[ad_1]
O robô aspirador Mondial Pratic Clean RB-11 é um modelo de entrada que promete três funções: varrer, aspirar e passar pano. Mas, será que ele dá conta do recado? A equipe do Tua Casa realizou uma série de testes para conferir isso e você pode acompanhar os detalhes a seguir.
Unboxing, primeiras impressões e detalhes do robô aspirador
O produto veio bem embalado em uma caixa de papelão, com uma divisória do mesmo material por dentro para proteger todos os itens. Dentro da caixa, além do robô aspirador, constava o manual de instruções, um pano de microfibra, bateria, fonte do carregador e duas escovas – a maioria dos itens envoltos por um plástico protetor.
Após retirarmos o aparelho da caixa, colocamos a bateria no compartimento localizado na parte inferior do aspirador e deixamos ele carregando por 12h – como indicado pelo fabricante no manual. Não é necessário ligar o robô para carregar.
A primeira impressão que tivemos foi que se trata de um modelo leve e de tamanho adequado para passar por debaixo de alguns móveis. Ele também é emborrachado, o que impede de machucar móveis e objetos no momento da colisão.
Registramos os testes e outros detalhes do produto em um vídeo. Confira os detalhes:
Acessórios
O Robô Aspirador Mondial Pratic Clean RB-11 conta com alguns acessórios e funções para cumprir com o seu objetivo de tornar a limpeza mais prática. São eles:
- MOP: um pano microfibra azul que permite o aparelho passar pano enquanto aspira. Para encaixá-lo na parte inferior do aspirador, basta utilizar o velcro. O modelo não vem com MOP extra para troca.
- Escovas laterais: o aspirador conta com duas escovas laterais com o objetivo de facilitar a limpeza de cantos e frestas. Para colocar, basta apenas encaixá-las na parte inferior do aparelho. O aspirador não vem com escovas extras para troca.
- Reservatório removível: acessado com um clique na parte de cima do aparelho, armazena a sujeira aspirada em até 140 mL e pode ser removido para a limpeza.
- Adaptador: o adaptador contido no modelo é bivolt, sendo possível utilizar em tomadas de 127V ou 220V.
- Bateria: o aparelho contém uma bateria recarregável. De acordo com o fabricante, seu tempo de autonomia é de 90 minutos e leva cerca de 4h a 6h para uma carga completa.
Funções
- Modo operação: intercala três modos de operação de forma automática. São eles o modo aleatório, espiral e contorno de paredes.
- Função MOP: essa função serve para o aparelho aspirar e passar pano no chão ao mesmo tempo.
- Tecnologia antirrisco: esse modelo tem a parte da frente revestida com borracha para evitar que o aspirador machuque móveis e objetos do lar.
- Super Slim: o robô aspirador possui design super slim de 7.5 cm de altura, o que permite que ele limpe por baixo de alguns móveis.
- Sensor antiqueda: impede que o aspirador caia de lugares mais altos, como degraus e escadas, e seja danificado. Lembrando que é necessário regular o sensor de acordo com as características do seu lar. A escala de ajuste fica localizada na parte inferior do robô.
- Subida em pequenos desníveis: o aparelho tem a capacidade de subir pequenos desníveis por conter rodas amortecedoras, o que permite que ele percorra melhor o ambiente.
- Carregamento manual: por não conter uma base carregadora, o carregamento é realizado manualmente.
- Limpeza de diferentes tipos de piso: o aparelho promete realizar limpeza em diferentes tipos de superfícies.
Robô Aspirador Mondial Pratic Clean RB-11 testado
O Robô Aspirador Mondial Pratic Clean RB-11 teve todas suas funções e capacidades testadas pela equipe do Tua Casa para conferir a eficiência de cada uma delas. Confira os detalhes:
Sensor antiqueda
Para esse teste, primeiro ajustamos os sensores de acordo com nosso piso. Como o piso era frio e claro, deixamos o sensor configurado para desníveis menores. Depois, posicionamos o robô próximo às escadas para podermos conferir o funcionamento. Executando o modo operação, ele percorreu até a borda da escada e limpou todos os cantinhos. De fato, conseguiu detectar o desnível e não caiu.
Farelo de comida
Testamos aqui a capacidade do Robô Aspirador Mondial Pratic Clean RB-11 de aspirar farelos de comida. Para isso, posicionamos ele na nossa sala de estar e espalhamos farelos de biscoito pelo chão. Quando deu sua primeira volta no local, notamos que ele não conseguiu aspirar todos os farelinhos do chão e foi necessário uma segunda volta para uma limpeza completa. Também é importante pontuar que, durante o processo, as duas escovas laterais foram essenciais para varrer os farelos espalhados nos cantinhos próximos ao sofá.
Poeira
Para testar a capacidade do robô de realizar uma limpeza leve, optamos por conferir seu poder de sucção em relação à poeira. Por isso, levamos o aspirador robô para um cômodo que costuma juntar bastante poeira. Ele executou o modo operação sem nenhum imprevisto e de maneira satisfatória. Quando retiramos o reservatório, havia uma quantidade considerável de poeira aspirada.
Tapete
Pensando na promessa do aspirador de uma limpeza eficiente em vários tipos de superfície, optamos por colocá-lo próximo a um tapete também com farelos de biscoito. Primeiro, notamos que os amortecedores, de fato, permitiram que o robô subisse com facilidade o pequeno desnível do tapete. Sobre a limpeza, ele demonstrou dificuldade com os farelos e não foi muito eficiente. Depois de passar no mesmo local duas vezes, ainda sobraram farelos no tapete.
Tecnologia antirrisco
Durante os testes realizados, notamos que o aparelho se chocou diversas vezes nos objetos dos cômodos – armários, sofás, cadeiras, bancadas – e, de fato, as borrachas impediram que os objetos fossem danificados pelo impacto.
Função MOP
Para testar a função do robô de limpar o chão enquanto aspira, optamos por umedecer o pano de microfibra com um pouco de produto de limpeza. Quando deixamos ele agir na sala de estar, notamos que o chão ficou levemente úmido e que isso contribuiu para deixar o ambiente perfumado. No fim do processo, retiramos o pano e notamos que ele também tinha limpado um pouco da sujeira do chão. Entretanto, pelo tamanho pequenodo pano, ele só foi capaz de limpar de forma superficial. Para uma limpeza mais extensa, o pano precisaria ser limpo e umedecido novamente.
Bateria
Assim como indicado, a bateria do Robô Aspirador Mondial Pratic Clean RB-11 durou cerca de 1 hora e meia (90 minutos) durante todo o processo de testes. Para recarregar, levou cerca de 3 horas e meia, tempo inferior ao indicado no manual.
Nosso veredito
Após avaliarmos o desempenho do Robô Aspirador Mondial Pratic Clean RB-11, concluímos que ele é uma boa opção para quem busca um aparelho para auxiliar na limpeza diária do lar. Seu maior destaque é, com certeza, seu ótimo custo benefício em relação a outros robôs do mercado. Ele executa 3 funções – aspirar, limpar e varrer – mesmo sendo um modelo simples.
Apesar de o robô precisar ser recarregado manualmente e não ter uma sucção potente o suficiente para lidar com limpezas mais pesadas, o Robô Aspirador Mondial Pratic Clean RB-11 tem uma capacidade surpreendente de aspirar poeiras e auxiliar com limpezas mais leves no dia a dia. Ou seja, é um bom aparelho para a manutenção da limpeza da casa.
Recomendamos que você também consulte o guia dos melhores robôs aspiradores do mercado para uma comparação detalhada antes de decidir qual modelo se encaixa melhor nas suas necessidades.
- Varre, aspira e passa pano
- Reservatório: 140ml
- Potência: 30W
- Autonomia: 90 minutos
- Carregamento: entre 4h e 6h
- Com duas escovas laterais
- Sensor antiqueda
- Super Slim: 7,5 de altura