Skip to content
Início » Significado, Como Usar +20 Inspirações Encantadoras

Significado, Como Usar +20 Inspirações Encantadoras

Significado, Como Usar +20 Inspirações Encantadoras


Embora a cor rosa divida opiniões, é inegável que ela pode transformar um ambiente. Uma decoração rosa pode tornar o espaço mais alegre, delicado ou até retrô, dependendo da tonalidade escolhida e de como é combinada com outras cores.

Se você gosta da cor rosa ou está pensando em usar na sua decoração, este post é para você. Temos várias dicas e projetos inspiradores de Sabrina Salles, Fenda Arquitetura, Camila Bittencourt Arquitetura, Diana Sánchez e Estefani Cano, André Carício e mais! 

Qual é o significado da cor rosa? 

fullscreen

1. Cor rosa: El Oráculo de la Diseñadora tem paleta de cores dramáticas Projeto: Diana Sánchez e Estefani Cano | Foto: Amauri Valls/CASACOR

 

O rosa é comumente ligado ao feminino, romance e delicadeza. Mas, essa cor nem sempre foi vista como feminina. 

Até 1900, era associada ao masculino por ser parecida com o vermelho do sangue. Com o tempo, houve uma mudança e o rosa se tornou feminino e o azul marinho, masculino.

Mas, vale lembrar que cores não têm gênero. Rosa pode enfeitar qualquer espaço, seja neutro, feminino ou masculino, adicionando charme e um toque especial à decoração.

Quais são os tons de rosa?

imagem 2024 02 08 093625160 fullscreen

2. Cor rosa: verde e rosa em tons foscos para um décor despojado e fresco – Projeto: André Carício | Foto: Denilson Machado/CASACOR

Existem cerca de 50 tons de rosa registrados. Eles variam dos mais claros aos mais escuros. Entre os mais famosos, podemos destacar o:

  • pink;
  • magenta;
  • rosa choque;
  • fúcsia;
  • rosa pastel;
  • rosa blush;
  • rosa persa;
  • rubi;
  • rosé gold.

Quais são as cores que combinam com o rosa?

Você pode optar por seguir a tendência monocromática e criar um ambiente completamente cor de rosa. 

Ou, se preferir, pode explorar a versatilidade dos tons de rosa ao combiná-los com outras cores, criando um espaço personalizado e único. Confira boas combinações a seguir!

Preto

imagem 2024 02 08 093637869 fullscreen

3. A mistura de preto com rosa cria ambientes contemporâneos. Mas, cuidado com o tamanho do espaço para evitar sobrecarga visual e sensação de redução do ambiente – Projeto: Sabrina Salles | Foto: Julia Herman

Bege

imagem 2024 02 08 093715457 fullscreen

4. Para uma decoração delicada em rosa, combine com bege. Essa mistura fica incrível, especialmente em quartos de bebê – Foto: Canva

Amarelo

imagem 2024 02 08 093833715 fullscreen

5. Rosa e amarelo transformam qualquer espaço em um local cheio de vida e alegria – Foto: Shutterstock

Viva Decora Profissionais

Cinza

imagem 2024 02 08 093844436 fullscreen

6. Rosa e cinza estão na moda, especialmente em casas modernas. Em espaços menores, use tons mais claros de cinza. Em locais amplos, combine rosa pink com cinza chumbo – Projeto: Sabrina Salles | Foto: Julia Herman

Verde

imagem 2024 02 08 093855866 fullscreen

7. Verde combina facilmente com o rosa, sendo ideal para criar um ambiente delicado, com frescor e leveza – Projeto: Fenda Arquitetura | Foto: Gisele Rampazzo

Azul

imagem 2024 02 08 093919969 fullscreen

8. Como o verde, azul e rosa garantem um espaço leve e fresco, sem perder a delicadeza. Em ambientes sofisticados, use azul marinho. Para espaços clean, prefira rosa claro com azul pastel – Foto: Shutterstock

Branco

imagem 2024 02 08 093931770 fullscreen

9. Rosa e branco é uma combinação infalível, adequada para salas, cozinhas, banheiros ou quartos. O branco traz uma base neutra, enquanto o rosa adiciona charme e delicadeza – Projeto: Camila Bittencourt Arquitetura | Foto: MCA Estúdio/CASACOR

Como fazer decoração com a cor rosa?

Na escolha do tom de rosa para a sua decoração, é importante considerar o tamanho do ambiente, o estilo decorativo e as suas expectativas para a cor no espaço: se deseja que ela se destaque mais ou seja mais discreta. Para ajudar, separamos dicas de decoração com a cor rosa para o ambiente. Acompanhe a seguir! 

Como decorar a sala de estar com a cor rosa? 

imagem 2024 02 08 093944769 fullscreen

10. Cor rosa: mobiliário com design fluido, tapete rosa vibrante e detalhes em madeira natural – Projeto: Juliana Loffi Arquitetura & Design | Lio Simas/CASACOR

A sala de estar é o ambiente mais usado da casa, por isso, é comum fazer uma decoração mais elaborada para trazer conforto aos moradores e visitantes. E o legal é que existem várias possibilidades para uma sala cor de rosa.

Você pode adotar a cor rosa na sala de várias formas, desde pintar uma parede até usar revestimentos, móveis ou tapetes, como no projeto cheio de significados da arquiteta Juliana Loffi para a CASACOR SC 2022. 

imagem 2024 02 08 094004566 fullscreen

11. Cor rosa: em espaços pequenos, use rosa claro com neutros; em grandes, destaque com rosa vibrante e decoração simples – Foto: Unsplash

Uma boa dica para qualquer ambiente, incluindo a sala de estar rosa, é pensar no tamanho do espaço. Em salas grandes, dá para usar tons de rosa mais fortes.

Em salas menores, é melhor escolher rosa claro, como rosa chá, e combinar com cores neutras como branco ou bege. 

Se você adora rosa vibrante, mantenha o resto da decoração simples e clara e coloque um móvel chamativo, como um sofá rosa pink, para dar um toque especial.

Como decorar o quarto com a cor rosa? 

imagem 2024 02 08 094029796 fullscreen

12. Cor rosa: Casa Coral foi inspirada nos desejos, experiências e maturidade de uma mulher na faixa dos 60 anos – Projeto: Ricardo Abreu em parceria com a Coral | Foto: Diego Mello/CASACOR

Quando falamos em quarto rosa, muitas vezes pensamos em quartos femininos. No entanto, o rosa pode ser usado com sucesso em quartos de casal e até em quartos masculinos.

No quarto, o rosa pode aparecer em diversos elementos, como no jogo de cama, cortinas, tapetes ou até em um belo papel de parede rosa. O importante é usar a criatividade para dar mais personalidade ao espaço. 

E o arquiteto Ricardo Abreu soube fazer isso ao criar a Casa Coral para a CASACOR SP 2023. Em um espaço onde se destacam cores vibrantes e design arrojado, uma paleta variada de rosas se mescla a elementos arquitetônicos divertidos e modernos.

Na decoração de quartos, o rosa bebê é frequentemente escolhido por trazer sensação de leveza e tranquilidade, perfeito para um local de descanso. 

Em quartos de casal, a cor rosa é geralmente combinada com cores como cinza, bege e branco, mantendo a neutralidade do espaço sem perder o toque romântico. 

imagem 2024 02 08 094041740 fullscreen

13. Cor rosa: a combinação perfeita de rosa seco, azul marinho e berinjela – Projeto: Estúdio Base (Bruna Gribel, Alexia Barbosa e Sarah Barreto) | Foto: Jomar Bragança/CASACOR

Elementos como uma cabeceira ou uma parede rosa podem adicionar charme ao quarto, como podemos conferir no projeto do escritório Estúdio Base. O rosa seco, o azul marinho e a berinjela tornam o ambiente jovial e confortável. 

Para quartos de solteiro, não tenha medo de ser ousado e criar um quarto monocromático em rosa ou misturar com outras cores vibrantes. O importante é manter um equilíbrio para não sobrecarregar o ambiente.

Como decorar a cozinha com a cor rosa? 

imagem 2024 02 08 094058446 fullscreen

14. Cor rosa: Confete PK NAT foi especificado para o chão desta cozinha – Foto: Ceusa

A cozinha cor de rosa pode não ser comum, mas certamente combina com esse espaço, especialmente quando usamos tons claros que criam uma atmosfera leve e clean.

Muitas vezes, as cozinhas rosas adotam uma decoração de estilo clássico ou retrô para realçar seu aspecto feminino. 

No entanto, é possível criar cozinhas rosa super modernas, com armários minimalistas que exploram outras tonalidades, como rosa millenial presente no projeto do escritório UP3 Arquitetura.

imagem 2024 02 08 094116876 fullscreen

15. Cor rosa: cozinha com paleta verde e rosa e néons + mesa de refeições acoplada à ilha de cocção – Projeto: UP3 Arquitetura | Fotos: Denilson Machado, do MCA Estudio/Produção visual: Lu Algarte/CASACOR

Além da opção de pintar as paredes com tintas na cor rosa, existem diversas outras formas de integrar a tonalidade no décor da cozinha. Uma delas é através de eletrodomésticos ou armários planejados. 

Outra alternativa é o uso de revestimentos para paredes e pisos que tenham o rosa como cor predominante, como é o caso do Confete PK NAT da Ceusa

Vale a pena escolher um estilo que combine com seu gosto e personalizar a cozinha cor de rosa para refletir seu estilo de decoração favorito.

Como decorar o banheiro com rosa? 

imagem 2024 02 08 094137364 fullscreen

16. Cor rosa: Love Hexa PK MLX inspira feminilidade e é um estímulo ao toque e ao romantismo – Foto: Portinari

O banheiro cor de rosa pode ter uma decoração moderna ou clássica, dependendo da escolha dos revestimentos, gabinete e espelhos. Saiba que tons de rosa mais claros são ideais para espaços menores, pois ajudam a criar uma sensação de amplitude, especialmente em banheiros pequenos. 

imagem 2024 02 08 094152599 fullscreen

17. Cor rosa: Cuba de Sobrepor Retangular Rose Millennium + metais rosé gold – Foto: Deca

Mas, se você deseja um banheiro rosa mais vibrante e com personalidade, considere usar dois tons de rosa em na cuba de sobrepor ou em outras louças do banheiro. Ou você pode adicionar detalhes rosa em vasinhos de plantas, jogos de tapete ou até um gabinete planejado.

imagem 2024 02 08 094221102 fullscreen

18. Cor rosa: revestimento rosa + metais pretos dão um toque de modernidade para este banheiro de menina – Projeto: Duda Senna | Foto: Gisele Rampazzo

Vale lembrar que um banheiro rosa fica sofisticado quando combinado com detalhes dourados, como torneiras, puxadores e chuveiros. Ou ganha um toque moderno com metais pretos, como podemos conferir neste projeto fofo de banheiro de menina da arquitetura Duda Senna

imagem 2024 02 08 094237975 fullscreen

19. Cor rosa: Lixeira Tramontina Luz Slim em Aço Inox com Acabamento Scotch Brite e Revestimento Rose 5,5 L – Foto: Tramontina

Além disso, acessórios em rosé gold, como lixeiras, dosadores de sabão e torneiras, são escolhas perfeitas para banheiros com decoração rosa. 

Eles também oferecem um contraste elegante e moderno, complementando a paleta de cores suavemente e adicionando um toque de classe e luminosidade ao ambiente, como podemos conferir o Lavabo Tri Suave da arquiteta Marília Zimmermann.

imagem 2024 02 08 094252562 fullscreen

20. Cor rosa: tons suaves + repetição de elementos geométricos chamam a atenção – Projeto: Marília Zimmermann | Foto: Cristiano Bauce/CASACOR

 

Chegou até aqui? Então, aproveite e confira a Viva Decora Shop, a melhor loja para construir, reformar e decorar a casa dos seus sonhos!





Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *