Publicado – 30 Agosto 2024 – 17h34
Atualizado – 30 Agosto 2024 – 18h48
Decifrar o amor de cachorro pode parecer algo simples e intuitivo, mas a comunicação canina é muito mais complexa do que parece. Muitas vezes, os sinais que os cães dão podem ser mal interpretados se você não tiver afinidade com ele. E mesmo que você o conheça, questões do ambiente e bem-estar geral do pet podem influenciar na forma como ele reage aos estímulos.
Listamos a seguir quais sinais você deve observar para saber se um cachorro te ama ou te odeia – e até mesmo para entender a mensagem que ele quer passar com alguns comportamentos!
O rabo abanando é um sinal de amor de cachorro
A dica para decifrar se os cachorros te amam ou não é observar com muita atenção como o animal se comporta próximo a você. São esses sinais que vão deixar claro o que o pet sente. Uma das formas mais comuns do cachorro expressar amor é pelo movimento do rabo. Ele vai te ajudar a interpretar um cachorro feliz, com medo ou mesmo com raiva.
Para isso, é importante prestar atenção no movimento do rabo de cachorro abanando. A cauda balançando rapidamente quase sempre é sinal de felicidade, mas se ela apresentar uma postura tensa, pode ser que o pet esteja ansioso e excitado. Nesse caso, é melhor não se aproximar para não irritá-lo.
O rabo entre as pernas não é um sinal de amor de cachorro
Como já deu para perceber, o rabo do pet pode dizer muita coisa sobre o amor de cachorro. Quando ele coloca o rabo entre as pernas, por exemplo, ele está demonstrando sinais de submissão, medo e desconfiança, e não de amor. É totalmente diferente de quando o cão abana o rabo de um lado e pro outro, como se estivesse super empolgado. Se o pet tem o hábito de ficar com o rabo entre as pernas perto de você, é importante investigar o que deixa o cachorro com medo. Cães podem se assustar com brigas, vozes altas e com pessoas que não conhecem.
Na linguagem canina, os rosnados não são um bom sinal
O cachorro rosnando nunca é um bom sinal. Na linguagem canina, esses barulhos indicam que o cão está se sentindo desconfortável ou com medo de alguma situação. Por isso, se você se deparar com um cachorro rosnando para você, pode ser que ele não te ame tanto assim – ou talvez só não queria ser incomodado. Nesse momento, é importante respeitar o espaço do animal e não tocar nele. Ignorar os rosnados e forçar contato é uma atitude muito perigosa, que pode acabar resultando em um ataque de cachorro.
O pet demonstra o amor de cachorro levando brinquedos até você
Os brinquedos para cachorro sempre fazem o maior sucesso entre os peludos, né?! Eles são completamente apaixonados pelas bolinhas e ursos de pelúcia. A paixão é tanta que alguns cãezinhos podem até sentir ciúmes desses itens. Então se ele levou o brinquedo dele até você, pode ter certeza que o amor de cachorro está presente. Essa atitude indica que o cãozinho confia em você para dividir um objeto que tanto gosta.
A troca de olhares diz muito na linguagem canina
As trocas de olhares entre você o cachorro é um sinal que pode ajudar muito a entender o pet sente por você. Uma pesquisa publicada na revista científica Plos One comprovou que os cães se comunicam com os humanos por meio do olhar, podendo demonstrar amor ou ódio. Quando o amor de cachorro pelo humano é forte, por exemplo, eles mantêm o contato visual relaxado e tranquilo. É um olhar fixo e profundo que demonstra o amor de cachorro por você.