Publicado – 23 Agosto 2024 – 10h47
Atualizado – 23 Agosto 2024 – 10h48
O Cane Corso filhote é pequeno e fofo (nem parece que ele vai virar um cachorro gigante na fase adulta!). Essa é uma das melhores raças de cão de guarda, além de ser um doguinho super fiel e leal, o que explica por que tanta gente sonha em ter um pet desses em casa.
Mas, quando o assunto é adquirir um Cane Corso, preço vira uma grande incógnita na cabeça dos fãs e admiradores da raça. Quanto será que custa essa raça de cachorro, afinal? Para saber mais detalhes do preço, dicas de como comprar e o que esperar do cãozinho nos primeiros meses, continue lendo!
Quanto custa um Cane Corso filhote?
O preço do filhote de Cane Corso geralmente varia entre R$ 2.000 e R$ 5.000, valor estipulado com base nos principais criadores brasileiros da raça. Isso vai depender de vários fatores, como a região do canil de cachorro e características do animal.
O sexo e a cor do Cane Corso, por exemplo, costumam influenciar no valor do pet. Como as fêmeas podem procriar, elas acabam custando mais caro do que os cachorros machos. Cores mais raras, como o tigrado ou o fulvo, também acabam sendo mais valorizadas.
Além disso, a genética também é um ponto importante. Se o Cane Corso filhote for descendente de campeões, tende a custar mais caro por causa da sua árvore genealógica. Uma dica é sempre prestar atenção na média de preço: Cane Corso nunca pode custar muito abaixo dos valores mencionados.
Como adquirir um filhote de Cane Corso com segurança?
Se você tem vontade de ter um Cane Corso filhote, preço não é o único critério que você deve levar em consideração, mas também a qualidade do canil. É fundamental procurar criadores que sejam confiáveis e regulamentados por órgãos competentes, como a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).
Para quem não sabe, é a CBKC que emite os certificados de pedigree de cachorro, garantindo a veracidade da informação e mostrando que o canil é de confiança. Eles também avaliam se o espaço segue todos os padrões necessários para criar e cuidar dos cachorros que são vendidos.
Outra dica importante é verificar a reputação dos criadores na internet. Confira avaliações de outros clientes, veja o que estão falando sobre o local e peça fotos. Se puder, realize também algumas visitas para ter certeza de que não existe nenhum caso de maus-tratos no espaço antes de fechar a compra.
O que é importante comprar antes de abrir as portas de casa para um Cane Corso?
Assim como qualquer outro cachorro, o Cane Corso filhote também precisará de alguns cuidados antes de ir para sua casa nova. Ele deve passar os dois primeiros meses junto da mãe e dos filhotes, mas assim que for ‘liberado’ para seu novo lar, é imprescindível que você já tenha providenciado os acessórios mais importantes, que são:
Tudo isso vai fazer diferença na adaptação do Cane Corso à sua nova casa. Afinal, são itens que auxiliam nas necessidades básicas da espécie, e por isso devem ser incluídos na lista de gastos com o seu cachorro (principalmente quando o assunto é a alimentação e higiene canina).
E por falar em gastos, a saúde do filhote de cachorro também precisa de atenção. Aqui entram os gastos com vacinas, vermífugos, castração, consultas veterinárias e possíveis emergências. O filhote de Cane Corso deve ser vacinado e vermifugado logo nos primeiros meses!
O comportamento do Cane Corso filhote e principais cuidados
O Cane Corso é um cachorro protetor por natureza. Ele sempre está atento a tudo que acontece, e já é possível perceber essa postura mais ‘vigilante’ desde filhote. Mas, ao contrário do animal adulto, o Cane Corso filhote tende a ser muito mais descontraído e brincalhão.
Inclusive, se a socialização for bem sucedida nessa fase, é bem provável que o cãozinho cresça com um comportamento mais amigável em relação a estranhos e outros animais. Não que o Cane Corso seja agressivo, mas ele pode se tornar desconfiado se não for devidamente socializado.
Com a família, porém, esse cachorro é só amores! Ele é dócil, carinhoso e um grande companheiro, fazendo de tudo para agradar e proteger quem ele ama. Quando filhote, Cane Corso é ainda mais esperto e por isso o adestramento de cães da raça não é difícil. Ele aprende com facilidade, ainda mais se tiver alguns petiscos como recompensa.