[ad_1]
O cultivo de fitônia é curioso, pois muitos chamam essa planta de rainha do drama. O motivo? A espécie quer atenção, especialmente em sua rotina de rega.
Seja como for, essa planta fofa merece um cantinho especial em sua casa por conta de sua beleza: dependendo da variedade, suas folhas ovais verde-escuras podem ter veias vermelhas, brancas, prateadas, verdes ou rosas.
Por isso, entenda como garantir que essa planta cresça de forma saudável e traga mais charme ao seu ambiente.
Cuidados com a fitônia
A fitônia é uma planta natural do Peru, então é uma espécie tropical. Perene, ela pode ser uma opção perfeita como cobertura de solo, mas é muito indicada como planta de interior, como em salas.
Falando em cultivo de plantas bonitas, veja também:
Como plantar trevo roxo?
Logo, saiba que a fitônia normalmente é cultivada em vasos e possui crescimento lento. É raro que ela floresça quando estiver dentro de casa, porém se isso ocorrer, você notará pontas avermelhadas ou branco-amareladas.
Como dito, a fitônia é um pouco dramática e requer alguns cuidados específicos para que ela se desenvolva de modo adequado. Saiba sobre eles agora.
Solo
Quando cultivada dentro de casa, a fitônia cresce bem em vasos de solo padrão com uma base de musgo de turfa.
Já o pH, a planta prefere ele ligeiramente ácido (6,5). Além disso, é necessário que ele retenha alguma umidade, mas que seja capaz de drenar bem ao mesmo tempo.
Luminosidade
A fitônia não gosta de luz solar plena, ou seja, nunca coloque essa planta sob sol direto.
O melhor para elas é condições de sombra úmida e brilhante, como se estivessem crescendo em florestas tropicais. Elas até podem se adaptar a áreas sombreadas, contudo não irão produzir suas adoráveis flores.
De toda forma, para dentro de casa, dê preferência para sol forte e indireto, como o oferecido em janelas ou ainda perto de luz difusa de uma cortina transparente.
O banheiro é um espaço perfeito para uma fitônia, mesmo que haja pouca iluminação.
Temperatura e umidade
Uma temperatura consistente é tudo o que uma fitônia quer, portanto procure manter sua planta em um ambiente que permaneça entre 15-20ºC – ela pode até tolerar 25ºC.
Uma condição importante é nunca deixá-la em áreas com correntes de ar, porque isso pode causar danos permanentes à planta.
Inclusive, temperaturas muito baixas fazem com que a planta murche de maneira drástica.
Mesmo já mencionado, vale frisar: as fitônias precisam de umidade. Como são temperamentais, tais plantas podem sobreviver melhor em terrários, jardins de garrafa ou jardins cobertos.
Se deseja mesmo ter uma fitônia, tire um tempo do seu dia para cuidá-la. Durante os meses secos, um umidificador no ambiente pode ser vantajoso.
Regas
Quando a fitônia seque, nem que seja um pouco, você notará que ela murcha. A melhor analogia para isso é pensar em um viciado em café – toda hora quer mais um.
Da mesma maneira, a fitônia está sempre querendo água. Por conta disso, nunca crie o hábito de deixar essa planta com sede antes de regá-la, está bem?
Por outro lado, um solo molhado também não é uma boa ideia, já que as folhas podem ficar amareladas e flácidas. É questão de meio termo e pode ser um desafio.
Poda
Nas condições certas, a fitônia pode crescer muito bem. Se as hastes crescerem pernudas, uma sugestão é beliscar as pontas para manter o crescimento cheio e espesso.
Aliás, arrancar os botões das flores que estão chatas e feias podem ajudar a manter a folhagem bonita.
Adubo
Enquanto a fitônia cresce, você pode adubá-la de maneira semanal com um fertilizante líquido voltado para plantas tropicais – e garanta que a dose seja fraca.
Doenças e problemas comuns
Assim como qualquer plantinha, a fitônia pode sofrer com algumas doenças e pragas. Entre as principais, há os insetos, como fungos, cochonilhas e pulgões.
Procure fazer o tratamento imediato se você identificar a presença de algum deles – você pode até usar um inseticida caseiro. Mantenha a planta afetada isolada para evitar que os insetos se espalhem para as demais que ainda estão saudáveis.
Por último, fique de olho em prováveis situações:
- Se a fitônia desenvolver folhas amarelas, pois isso é sinônimo de excesso de água;
- Se está acontecendo queda de folhas, verifique se a temperatura não está muito fria ou se existe corrente de ar;
- Se há folhas murchas e secas, a fitônia não está recebendo umidade suficiente ou está sob muito sol direto.
A fitônia merece um espaço em sua casa pela exuberância.