[ad_1]
Ao pensar no focinho de cachorro, “gelado” é uma das primeiras palavras que vêm à cabeça. Afinal, basta um simples toque na região para perceber que os doguinhos têm um nariz gelado e úmido. Mas será que isso é normal, ou pode ser indicativo de algum problema? O que será que deixa o cachorro com nariz gelado e quando o tutor deve buscar ajuda? Para saber mais detalhes, o Patas da Casa desvenda tudo que você precisa saber sobre o nariz de cachorro gelado abaixo. Dá só uma olhada!
Por que o focinho do cachorro é gelado?
Encontrar um cachorro com nariz gelado é absolutamente normal e muitas vezes é um indicativo de que ele está saudável. É por meio do focinho que os cães regulam a temperatura corporal, e por isso geralmente essa região fica úmida e geladinha.
É importante entender que a anatomia do cachorro é diferente da nossa, então as glândulas sudoríparas – localizadas nas almofadinhas – não tem a função de termorregulação nesses animais. Na verdade, é através da respiração que os cães fazem a regulação térmica- e esse, inclusive, é um dos motivos por que um cachorro com calor fica mais ofegante.
Outro ponto importante é que a umidade do nariz é capaz de melhorar a captação de aromas no ar, deixando o olfato de cachorro ainda mais poderoso. Nessa região, existe uma fina camada de muco que ajuda a “prender” as moléculas de odor no nariz, o que favorece a capacidade de o animal absorver e identificar os cheiros.
Resumindo: se você encontrar um cachorro com nariz gelado, dificilmente terá algum motivo para se preocupar. O problema, na verdade, é quando isso vem acompanhado de sintomas que demandam maior atenção.
Nariz de cachorro gelado não é problema, mas fique de olho em alterações na região
O focinho de cachorro gelado, em geral, é natural e não representa problema. Mas se por acaso você encontrar o animal com a região mais fria e tremendo, pode ser que ele esteja com frio. Se isso acontecer em um dia com a temperatura quente ou normal, vale procurar a ajuda de um veterinário. Além disso, outras situações que precisam de atenção são:
Focinho de cachorro quente e seco – No geral, a temperatura do nariz pode oscilar muito durante o dia, mas se você perceber que o focinho está quente e seco por muito tempo, pode ser um sinal de febre em cachorro.
Focinho de cachorro ferido – Ferimentos (especialmente aqueles que não cicatrizam) e descamações são sempre um sinal de alerta. A leishmaniose canina, bem como o lúpus, podem desencadear sintomas como esse e precisam ser diagnosticados o quanto antes.
Focinho de cachorro inchado – O inchaço da região geralmente indica que algum inseto picou o seu pet. O cachorro picado por abelhas, por exemplo, pode ficar com o focinho inchado e precisa passar por uma avaliação médica.
Além do nariz gelado, cachorro tem várias curiosidades envolvendo o órgão!
Agora que você já sabe por que focinho de cachorro é gelado e que isso não deve ser motivo de preocupação, é bom entender por que é tão importante cuidar desse órgão canino! O olfato de cachorro é um dos sentidos mais desenvolvidos desses animais, e por isso deve ser preservado. Para se ter uma ideia, os cães têm 200 milhões de células olfativas, um número que é aproximadamente 40 vezes maior do que o número de células que os humanos têm.
Outra curiosidade interessante é que o nariz é a impressão digital do cachorro. Cada animal tem um desenho único e exclusivo na superfície do focinho, o que serve para determinar a “identidade” deles da mesma forma que acontece com os humanos – a diferença é que, para nós, a impressão digital fica nos dedos.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes