Skip to content
Início » Você sabe interpretar o miado de gato filhote? Foi com essas 6 táticas que aprendi a entender o que meu gatinho quer

Você sabe interpretar o miado de gato filhote? Foi com essas 6 táticas que aprendi a entender o que meu gatinho quer

Você sabe interpretar o miado de gato filhote? Foi com essas 6 táticas que aprendi a entender o que meu gatinho quer


Comportamento animal

Publicado – 08 Outubro 2024 – 16h07

Atualizado – 08 Outubro 2024 – 16h07

Existem muitas maneiras de interpretar o que um gato quer dizer. A linguagem felina é bastante rica e os bichanos costumam se expressar por meio de gestos, posturas e também pela vocalização. Por isso, se você acabou de adotar um gatinho, é bom saber diferenciar os tipos de miado de gato filhote!

Como ainda está aprendendo a se comunicar, o bichano pode miar bastante em várias situações. Por isso, ao ouvir um gato filhote miando, não se preocupe: essas 6 dicas abaixo vão te ajudar a entender melhor o seu animal de estimação.

1) Miado de gato filhote pode ser sinal de fome

Um gato com fome pode miar bastante até receber o que ele tanto deseja: comida. Costuma ser um miado mais ‘urgente’ e repetitivo, com o intuito de que o tutor pare imediatamente o que estiver fazendo para alimentá-lo.

É por esse motivo que é importante seguir certinho as recomendações de um veterinário sobre a alimentação do gato filhote. Nessa fase de crescimento, geralmente os especialistas indicam dar pequenas porções de ração várias vezes ao longo do dia, seguindo a lógica:

  • 4 vezes por dia para filhote de gato com dois a quatro meses de idade;
  • 3 vezes por dia para filhote de gato com quatro a seis meses de idade;
  • 2 vezes por dia a partir de seis meses de idade.

2) O gato filhote miando também pode estar com frio

Os filhotinhos têm uma sensibilidade térmica muito maior do que os animais adultos, especialmente nos primeiros meses de vida. Por isso, mudanças bruscas de temperatura tendem a afetá-los bastante, ainda mais quando anoitece e o friozinho começa a aparecer. Como consequência disso, você pode ouvir um gato filhote miando muito.

Uma boa maneira de evitar que isso aconteça é sempre garantir que os bichanos estejam sempre bem aquecidos antes de dormir. Forneça uma caminha aconchegante e deixe disponíveis lençóis, mantas e cobertores para evitar um gato com frio.

3) Às vezes o miado de gatos filhotes reflete uma necessidade de atenção

Engana-se quem pensa que os gatinhos são super desapegados e não ligam para o contato humano. A prova disso é que, em muitos casos, o miado de gato filhote acontece porque os bichanos querem receber atenção e carinho dos donos. Esse tipo de vocalização pode acontecer uma ou várias vezes no dia, mas sempre cessa quando você está junto do pet.

É importante, porém, tentar acostumar o gatinho a ficar sozinho de vez em quando para que ele não desenvolva uma dependência do tutor. Mas, ao mesmo tempo, você deve sempre separar um tempinho para se dedicar ao seu amigo peludo, interagindo positivamente com ele com brincadeiras, carinho, elogio e petiscos.

gato filhote miando
Um gato miando pode ser fome, frio ou carência

4) O miado de gato filhote às vezes é indício de saudades da mãe

Você sabia que gatos sentem saudades? É isso mesmo: esse não é um sentimento exclusivo dos humanos. Mesmo que os bichanos não saibam muito bem o que significa, eles sentem saudades desde que são filhotinhos — e essa saudade toda é da mãe deles.

É por isso que é comum você se deparar com um miado de gato filhote parecido com um choro nas primeiras semanas do felino na sua casa nova. Esse é um reflexo da falta que o pet sente da mamãe gata, que foi um colo e um porto-seguro para o filhote nos dois primeiros meses de vida.

5) Pode ser que o gato filhote miando esteja com medo

Alguns bichanos são naturalmente mais medrosos do que outros. Mas, quando são filhotes, tudo é novidade — e tudo pode ser incrivelmente assustador também. Por isso é tão comum ver um gato com medo nessa fase de vida, e um dos comportamentos que mais refletem isso é justamente o miado de gato.

Se o bichano está com medo, você com certeza vai ver o gato miando baixinho e bem encolhidinho. Ele pode até tremer de medo, em alguns casos. O melhor a se fazer é proporcionar um ambiente o mais acolhedor possível para o pet e evitar barulhos muito altos que possam assustá-lo nas primeiras semanas em casa, como eletrodomésticos ligados (liquidificador, secador de cabelo), portas batendo, televisão muita alta, entre outros.

6) Miado de gato filhote às vezes indica atenção com o banheirinho do pet

Os gatos mostram como são higiênicos desde filhotes. Isso porque além de aprender a usar a caixinha de areia, os felinos ainda podem mostrar seu descontentamento se o acessório estiver sujo. E eles fazem isso como? Com o miado de gato filhote, é claro!

Ou seja, quando o animal quer usar a caixa de areia para gatos e ela está suja, ele vai miar até que o tutor veja que o problema é a limpeza da caixinha. Caso contrário, o filhote de gato vai fazer as necessidades no lugar errado.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *