/uploads/2024/02/27103427/MARIUPOL-20-1024x576.webp?resize=696%2C392&ssl=1)
![20 Dias em Mariupol (20 dniv u Mariupoli) 9 MARIUPOL 20](https://i0.wp.com/cloud.estacaonerd.com/wp-content/uploads/2024/02/27103427/MARIUPOL-20-1024x576.webp?resize=696%2C392&ssl=1)
![20 Dias em Mariupol (20 dniv u Mariupoli) 9 MARIUPOL 20](https://i0.wp.com/cloud.estacaonerd.com/wp-content/uploads/2024/02/27103427/MARIUPOL-20-1024x576.webp?resize=696%2C392&ssl=1)
O documentário aposta numa narrativa episódica, que com o tempo pode, para alguns, se tornar repetitiva. Afim de quebrar essa dinâmica no terço final do filme a produção intercala os momentos vistos com declarações do governo russo, que dizem que a narrativa apresentada pela Ucrânia, de que a Rússia está atacando hospitais e civis não passa de manipulação e fake news, o que dá um respiro a produção e consegue deixar o espectador mais indignado com Vladimir Putin.
20 Dias em Mariupol é um show de horrores doloroso de ser visto, mas que se revela necessário e importante, principalmente, para entendermos a situação dos civis ucranianos em meio a um dos conflitos mais sangrentos da história.