Skip to content
Início » Significado, Cores Que Combinam +18 Decorações Incríveis

Significado, Cores Que Combinam +18 Decorações Incríveis

Significado, Cores Que Combinam +18 Decorações Incríveis


O roxo é uma cor secundária derivada da mistura em partes iguais das cores vermelho e azul. Quando essa mistura apresenta mais quantidade da cor azul, resulta em tons de lilás e anil. E se você misturar mais vermelho que azul, vai obter a cor púrpura ou magenta.

A cor roxa é muito utilizada na decoração de ambientes sofisticados e pode ser empregada em detalhes como almofadas, flores, sofás, cortinas, tapetes, entre outros.

Confira neste post dicas de como usar o roxo na decoração da sua casa, com ideias elegantes para vários ambientes.

Afinal, qual é o significado da cor roxa?

fullscreen

1. O roxo combinando perfeitamente o com as artes, mobílias, tapetes que inspiram o jazz – Projeto: Wesley Lemos | Foto: Xico Diniz/CASACOR

O roxo, conhecido por sua associação com magia, espiritualidade e mistério, traz a sensação de transformação e introspecção. Em dormitórios, adiciona um toque de sofisticação e cria uma atmosfera aconchegante, sendo ideal para espaços destinados ao descanso e reflexão.

Essa cor também é símbolo de nobreza e poder, por isso, é uma escolha frequente para ambientes luxuosos e requintados. 

Além disso, combina com espaços sóbrios, como salas de leitura ou de TV, onde seu tom profundo contribui para um ambiente elegante e sereno.

Outra dica é utilizar o roxo em uma parede da sala para destacar quadros e obras de arte penduradas, como podemos conferir no projeto Loft Caju Jazz do arquiteto Wesley Lemos para a CASACOR Sergipe 2023. 

imagem 2024 01 18 121226532 fullscreen

2. Espaço repleto de simbolismo artístico e design refinado, destacando personalidade e elegância – Projeto: Wesley Lemos | Foto: Xico Diniz/CASACOR

Quais cores combinam com o roxo? 

imagem 2024 01 18 121252861 fullscreen

3. O roxo combinado com tecidos diferenciados e cores escuras neste apartamento de Sig Bergamin, localizado em Paris – Projeto: Sig Bergamin | Foto: William Abranowicz/CASACOR

A sala de estar do apartamento de Sig Bergamin, em Paris, prova que o roxo harmoniza muito bem cores como laranja, preto, branco e amarelo. Optar por tons neutros também é uma estratégia eficaz para equilibrar o visual e evitar excessos.

Em quartos femininos ou infantis, a combinação do roxo com lilás e branco cria um ambiente suave e agradável. 

imagem 2024 01 18 121318289 fullscreen

4. A combinação do roxo no tom lilás com branco torna o ambiente mais tranquilo – Foto: Shutterstock

Detalhes decorativos como almofadas, poltronas e sofás nessas cores, combinados com móveis amadeirados, conferem um toque acolhedor. 

Para as paredes, os tons amadeirados, brancos e amarelos complementam bem o roxo, trazendo elegância ao espaço.

Como harmonizar ambientes com tons de roxo? 

imagem 2024 01 18 121336102 fullscreen

5. Pink vibrante e roxo se combinam com padrões variados, trazendo energia e jovialidade ao ambiente – Projeto: Cecilia Ayala | Divulgação/CASACOR

Viva Decora Profissionais

Os tons de roxo, como lilás, violeta e púrpura, estão entre o vermelho e o azul. Essas variações podem ser usadas para realçar detalhes em ambientes como quartos de casal, salas de estar, quartos infantis, cozinhas e banheiros.

No décor, é possível empregar diferentes tons de roxo de forma equilibrada, sem sobrecarregar o ambiente. 

Ao escolher móveis ou objetos decorativos roxos, a melhor abordagem é combiná-los com cores neutras ou que façam parte da mesma paleta.

Em projetos de design de interiores, os tons de roxo são frequentemente utilizados para transmitir modernidade e jovialidade, como podemos conferir no projeto de Cecilia Ayala para a CASACOR Paraguai 2017. 

Para decorações mais clean, muitos profissionais optam por incluir tons de roxo em elementos naturais, como flores. Isso adiciona um charme discreto e elegante ao ambiente, mantendo a simplicidade e a sofisticação. Confira, a seguir, como combinar mais tons de roxo!

Roxo pastel

O tom de roxo pastel é claro e suave, perfeito para usar em ambientes com decoração clean e delicada. Os tons neutros são perfeitos para harmonizar com o roxo pastel, mas caso queira uma decoração mais moderna, misture com tons mais escuros, como cinza ou até mesmo rosa pink.

Roxo neon

Modernidade é a palavra certa para descrever o tom roxo neon. Você consegue usar o tom em luzes de led ou em papéis de parede de revestimento para sua casa. Use tons mais claros de roxo para combinar com o roxo neon na decoração.

Roxo escuro

Quem prefere decorações com tons intensos pode investir no roxo escuro. Essa tonalidade mais escura é perfeita para destacar a parede do quarto ou da sala de estar. Aproveite também para usar o roxo escuro em móveis no ambiente, como aparadores, mesas e poltronas.

Como utilizar a cor roxa para revitalizar cada cômodo da sua casa?

Agora que sabe mais sobre o assunto, descubra como a cor roxa pode transformar cada cômodo da sua casa em um espaço único e cheio de estilo com essas dicas simples e eficazes.

Quarto 

imagem 2024 01 18 121359517 fullscreen

6. Quarto elegante com roupa de cama roxa, parede cinza e detalhes em ouro, exalando modernidade – Foto: Shutterstock

No quarto, utilize o roxo em paredes ou na roupa de cama para criar um ambiente calmo e elegante. A combinação com tons neutros equilibra a decoração, proporcionando serenidade e um toque de sofisticação.

Sala de Estar 

imagem 2024 01 18 121412479 fullscreen

7. O sofá roxo se destaca em meio ao lustre Baccarat e paredes com detalhes dourados – Projeto: Lídia Maciel | Foto: Salvador Cordaro/CASACOR

Na sala, o roxo pode ser adicionado através de almofadas, cortinas ou uma peça de mobília destacada, como podemos conferir no projeto Antessala Real, da arquiteta Lídia Maciel para a CASACOR São Paulo 2017. 

A cor traz profundidade e um ar moderno ao ambiente, especialmente quando contrasta com cores claras ou madeira.

Banheiro 

imagem 2024 01 18 121437026 fullscreen

8. Banheiro contemporâneo com paredes e acessórios em tons de roxo, criando um espaço único e repleto de estilo – Foto: Freepik

No banheiro, o roxo oferece uma sensação de luxo e relaxamento. Aposte em toalhas, tapetes ou acessórios nessa tonalidade, combinando-os com azulejos brancos ou cinza para um look contemporâneo e sereno.

Cozinha 

imagem 2024 01 18 121458744 fullscreen

9. Banquetas roxas dão um toque vibrante ao design clean desta cozinha – Foto: Shutterstock

A cozinha ganha vida com detalhes em roxo, como eletrodomésticos, cadeiras ou utensílios decorativos. Em contraste com armários brancos ou cinza, o roxo cria um espaço vibrante e estiloso.

Que tal se inspirar mais com os tons de roxo? Confira, a seguir, projetos incríveis de Brunete Fraccaroli, Blanc Arquitetura e Decoração, Esther Lasanha e Verónica Olazábal, NP Arquitetura, Duda Senna, Ana Yoshida e mais!

imagem 2024 01 18 121514266 fullscreen

10. A combinação de rosa + roxo + laranja + cinza no projeto Reverso do Metaverso – Projeto: Brunete Fraccaroli Arquitetura & Interiores | Foto: Romulo Fialdini/CASACOR

 

imagem 2024 01 18 121531529 fullscreen

11. Cores ousadas combinadas com o roxo no Sunset Loft Bar, projeto da CASACOR Santa Catarina 2023 – Projeto: Blanc Arquitetura e Decoração | Foto: Lio Simas/CASACOR

imagem 2024 01 18 121549038 fullscreen

12. O roxo no home office estimula o planejamento e a imaginação neste projeto da CASACOR Peru 2019, intitulado Loft Botânico – Projeto: Esther Lasanha e Verónica Olazábal | Foto: Ivan Pestana/CASACOR

imagem 2024 01 18 121611012 fullscreen

13. O roxo do quadro Aerial Purple, de Marcio Pontes, cria um contraste marcante com a parede verde – Projeto: NP Arquitetura, de Pamella Giannetti e Natália Marchioni | Foto: Salvador Cordaro/CASACOR

 

imagem 2024 01 18 121637075 fullscreen

14. Combinação de roxo e cinza no décor traz equilíbrio sofisticado e contemporâneo ao ambiente – Foto: Shutterstock

imagem 2024 01 18 121711059 fullscreen

15. O roxo também pode estar na fachada, em destaque na porta ou janela – Foto: Shutterstock

imagem 2024 01 18 121749272 fullscreen

16. O tom lavanda nos armários da cozinha torna o espaço suave e elegante – Foto: Shutterstock

imagem 2024 01 18 121806100 fullscreen

17. Sala de estar integrada com cozinha exibe toques de roxo nas portas e banquetas, energizando o espaço neutro – Projeto: Duda Senna | Foto: Gisele Rampazzo

imagem 2024 01 18 121834937 fullscreen

18. Poltronas roxas trazem despojamento e conforto nesta sala com luz natural privilegiada – Projeto: Ana Yoshida Interiores | Foto: Sidney Doll

Gostou das nossas inspirações? Aproveite, então, para conhecer a Viva Decora Shop, nosso marketplace com uma curadoria especial de produtos e lojas que mais confiamos!





Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *