Publicado – 13 Novembro 2024 – 16h35
Atualizado – 13 Novembro 2024 – 16h35
Decifrar o amor de gato não costuma ser tão fácil na vida dos pais de pet, principalmente daqueles que nunca conviveram com um felino antes. Afinal, diferente dos cães, os bichanos têm um jeitinho muito mais sutil de demonstrar o que sentem — e muitas vezes essas demonstrações de amor passam despercebidas pelos tutores.
Então como saber se seu gato te ama? Se você não aguenta mais essa dúvida, chegou a hora de uma resposta! A seguir, confira 5 sinais que seu gato te ama revelados por especialistas no assunto e que provavelmente você não tinha reparado antes!
1) A maneira como o pet pisca pode indicar o amor de gato
Uma das curiosidades que poucas pessoas sabem sobre a linguagem felina é que os gatinhos piscam os olhos para se comunicar com o tutor e expressar o amor deles. Segundo um estudo publicado na Scientific Reports, quando o gatinho pisca lentamente na sua direção é porque ele está, na verdade, sorrindo para você. Detalhe: ele só faz isso quando se sente relaxado e à vontade na frente de alguém, por isso esse acaba sendo um forte indício do amor de gato.
2) Lambidinhas são um dos sinais que seu gato te ama
Não pense que são só os cães que dão ‘lambeijos’ inesperados, hein! Os felinos também fazem isso, e essa é uma ótima forma de saber se seu gato te ama. O gato lambendo o dono tem várias explicações, e uma delas tem justamente a ver com expressar afeto e carinho.
Esse ato remete a um cuidado muito especial que vem da infância felina: a mamãe gata costuma lamber os filhotes para dar banho e deixá-los limpinhos. Quando o gatinho reproduz isso com os donos, é porque ele quer ter a mesma dedicação e mostrar que te enxerga como um membro da família dele.
3) O gato deitado com a barriga para cima é uma clara demonstração de amor
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, os bichanos podem, sim, se apegar facilmente aos humanos. Inclusive, muitos felinos se sentem mais encorajados se estiverem junto com o dono (embora isso não represente, necessariamente, uma dependência emocional).
O que acontece é que os gatinhos podem se sentir mais confortáveis na presença do tutor. É por isso, por exemplo, que alguns gatos deitam de barriga para cima na frente dos donos — e todo mundo sabe que essa é uma região super vulnerável e sensível que os felinos só expõem quando se sentem realmente seguros. Então se o seu pet costuma deitar com essa parte virada para cima, é sinal do amor de gato!
4) O amor de um gato pode ser comprovado com o ato de ronronar
Os gatos ronronam por vários motivos. Às vezes pode significar dor, fome ou até mesmo curiosidade ao explorar um novo ambiente. Mas, quando esse barulhinho fofo é exprimido durante sessões de carícias ou enquanto o animal está no colo do tutor, você pode ter certeza que é um dos sinais de que seu gato te ama. Isso porque os bichanos também fazem isso em momentos de satisfação e quando querem demonstrar o amor de gato.
5) Amassar pãozinho e dormir junto com o dono também são sinais de afeto
Se você já foi agraciado com um gato amassando pãozinho no seu colo, saiba que é um ótimo sinal! Esses animais fazem isso normalmente quando confiam e gostam de alguém. Além disso, o ato de ‘afofar’ as superfícies libera alguns feromônios que marcam o território do pet, mostrando para os outros animais da casa que você já tem ‘dono’ e é a pessoa favorita dele. Normalmente, enquanto amassa pãozinho, o bichano também ronrona — essas duas situações juntas deixam o amor de gato ainda mais evidente.