Publicado – 29 Agosto 2024 – 15h08
Atualizado – 29 Agosto 2024 – 18h15
A queda de pelos em gatos é um problema muito comum na vida de todo felino. É por isso que quem tem um gatinho está mais do que acostumado a encontrar pelos espalhados por todos os cantos de casa – afinal, esse é um processo natural. Mas e quando a queda de pelo ocorre em regiões específicas do corpo, como perto das orelhas, será que o gato está ficando calvo? O Patas da Casa vai te dizer se a calvície felina realmente é possível, o que pode ser e como resolver essa situação.
Entenda o problema por trás da queda de pelos em gatos
A queda de pelo em gatos é um processo natural que ocorre com maior frequência em dois períodos do ano: a primavera e o outono. É durante essas estações que a troca de pelagem no felino ocorre, então é esperado que o pelo de gato caia com maior intensidade. Essa queda geralmente é uniforme e ocorre durante um período de 30 dias para que o corpo do animal se prepare para as épocas mais frias ou quentes do ano.
Porém, quando essa queda de pelos em gatos é concentrada em áreas específicas do corpo do animal, provocando falhas evidentes na pelagem, esse problema tem um nome: alopecia em gatos. Ele pode ocorrer por várias razões, como presença de parasitas, dermatite, alergias e até estresse. Quando essa falha fica perto das orelhas, no entanto, a falta de pelos dá a sensação do pet ser um gato calvo. Mas será que existe mesmo calvície felina?
Queda de pelo localizada em gatos: calvície felina existe?
A queda de pelo localizada em gatos, especificamente na região próxima às orelhas, também é considerada um caso de alopecia. No entanto, ela é chamada de alopecia preauricular felina, uma condição que consiste na diminuição de pelos na região entre as orelhas e os olhos. Essas falhas de pelo nesse local deixa o felino como a aparência de um gato calvo, mas não é parecida com a calvície humana.
Nos gatos, a perda de pelos nessa região é uma condição bastante comum e geralmente não indica um problema de saúde. Não se sabe ao certo o que pode provocar esse problema, mas acredita-se que ela afeta principalmente gatos de pelo curto e escuros.
No entanto, se essa falha de pelagem vier acompanhada de outros sintomas, como vermelhidão, descamação ou feridas, é preciso levar o felino para uma consulta com o médico veterinário. Esses sintomas podem indicar um caso de dermatite em gatos ou possíveis alergias. Além disso, as feridas na cabeça de gato, acompanhadas ou não de falhas no pelo, podem indicar uma doença muito perigosa: a esporotricose felina.
Como tratar a queda de pelos em gatos?
O tratamento para a queda de pelos em gatos (alopecia felina) vai variar de acordo com a causa do problema. Se a queda de pelos tiver sido provocada por alergia em gatos, o tratamento consiste em eliminar o que está causando esse problema, seja mofo, pulgas ou alimentos. Agora se o problema for um gato estressado, você vai precisar buscar maneiras de deixar o felino mais tranquilo. O enriquecimento ambiental com brinquedos interativos e estimulantes é uma excelente opção. De toda forma, o animal vai precisar ser consultado por um médico veterinário para examinar e identificar as causas do problema, assim como o tratamento.
Vale dizer que a ‘calvície felina’ não é nada igual à calvície humana. A única semelhança que elas compartilham entre si é a perda de pelos na região da cabeça, mas essas falhas nos gatos não são causadas e nem tratadas da mesma forma. Na verdade, o gato calvo é uma condição comum, associada ao tempo de vida do animal, e por isso não existe nenhum tipo de tratamento para a calvície felina. Inclusive, um remédio muito utilizado para tratar a calvície humana, o minoxidil, é extremamente tóxico para gatos.