Uma especialista em direitos do consumidor do Reino Unido iniciou um processo judicial contra a Sony. Alex Neill alega que a empresa “explora seus consumidores britânicos, cobrando muito pelos jogos digitais de PlayStation e conteúdo in-game“. Isso, na visão dela, abre brecha diante da lei.
O processo é contra a Sony Interactive Entertainment Europe Limited e Sony Interactive Entertainment Network Europe Limited. As acusações são de monopólio da venda de jogos digitais, uso da predominância do mercado para forçar termos e condições para estúdios e mais. Confira abaixo:
- A Sony tem quase o monopólio da venda de jogos digitais e conteúdo complementar por meio do controle da PlayStation Store.
- A Sony usa esse domínio para impor termos e condições rigorosos aos desenvolvedores e publishers.
- Esses termos permitem que a Sony defina o preço dos jogos digitais e do conteúdo do jogo e cobre uma comissão de 30% sobre cada compra de jogos digitais e conteúdo do jogo na PlayStation Store.
- Isso resulta em preços excessivos e injustos para os consumidores por seus jogos digitais e conteúdo de jogos.
- Esses preços são totalmente desproporcionais aos custos da Sony para fornecer esses serviços a seus clientes.
Ação contra a Sony no Reino Unido busca compensação
Os gamers britânicos que compraram jogos de PlayStation em sua loja entre 19 de agosto de 2016 a 19 de agosto de 2022 podem entrar nesse processo coletivo, caso estejam dentro das classificações adicionais descritas no documento.
Veja mais:
Segundo a representante da acusação, esse é um processo importante, já que os games passaram a ser a maior indústria de entretenimento no Reino Unido e “não é só para crianças“.
“A ação está sendo movida em nome de 8,9 milhões de clientes do Reino Unido, para proteger os direitos e o bem-estar dos consumidores, impedir que a Sony continue a cobrar de seus clientes o que alegamos ser preços excessivos e buscar compensação pelos pagamentos excessivos que afirmamos terem sido feitos. Queremos garantir o estabelecimento de condições equitativas para que a Sony não possa mais cobrar os preços que alegamos serem excessivos e para que a concorrência seja introduzida“.
Todo o processo durará oito semanas, tempo para as partes reunirem documentos necessários. Essa ação coletiva vem em um momento em que o estado norte-americano da California quer que as publishers, como a Sony, deixem claro que as cópias digitais de jogos são só licença de uso.
Via: Eurogamer Portugal
Participe do grupo de ofertas do Adrenaline
Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.
Agradecemos por dedicar seu tempo a explorar os artigos24h.
Esperamos que este artigo tenha proporcionado a você uma experiência informativa e envolvente.
Fique ligado para mais descobertas e histórias fascinantes, pois estamos comprometidos em trazer conteúdo de qualidade 24 horas por dia.
Sua curiosidade é a nossa inspiração, e estamos empolgados em continuar essa jornada de exploração e aprendizado juntos.
Até o próximo artigo, e não se esqueça de compartilhar o conhecimento e a diversão com seus amigos.
Continue explorando, continue aprendendo, continue sendo parte da comunidade artigos24h!