[ad_1]
Sabia que existem algumas raças de cachorro que não dão muito trabalho quando o assunto é banho e tosa? São cães que geralmente têm uma pelagem curta ou dupla que não deve ser retirada completamente, apenas aparada. Isso quer dizer que dá para economizar bastante com pet shop sem essa obrigação de fazer a tosa de cachorro!
Por isso, se você é do tipo de tutor que não está nem um pouco a fim de perder tempo procurando um ‘pet shop banho e tosa perto de mim’, essa lista é pra você! Confira abaixo 10 raças de cachorro que não precisam de tosa.
1) Beagle
O cachorro Beagle é uma das melhores opções para quem não quer gastar muito tempo cuidando dos pelos do pet. A raça tem pelos curtos, densos e super macios que não devem ser totalmente tosados, ou podem acabar expondo a pele desses animais. Ou seja, a pelagem que eles têm serve como uma proteção.
Além disso, essa é uma das melhores raças de cachorro porque o Beagle também não precisa de banhos tão frequentes. Uma vez a cada 45 dias é o tempo ideal para cuidar da higiene do pet.
2) Labrador
A raça Labrador possui uma pelagem curta, densa e com presença de subpelo que também não precisa de cuidados tão específicos. Não se recomenda, inclusive, fazer a tosa de cachorro justamente porque raças com subpelo costumam sofrer com problemas de pele depois da tosa.
A frequência dos banhos é outro ponto positivo. O Labrador, se não estiver muito sujo, pode ser banhado a cada 2 meses. No entanto, é importante ter em mente que essa é uma das raças de cachorro que mais amam água. Então se o pet for na piscina ou no mar, é interessante lavá-lo com água doce em seguida (mas sem necessidade de enxágue).
3) Pinscher
Quando falamos dos cuidados com o Pinscher, cachorro da raça não precisa ser tosado. Esses pets têm uma pelagem bem rente ao corpo e lisa que é muito fácil de cuidar. Uma escovação semanal e banhos quinzenais são suficientes para manter o cãozinho com uma pelagem bonita e saudável.
Tosar cachorro, por outro lado, não é nem um pouco recomendável, o que pode te ajudar a economizar bastante com as idas ao pet shop. O máximo que se indica é fazer a tosa higiênica, mas sem tirar o comprimento dos pelos no geral, porque isso pode afetar a proteção natural da raça Pinscher.
4) Pastor Alemão
Uma das raças de cachorro que muita gente até pensa que dá trabalho, mas não dá, é o Pastor Alemão. Isso porque esse cãozinho possui uma pelagem dupla que ajuda na regulação térmica – e a tosa de cachorro pode comprometer seriamente essa proteção.
O cachorro Pastor Alemão não costuma soltar muito pelo, mas precisa de atenção maior durante os períodos de troca, em que as quedas se acentuam. Já os banhos podem ser dados em intervalos de aproximadamente 45 dias.
5) Boston Terrier
Além de ser uma ótima companhia para o dia a dia, o Boston Terrier é um dos cães que menos dá trabalho. Ele consegue se virar bem sozinho, e o melhor de tudo é que não é necessário tosar cachorro da raça. A raça Boston Terrier tem uma pelagem curta e lisa que não requer cortes.
Para melhorar mais ainda, ao contrário do Dálmata, esse é um cãozinho que não solta muito pelo. Ele também não tem um cheiro forte, o que significa que o banho de cachorro pode ser feito com intervalos maiores de tempo.
6) Dachshund
Existem três tipos de Dachshund: pelo longo, pelo curto e pelo duro. Enquanto as versões de pelo longo e duro costumam exigir maiores cuidados, o Dachshund de pelo curto não precisa tanto disso. Na verdade, nem se recomenda a tosa de cachorro, apenas a escovação dos pelos e banhos.
Para cuidar da pelagem da raça Dachshund de pelo curto, basta uma escovação semanal. Já os banhos podem acontecer pelo menos uma vez por mês, sempre com produtos específicos para pets.
7) Husky Siberiano
O Husky Siberiano é outro cãozinho que apresenta uma dupla camada de pelos, e que, por isso, não requer tosa. Mesmo sendo bem peludo, é possível economizar bastante com esse pet, uma vez que os cuidados com a sua pelagem são mínimos.
A tosa de cachorro Husky Siberiano não é recomendada porque se os pelos forem cortados, o animal perde a sua proteção térmica. Durante os períodos de troca, as quedas se intensificam e as escovações devem ser diárias. Mas, no resto do ano, escovar os pelos três vezes na semana é suficiente. Já os banhos podem ser mensais ou a cada dois meses.
8) Dálmata
Outro exemplo de raça que não precisa da tosa de cachorro é o Dálmata. Embora essa seja uma das raças de cachorro que mais soltam pelos, esses cães têm fios bem curtos que não devem ser tosados porque isso acaba retirando a camada de proteção natural desses pets.
Ao contrário dos outros cães, o cachorro Dálmata não tem uma frequência certa de banhos. Eles costumam ser bastante limpinhos e não ficam com aquele odor desagradável. Então, a não ser que estejam realmente muito sujos, os Dálmatas não precisam de banhos todo mês.
9) Pug
Com uma pelagem rasteira, lisinha e brilhante, o Pug também está na lista de raças de cachorro que não precisam de tosa. Esses cães já têm uma tendência natural a desenvolverem problemas dermatológicos, e isso pode piorar ainda mais se o tutor insistir em tosar o animal.
Os cuidados com a raça Pug são bem tranquilos. Os banhos devem acontecer uma vez a cada três semanas, em média, ou a cada 20 a 25 dias. Já a escovação deve ser feita frequentemente, pois apesar de ter pelos curtinhos, o Pug solta muito pelo.
10) Chow Chow
O Chow Chow é uma raça que pode surpreender por aparecer aqui. Mas, mesmo sendo um cão super peludo e fofinho, não se pode fazer a tosa de cachorro Chow Chow. A explicação é a mesma do Husky e Pastor Alemão: os pelos do pet funcionam como protetor térmico. Além disso, a tosa pode favorecer problemas de pele.
As escovações dos fios do cachorro Chow Chow precisam acontecer semanalmente, de preferência três vezes por semana. Já os banhos devem ser feitos uma ou duas vezes por mês, com um cuidado muito importante: secar bem os pelos do cachorro. A umidade favorece o surgimento de fungos, por isso depois do banho ele deve estar bem sequinho.