Skip to content
Início » Por que o cachorro monta na perna das pessoas? Entenda!

Por que o cachorro monta na perna das pessoas? Entenda!

Por que o cachorro monta na perna das pessoas? Entenda!

[ad_1]

30126 o cachorro montando na perna do dono ou 100x100 2

“Meu cachorro quer cruzar com minha perna, o que isso significa?” Que o comportamento canino é cheio de peculiaridades, todo mundo sabe. Mas existem algumas atitudes – como um cachorro montando na perna – que, além de serem um tanto constrangedoras, causam muita curiosidade nos tutores. Afinal, qual a explicação para um cachorro querendo cruzar na perna dos outros? E quando se trata de uma cachorra fêmea montando, será que isso é normal? A seguir, o Patas da Casa esclarece todas essas dúvidas!

Cachorro querendo cruzar na perna das pessoas é normal?

Ver um cachorro montando na perna dos outros é algo que gera certo desconforto, principalmente quando acontece com as visitas. Mas será que isso é normal, ou pode representar algum problema de conduta do pet? Antes de tudo, é importante entender que a monta faz parte do comportamento sexual dos cães, mas nem sempre tem essa conotação.

Vários fatores podem fazer com que o animal tenha o ímpeto de montar na perna ou braços de uma pessoa. Para começar, pode, sim, ser algo causado pelo excesso de hormônios, principalmente se o cachorro acabou de atingir a maturidade sexual e está pronto para fazer o cruzamento. No entanto, outros motivos possíveis são:

1) Euforia e animação – Quando os cães ficam muito animados, podem acabar montando na perna de quem estiver por perto. Isso acontece porque toda a energia precisa ser “extravasada” de alguma forma, então enquanto alguns cães pulam e latem, outros montam.

2) Ansiedade – A falta de estímulos na rotina do animal somada ao acúmulo de energia não gasta pode deixar o cachorro montando na perna dos outros. Um cachorro ansioso e entediado pode adotar vários comportamentos compulsivos, e a monta é um deles.

3) Brincadeiras – Às vezes a monta é vista como uma brincadeira para o pet, seja adulto ou filhote. O cachorro montando, nesses casos, é equivalente às brincadeiras de luta entre crianças. No entanto, é bom não estimular a atitude e direcionar o animal para outros tipos de brinquedos.

4) Para chamar atenção – Se o cão montou na perna algumas vezes e o tutor foi prontamente tentar tirá-lo de lá com petiscos ou outras distrações, ele pode usar essa artimanha para conseguir a atenção do dono outras vezes. O melhor nesses casos é tentar ignorar o comportamento até ele parar.

Por que cadela monta na perna do dono?

Ver um cachorro montando na perna dos outros costuma ser comum para machos, mas será que as fêmeas também podem desenvolver esse comportamento? A resposta é sim! Mas por que cadela monta na perna (e até em outros cachorros)? Geralmente, isso tem a ver com altos níveis de estresse, ansiedade e falta de atenção. O animal fica com muita energia acumulada e vê na monta uma forma de liberar tudo isso.

Também é algo que pode ter a ver com a maturidade sexual. Conforme atinge a puberdade, a cadela pode ter o hábito estimular os órgãos genitais com a monta. Outra razão que explica cachorro fêmea montando é para estabelecer uma relação de dominância – mas isso normalmente só acontece com outras cachorrinhas da casa.

Castração ajuda a inibir o comportamento do cachorro macho ou fêmea montando

Se você tem um cachorro montando na perna das visitas e quer acabar com isso, a castração de cachorro pode ser uma boa alternativa! Além de evitar que as cadelas fiquem prenhas sem o devido planejamento, várias doenças podem ser evitadas e alguns comportamentos – como o da monta – são inibidos. No entanto, é bom ter em mente que isso só vai funcionar se o motivo do cachorro montando for o excesso de hormônios ou se o comportamento for mais frequente com a cadela no cio.

Se a razão for outra, é importante avaliar as necessidades do animal. O adestramento de cães até pode ser uma boa, mas também é importante que o cachorro receba estímulos físicos e mentais diariamente com passeios, brinquedos e todo tipo de enriquecimento ambiental possível.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

[ad_2]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

replica rolex watches replica watch