[ad_1]
A babosa é uma planta de cuidados simples, mas alguns erros no cultivo e manutenção podem fazer com que suas folhas caiam ou tenham sua cor alterada.
A seguir, você descobre os motivos da queda das folhas da babosa, bem como o que fazer para evitar que esse problema aconteça e mate sua planta. Acompanhe!
Rega feita de forma inadequada
Um dos motivos mais comuns para a queda das folhas da babosa é o erro na rega. Esse problema pode acontecer se colocar muita água na planta ou deixá-la em períodos de seca muito extensos.
No que se refere ao excesso de água, lembre-se de que a babosa, também chamada de aloe vera, pertence à família das suculentas. Tais plantas mantêm um reservatório de água em seus tecidos, o que possibilita que passem por um período de seca.
Não há necessidade de colocar muita água na planta porque ela já tem um reservatório próprio. Além disso, o excesso do líquido encharca seu solo, o que aumenta o risco de apodrecimento das raízes e do surgimento de doenças e pragas. A queda das folhas é um dos primeiros sinais de que a rega está errada, feita em excesso.
Mas isso não quer dizer que você não deve regar a planta! Basta ter em mente que a babosa usa parte de seu estoque interno de água durante períodos de seca. Portanto, essa água precisa ser reposta eventualmente, senão as folhas caem e a planta morre.
E como descobrir se a babosa precisa de água? O ideal é que enfie seu dedo na terra e verifique se ela está totalmente seca. Em caso positivo, faça a rega, sempre tomando o cuidado de manter o solo úmido, mas não encharcado. Essa dica vale para a babosa cultivada diretamente na terra do jardim ou em vaso.
Erro na iluminação da babosa
A babosa precisa ficar em um local iluminado para conseguir se manter saudável e crescer. Caso não receba a quantidade de luz ideal, suas folhas podem passar por alterações, como a mudança de cor e queda.
Para corrigir esse problema, basta trocar a planta de lugar, deixando-a em um local iluminado, que receba luz solar direta por oito horas ao dia, no mínimo.
Alteração brusca na temperatura do local de cultivo
Quando a planta passa por uma alteração brusca na temperatura do local de cultivo, uma reação comum de autodefesa é a perda de suas folhas. Assim, ela poupa energia e consegue sobreviver por mais tempo.
Portanto, o ideal é que evite que a planta passe por esse tipo de situação. Se cultivá-la em vaso, conseguirá movê-la com facilidade para locais com temperatura adequada, como dentro de casa.
Se as plantas de sua babosa estão caindo, analise se houve uma mudança brusca na temperatura. Em caso positivo, deixe a planta dentro de casa, em um local longe de equipamentos de refrigeração como o ar-condicionado.
Falta de adubo na babosa
As plantas consomem os nutrientes que estão na terra e você precisa repô-los. Senão, há o risco de queda das folhas da babosa, bem como de problemas de crescimento.
Essa reposição de nutrientes na terra é feita por meio do uso de adubo. Você pode optar tanto pelo adubo orgânico como pelo fertilizante NPK em fórmulas equilibradas.
Um detalhe importante é que a aloe vera não costuma demandar adubação com frequência. Normalmente, realiza-se esse processo de uma a duas vezes por ano.
Entenda:
Qual a diferença entre adubo e substrato?
Se sua babosa for adulta e estiver enfrentando não somente problema de queda de folha, mas também de crescimento, é interessante adotar essa dica para garantir que a planta tenha todos os minerais que precisa para crescer e se manter saudável.
Contaminação por pragas ou doenças
Quando a planta foi contaminada por pragas ou doenças, como as causadas por fungos, ela começa a perder suas folhas. E como proceder nesse caso para salvar a babosa?
Você deve combater a causa da queda das folhas! O ideal é que recolha uma folha e leve a uma loja especializada em produtos para cultivo de plantas.
Então, converse com um atendente, que te ajudará a identificar o problema/causa e indicará o melhor produto para solucionar. Dê preferência para os produtos naturais e orgânicos, que são mais seguros para você e para a planta.