Skip to content
Início » 12 raças de gato para tutores ocupados

12 raças de gato para tutores ocupados

12 raças de gato para tutores ocupados

[ad_1]

Se você sempre quis ter um bichano e não tem muito tempo na rotina, precisa buscar por raças de gato que sejam de ‘baixa manutenção’. Isto é, são aquelas raças fáceis de cuidar no dia a dia, que possuem um certo nível de independência e conseguem se virar na ausência do tutor. Isso não significa dizer que eles podem ficar dias sem receber atenção e cuidados básicos, mas sim que exigem menos necessidades quanto outras raças devido a personalidade autossuficiente.

O Patas da Casa trouxe uma lista com as 12 raças de gato que são perfeitas para tutores que não tem muito tempo, mas não abrem mão de ter um gatinho em suas vidas. Confira que raças são essas:

1) Gato Siamês

O gato Siamês é sociável, mas independente

O Siamês é uma das raças de gato mais populares e queridas do Brasil, e você já já vai entender o porquê. Em primeiro lugar, o gato Siamês é dono de uma personalidade encantadora. Eles são sociáveis, gentis, gostam de estar na companhia de outras pessoas, mas também são relativamente independentes. Ou seja, conseguem se adaptar bem à rotina de tutores ocupados. São gatinhos curiosos e inteligentes, e gostam de se entreter com brinquedos interativos para gatos.

A aparência desses gatinhos é tão encantadora quanto a personalidade. Eles possuem uma pelagem curta e fácil de cuidar, e a cor dos pelos costuma ser clara, mas com as extremidades mais escuras. Os olhos do gato Siamês se destacam em meio ao rosto escuro, já que são de uma tonalidade azul penetrante.

2) Gato Persa

Apesar da carinha de brabo, o gato Persa é muito carinhoso

O gato Persa é conhecido pelo seu rostinho achatado que dá uma falsa sensação de que são bravos, mas na verdade eles são extremamente calmos e afetuosos. Esse é o gato ideal para tutores que buscam tranquilidade, mas também um companheiro leal e amoroso. 

Os Persas apreciam lugares calmos, o silêncio e rotinas mais tranquilas, e podem passar horas do dia descansando. Por isso, são ideais para tutores que não possuem muito tempo para interagir. O principal cuidado que o tutor do Persa precisa ter é em relação ao pelo de gato. Como são longos e exuberantes, necessitam de uma rotina de escovação diária, mas fora isso, a convivência com esse felino é bem tranquila e pacífica.

3) Maine Coon

O Maine Coon é uma das raças de gato que mais chamam atenção

O Maine Coon é um ‘gatinho’ que chama a atenção em qualquer lugar que vá. Afinal, ele é considerado uma das raças de gato gigantes, podem medir 41 centímetros de altura e chegam a pesar 10 quilos. Além de serem enormes, o corpo desses gatinhos é musculoso e eles possuem uma pelagem densa, longa e abundante.

Quanto à personalidade da maior raça de gato do mundo, eles são dóceis, amigáveis e extrovertidos. É considerada uma das raças de gato mais inteligentes que existem, por isso conseguem se adaptar facilmente a novos ambientes e podem até ser adestrados. Para suprir as necessidades instintivas da espécie de explorar, é importante oferecer um espaço enriquecido para o Maine Coon, com brinquedos e acessórios que estimulem a cognição felina. São gatinhos fáceis de lidar e companheiros perfeitos para quem busca um pet independente, mas carinhoso.

4) Sphynx 

O Sphynx é um gato inteligente e independente

O Sphynx é um gatinho de aparência exótica que conquista o coração de todo mundo. É conhecido por ser um gato sem pelo, então os tutores não precisam se preocupar em escovar a pelagem do animal diariamente. Eles são ótimos para quem não tem muito tempo na rotina porque são bastante independentes e conseguem se entreter sozinhos tranquilamente. Basta investir em um bom enriquecimento ambiental para gatos que com certeza você não vai ter problemas com o Sphynx. Ele também é dócil e companheiro, então é perfeito para quem está em busca de um gato exótico, mas que é fácil de cuidar e se vira bem sozinho.

5) Gato Himalaia

O gato Himalaia mistura características do Siamês e Persa

O gato Himalaia é, sem dúvidas, um felino fascinante. Ele surgiu do cruzamento de duas raças de gato, o Persa e o Siamês. Por essa razão, esse gatinho combina as feições de um gato Persa, com os pelos e personalidade sociável de um Siamês. São gatos calmos, afetuosos, que apreciam momentos de tranquilidade na rotina. Então são ideais para quem passa o dia todo fora e não tem tempo de dar tanta atenção ao animal. No entanto, como são gatos peludos, exigem uma rotina de escovação diária para manter os pelos desembaraçados e com aspecto saudável.

6) Gato de Pelo Curto Inglês

O gato de Pelo Curto Inglês são super tranquilos

Com certeza o traço que mais chama atenção no gato de Pelo Curto Inglês são os pelos felpudos e macios. A cor mais famosa desse gatinho é a cinza, mas eles também podem ser encontrados em outros tons, como branco, creme, escaminha, rajado etc. Esse gatinho é uma das raças de gato mais independentes que existem e também uma das mais tranquilas. Eles não são muito ativos, e quando estão sozinhos, preferem aproveitar o tempo tirando um ótimo cochilo. Por isso, ele é perfeito para um tutor muito ocupado.

7) American Shorthair

O gato de Pelo Curto Americano precisa de estímulos para se entreter 

O American Shorthair, também conhecido como gato de Pelo Curto Americano, é popular no mundo inteiro – inclusive no Brasil. Possui o corpo robusto, uma pelagem densa que é fácil de ser cuidada e olhos grandes e redondos que são encantadores. 

Apesar do American Shorthair ser uma das raças de gato mais curiosas que existem, eles são bem independentes e conseguem se virar muito bem no dia a dia. Contudo, precisam de estímulos para não ficarem entediados na ausência do tutor, como brinquedos interativos, nichos e prateleiras espalhados pela parede e, claro, um arranhador para gatos. Ele é um excelente companheiro para quem busca um gatinho amoroso, mas de natureza independente.

8) Gato Abissínio

É impossível não se surpreender com a aparência exótica do gato Abissínio

O Abissínio é uma das raças de gato exótica que sempre chama a atenção por onde passa. O formato do corpo do gato Abissínio é um pouco peculiar, com a cabeça em formato triangular, orelhas gigantes e um pelo alaranjado (ou em tons marrons e azuis) incrivelmente bonito. Quanto a pelagem, por ser curtinha e fina, ela é bem fácil de cuidar, então o tutor não precisa se preocupar tanto com isso.

Apesar de ser ativo e curioso, o Abissínio é um gatinho que sabe se virar sozinho. Mas é claro que ele precisa de muitos estímulos para suprir suas necessidades. Então, se você quer um Abissínio na sua vida, trate de investir nos melhores brinquedos para gatos para proporcionar os cuidados que ele precisa. 

9) Scottish Fold

O Scottish Fold é um gatinho que se adapta muito bem a qualquer situação

Apesar do Scottish Fold não ser um gato tão popular no Brasil, eles são ótimas companhias para tutores ocupados. São gatinhos calmos, adaptáveis e super independentes. Ele é tão na dele que preza muito pelo seu próprio espaço e por um tempo sozinho. Por isso, são perfeitos para você que está muito ocupado. quando estão na companhia do tutor, porém, sabem ser bastante carinhosos e amorosos.

Além de ser super independente, a aparência do Scottish Fold é outro ponto que chama a atenção. As orelhas desse felino são curvadas, um traço bastante peculiar e único entre as raças de gato. A pelagem macia dele é curtinha, então só precisa de uma escovação semanal para retirada de pelos mortos.

10) Gato Chartreux

O gato Chartreux se vira bem na ausência do tutor

O gato Chartreux é um felino que se destaca pela coloração dos pelos: ele é um gato cinza, com pelos curtos, densos e duplos que são super macios. Ele é um gatinho bastante sociável, gosta de passar tempo ao lado do tutor, mas também possui um lado mais reservado. Ou seja, apesar de gostarem de carinho e aconchego, eles são independentes e conseguem ficar bem sozinhos. Isso acontece porque o gato Chartreux é super adaptável, o que permite que eles não estranhem tanto a ausência do tutor ao longo do dia.

11) Gato Siberiano

O gato Siberiano é leal e carismático

É impossível não se impressionar com o gato Siberiano. Eles estão entre as raças de gato gigantes que chamam a atenção por onde passam devido ao porte e a pelagem. E falando em pelagem, os pelos do gato Siberiano provavelmente é a parte que dá mais trabalho na raça. Eles são densos, exuberantes e cheios, mas não são tão difíceis de manter: o recomendado é escovar o Siberiano no mínimo 3 vezes na semana.

A personalidade deste felino é o que torna esses gatinhos perfeitos para quem não tem muito tempo no dia a dia. Eles são carismáticos, leais, mas extremamente tranquilos e fáceis de lidar. São independentes e conseguem se adaptar a várias situações.

12) Gatos vira-lata

Os gatos vira-latas se adaptam muito bem a qualquer ambiente

Apesar dos gatos vira-lata não possuírem uma raça específica, eles também podem ser companheiros perfeitos para sua vida agitada. Por não terem uma raça definida, podem apresentar uma variedade de características físicas, com cores variadas e formatos de corpo também. Quanto à personalidade, esses gatinhos tendem a se adaptar muito bem às mudanças da vida. Embora sejam carinhosos com a família, também prezam por um tempinho só dele na rotina. Por isso, podem ser perfeitos para você que não tem muito tempo.

[ad_2]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Exit mobile version
replica rolex watches replica watch