Skip to content
Início » Principais Tipos e Como Escolher o Melhor para o Seu Lar

Principais Tipos e Como Escolher o Melhor para o Seu Lar

Principais Tipos e Como Escolher o Melhor para o Seu Lar


Ter um quarto aconchegante é o sonho de todo mundo, né? Afinal, esse espaço é nosso refúgio, onde descansamos e passamos bastante tempo. E para que seja ainda mais agradável, vale a pena escolher um piso para quarto adequado e que garanta mais conforto. 

Para te ajudar, destacamos as principais opções de modelos de pisos para quarto a seguir! Você ainda vai descobrir como optar pelo melhor para o seu lar. Vamos lá? 

Confira 5 tipos de pisos para quarto mais usados

O melhor piso para quarto é aquele que atende às suas necessidades. Descubra os principais tipos a seguir e comece a se decidir!

  1. Piso para quarto de taco de madeira

    fullscreen

    Piso de taco de madeira é um revestimento popular em quartos brasileiros – Projeto: Mandril Arquitetura | Foto: Mariana Orsi

O piso para quarto de taco de madeira é ideal para aquecer e dar conforto ao ambiente, sendo perfeito para todos os quartos da casa, especialmente no inverno. Olha que charme esse ambiente assinado pelo escritório Mandril Arquitetura.

Mas, o piso para quarto de taco de madeira exige um investimento inicial maior e cuidados constantes para evitar riscos e danos por umidade. 

Manter o chão seco e aplicar cera específica são essenciais para a manutenção da sua qualidade e beleza ao longo do tempo.

  1. Piso para quarto laminado

    imagem 2024 04 02 134132550 fullscreen

    Piso laminado tem valor acessível, mas não pode ser exposto à umidade – Foto: Durafloor

O piso para quarto laminado tem o melhor custo-benefício. Ele apresenta uma boa durabilidade e sua manutenção é prática para o dia a dia. 

Assim como o taco, o piso laminado para quarto não pode ser exposto à umidade. Utilize apenas um pano úmido para limpar o ambiente e nunca jogue água ou qualquer outro produto diretamente nele. 

Outra vantagem é a variedade de cores do piso laminado para quarto. Você encontra o revestimento nas cores mais claras até as mais escuras. Dá para compor ambientes lindos com ele!

  1. Piso para quarto vinílico

    imagem 2024 04 02 134143602 fullscreen

    Piso para quarto vinílico parece com o laminado, mas é mais resistente e mais fácil de instalar – Foto: Durafloor

Os pisos vinílicos se assemelham aos laminados visualmente. No entanto, são mais resistentes e mais fáceis de aplicar, já que não é necessário remover o piso existente.  

São recomendados para quartos infantis devido à sua facilidade de limpeza, resistência à umidade e menor propensão a arranhões. No entanto, o piso vinílico pode custar mais que o laminado. 

  1. Carpete para quarto

    imagem 2024 04 02 134230271 fullscreen

    Carpete é macio e confortável para os dias frios, mas exige manutenção constante e pode causar problemas respiratórios – Foto: Shutterstock

O carpete pode ser feito de lã, poliéster e nylon. Ele apresenta um toque macio, que proporciona muito conforto para o quarto. 

É uma boa opção para os dias mais frios, mas não costuma ser a primeira indicação para usar no quarto. Afinal, é um material que exige mais cuidados na manutenção, pois tende a acumular sujeiras e desencadear problemas respiratórios. 

  1. Piso para quarto de porcelanato

    imagem 2024 04 02 134241782 fullscreen

    O porcelanato Palco BE NAT é inspirado na madeira de freixo – Foto: Portinari

    Viva Decora Profissionais

O porcelanato faz parte dos modelos de pisos para quartos frios. Em lugares muito quentes, ele pode ser a melhor opção, pois ajuda a refrescar o ambiente. 

Escolher o porcelanato certo para o quarto envolve considerar estilo, manutenção e conforto. Porcelanatos acetinados e que imitam madeira oferecem aconchego e facilidade de limpeza.

Opções como cimento queimado e tons naturais são tendências que promovem tranquilidade e versatilidade de combinações na decoração.  

Mas, se a ideia é ter um espaço com um visual mais elegante e clássico, porcelanatos marmorizados podem ser utilizados tanto no piso quanto em painéis. 

Como escolher o melhor piso para quarto?

Na hora de escolher um piso para o quarto, é preciso considerar alguns fatores para garantir que você faça a escolha certa. Aqui estão os principais pontos a considerar:

Conforto

imagem 2024 04 02 134254095 fullscreen

O piso vinílico Chicago tem padrão natural que remete ao desenho tradicional da madeira – Foto: Durafloor

Como os quartos são áreas de descanso e relaxamento, o conforto deve ser uma prioridade. Pisos macios, como piso vinílico e laminado, podem ser mais agradáveis ao toque.

Estilo e decoração

O piso deve complementar a decoração do quarto. Considere a cor, o padrão e o acabamento do material para garantir que ele combine com todo o ambiente. 

Durabilidade e manutenção

imagem 2024 04 02 134752981 fullscreen

O porcelanato Pulpis Bege Polido foi especificado para o piso deste quarto – Foto: Ceusa

Clima 

imagem 2024 04 02 134759468 fullscreen

Porcelanatos são perfeitos para locais mais quentes – Foto: Ceusa

Em locais mais frios, pisos mais quentes, como carpete ou madeira, podem ser mais confortáveis. Em lugares mais quentes, pisos frios, como o porcelanato, podem ajudar a manter o ambiente mais fresco.

Alérgenos

Se alguém na casa tem alergias, evite pisos que possam reter poeira e ácaros, como o carpete. Pisos lisos são mais higiênicos e fáceis de higienizar.

Isolamento acústico

imagem 2024 04 02 134322459 fullscreen

O piso laminado pode ajudar a criar um ambiente mais tranquilo e calmo, minimizando ruídos indesejados – Foto: Durafloor

Considere a necessidade de isolamento acústico, principalmente se o quarto estiver localizado em um andar superior ou em uma área barulhenta.

Instalação

Alguns pisos podem ser instalados por você, enquanto outros exigem a contratação de profissionais especializados. Considere os custos e o tempo de instalação ao fazer a sua escolha.

Resistência à umidade

imagem 2024 04 02 134329377 fullscreen

O porcelanato apresenta baixa porosidade, por isso, é resistente à umidade, além de ser fácil de limpar – Foto: Ceusa

A resistência à umidade é um problema menor em quartos do que em banheiros ou cozinhas, mas ainda pode ser uma consideração se o quarto estiver exposto a condições de umidade elevada.

Ao ponderar sobre esses aspectos, você tem as informações certas para escolher um piso para quarto não só bonito, mas que também atenda às suas necessidades e estilo de vida. 

E na hora de reformar ou construir o seu quarto, conte com a Viva Decora Shop para encontrar os melhores produtos!



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *