Skip to content
Início » sua casa nunca mais será a mesma

sua casa nunca mais será a mesma

cortina branca com vento


É possível que você nunca tenha se dado conta, mas a cortina é um elemento importante na composição de ambientes internos. Este item tem forte influência sobre a compreensão do espaço, o que significa que se escolhido de forma incorreta, causará um grande ruído na percepção do ambiente.

As cortinas não têm apenas a função de bloquear a insolação, mas também podem suavizá-la, causando diferentes sensações conforme a iluminação varia ao longo do dia. É possível criar diferentes cenários com o controle da entrada luz, gerar movimento com os ventos que adentram a casa, e apreciar as diferentes texturas conforme a luz percorre o tecido. Essa dinâmica é capaz de causar sensações de leveza, calmaria e aconchego.

Percebe como as cortinas são importantes? E a verdade é que após entender os pequenos segredos que irei te contar hoje, verá como é simples ter um ambiente harmônico e elegante com a escolha da cortina correta.

Dimensionamento

O dimensionamento incorreto das cortinas é o principal erro que costumo ver. Na maioria das vezes a cortina está muito curta, ou com falta de tecido para um bom caimento.

Comprimento

Mesmo que esteja comprando cortina para uma janela, utilize o comprimento todo do piso até o teto. Cortinas curtas acabam por causar desarmonia no ambiente, gerando a sensação de que está faltando algo. E está faltando mesmo: o resto da sua cortina.

cortina curta janela escrivaninha

Veja a diferença entre a imagem acima, com a cortina curta, e a imagem abaixo com a cortina passando por trás da bancada, completando todo o comprimento do piso ao teto. Consegue perceber como a cortina longa traz mais harmonia e elegância para o ambiente?

escrivaninha na janela com cortina

Largura

Dependendo do dimensionamento do seu ambiente, prefira ocupar a largura toda da parede com a cortina, mesmo que sua janela esteja centralizada. Isto cria unidade, tornando o ambiente mais harmônico.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

quarto de casal com cortina de linho

Nos casos em que a parede for maior está liberado fazer a cortina apenas no perímetro da janela. Mas não esqueça, a cortina deve transpassar as laterais da janela em pelo menos dez centímetros.

cortina sala com cortineiro

Outro ponto importante no dimensionamento da largura é a quantidade de tecido. Isto varia conforme o modelo de cortina escolhido, podendo ser o dobro ou triplo da dimensão que a cortina irá ocupar. Sempre que possível, opte pela cortina sob medida, o profissional que irá personalizar sua cortina saberá dimensionar corretamente.

sala leve com cortina cinza

Cortineiro

Caso tenha forro de gesso, é possível criar um cortineiro. Este elemento serve para esconder o trilho, tornando a transição entre o forro e cortina mais leve. Para mim, este é um clássico caso de “menos é mais”.

Embora existam diferentes formatos de cortineiro, acredito que o recuo no forro liso é a melhor opção, pois assim cumprimos a função proposta de forma simples, sem efeitos que servem apenas para decoração.

sala de estar com cortineiro

É possível adicionar iluminação dentro do cortineiro e criar uma diferente atmosfera para o seu ambiente. Assim, quando deseja uma iluminação indireta para um ambiente mais tranquilo, é possível ligar apenas a luz embutida no cortineiro.

sala com cortineiro iluminado

Trilho

Caso prefira não utilizar cortineiro, também é possível embutir o trilho no forro de gesso. Acho esta solução super elegante e simples de ser feita. Basta prever isto antes e alinhar com o gesseiro.

sala com cortina embutida

Nos casos em que não há forro e precisamos fixar a cortina direto na laje, podemos utilizar o trilho suíço. Gosto desde modelo por ser mais estreito e assim não fica tão aparente.

cortina com trilho suiço

Tecido

Prefira tecidos claros e leves, para manter um bom caimento. É interessante separar forro e cortina, para que você tenha maior flexibilidade no controle de entrada de luz. Com o tecido de maior transparência é possível trazer maior sensação de aconchego.

quarto com cortina de linho e cabeceira ripada

Escolher cortinas é mais simples do que parece, né? Na dúvida, sempre escolha o básico.

Ao entender e explorar as diversas maneiras pelas quais as cortinas podem impactar a estética e a funcionalidade, você está prestes a transformar sua casa em um ambiente verdadeiramente único e acolhedor.



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *