[ad_1]
Poucas pessoas sabem, mas o que nós normalmente reconhecemos como um ‘cachorro Pitbull’ pode englobar várias raças diferentes. É como se fosse um grupo com características muito semelhantes — o que explica porque tanta gente costuma confundir esses peludos.
Mas você já se perguntou quantos tipos de Pitbull existem por aí? E quais são as principais diferenças entre eles? A seguir, confira algumas dicas valiosas para conseguir diferenciar e identificar cada cachorro tipo Pitbull!
Quantos tipos de Pitbull existem?
Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que os diferentes tipos de Pitbull não pertencem à mesma raça. Eles, na verdade, têm diferentes linhagens sanguíneas, e por isso não são subtipos do mesmo cachorro. Porém, todos eles carregam traços físicos muito parecidos, como o corpo musculoso, pelagem curta, olhos pequenos e mandíbula acentuada, além de terem uma grande força física.
Graças a esses pequenos detalhes em comum, é comum que muita gente confunda várias raças e tratem-as como se fossem as mesmas. Mas quantos tipos de Pitbull existem, afinal? Os cães com essas características mais conhecidas são o American Pitbull Terrier, Staffordshire Bull Terrier, American Staffordshire Terrier e American Bully. Para entender mais sobre cada raça de cachorro, é só continuar lendo!
American Pitbull Terrier é a carinha ‘oficial’ desse grupo de cães
Quando falamos de tipos de Pitbull, não tem jeito: a primeira carinha que vai passar pela sua cabeça vai ser o American Pitbull Terrier. O cachorro dessa raça é o Pitbull ‘original’, com uma altura que varia entre 43 e 53 cm e um peso que pode alcançar de 13 a 27 kg. Ou seja, ele tem um porte médio para grande.
O American Pitbull Terrier pode ter diferentes cores de pelagem, o único padrão que não é aceito é o merle. Além disso, a cor das narinas também podem variar, sendo que a versão mais famosa e comum é o Pitbull Red Nose, que tem o focinho vermelho. Outra possibilidade é o Pitbull Blue Nose, que costuma ter tanto as narinas como a pelagem acinzentada, além de olhos azuis.
Quanto à personalidade do American Pitbull, esses cães, embora levem a injusta fama de agressivos, podem ser incrivelmente dóceis e amigáveis se forem bem educados. Eles têm um forte instinto protetor, mas que pode ser amenizado com o adestramento e socialização adequados. Para isso, é importante apostar em reforços positivos quando eles tiverem um bom comportamento e evitar castigos ou punições.
Staffordshire Bull Terrier é um cachorro que parece Pitbull super dócil
Um dos tipos de Pitbull que ganham o coração de qualquer pessoa é o Staffordshire Bull Terrier. Ele é o único que tem uma origem diferente, pois surgiu na Inglaterra. Em questão de tamanho, o Staffbull — como também é chamado — pode medir de 33 a 41 cm e pesar de 11 a 17 kg, sendo um pouco menos corpulento do que o American Pitbull.
A pelagem do cachorro também tem cores mais restritas: os únicos tons aceitos são vermelho, fulvo, branco, preto ou azul. Também pode-se considerar qualquer uma dessas cores com branco. Além disso, uma diferença entre o cachorro Staffbull e o Pitbull original é que o cãozinho inglês tem o maxilar largo e pescoço um pouco mais curto.
Sobre a personalidade da raça Staffordshire Bull Terrier, não há do que reclamar. Apesar de parecerem bravos, esses cães são uns dos mais tranquilos, carinhosos e amigáveis que você vai conhecer por aí. Essa, inclusive, é uma das melhores raças de cachorro para quem tem crianças, pois o Staffbull é manso, gentil e paciente com os pequenos — ele, inclusive, já foi muito usado como ‘cão-babá’, devido ao seu temperamento dócil.
American Staffordshire Terrier pode ser confundido com o Pitbull
O American Staffordshire Terrier é um dos tipos de Pitbull que parece muito com o Staffbull e também se confunde bastante com o American Pitbull. Ele pode ser chamado também de Amstaff, e costuma ter uma altura que varia entre 43 e 48 cm; além de pesar em torno de 18 a 32 kg. Apesar de ser ligeiramente menor do que o American Pitbull, ele pode ser um pouco mais pesado.
As cores do cachorro da raça são super variadas. Segundo os padrões oficiais, qualquer cor sólida, particolor ou com manchas são permitidas, exceto se tiverem mais de 80% da pelagem em tons de branco, preto, fogo e fígado. Outra distinção da raça em relação ao Pitbull oficial é o Amstaff tem o rosto um pouco mais arredondado.
A personalidade da raça American Staffordshire Terrier é marcada por muita dedicação, ternura e um pouco de teimosia. Esses cães também são super ativos e brincalhões, mas precisam ser treinados a partir do adestramento positivo para condicionar um comportamento dócil e amoroso.
American Bully é um dos tipos de Pitbull mais musculosos
O cachorro American Bully é, provavelmente, um dos tipos de Pitbull mais intimidantes dessa lista. Essa é a única raça que pode ter diferentes tamanhos, mas todas as variações ainda assim têm um corpo incrivelmente forte e atlético. É possível encontrar um American Bully pocket, classic, standard, extreme e XL. Reunindo todos os tamanhos, esse cão pode medir de 33 a 58 cm. Já o peso pode chegar a 50 kg.
Uma curiosidade, inclusive, é que o American Bully surgiu a partir do cruzamento de um American Pitbull com um American Staffordshire. Por esse motivo, todas as cores também são aceitas, com exceção do merle.
Se falarmos da personalidade da raça American Bully, diferente dos demais, esse é um dos tipos de Pitbull que tende a ser um pouco mais desconfiado se não for adestrado corretamente. Ele é muito leal e fiel aos donos, mas não tem tanta facilidade de se relacionar com estranhos e por isso a socialização é um processo indispensável para tornar o American Bully um cão mais manso e amigável.