Publicado – 31 Julho 2024 – 16h11
Atualizado – 31 Julho 2024 – 16h11
Já se perguntou se pode castrar gato no cio? Ter uma gata no cio dentro de casa pode ser uma árdua tarefa para os tutores. Afinal, o principal objetivo da bichana nesse período vira o acasalamento, então ela vai tentar chamar a atenção dos machos da região a todo custo. Por ser um momento bastante delicado e complexo, uma dúvida comum é se pode castrar gata no cio. Para esclarecer melhor isso, o Patas da Casa reuniu 6 fatos para você ficar por dentro do assunto.
1) Pode castrar gata no cio?
Afinal, será que pode castrar o gato enquanto está no cio? A maioria dos médicos veterinários não recomenda esta prática. Isso acontece porque, durante o período do cio, a vascularização da região genital se intensifica e o risco de sangramento durante a cirurgia de esterilização acaba sendo maior. O ideal, portanto, é aguardar a fase passar, e é por isso que não pode castrar gata no cio.
2) Quanto tempo dura o cio do gato?
O gato macho está sempre pronto para acasalar, mas um gato fêmea no cio tem um intervalo ‘limitado’ para cruzar. Faz parte do ciclo estral, que é como é chamado o ciclo reprodutivo felino. O primeiro cio acontece quando a gatinha tem entre 5 e 10 meses de idade, depois que ela atinge a puberdade. Quando você tem uma gata no cio, esse período geralmente costuma durar entre 4 e 5 dias, mas pode se estender até 14 dias. Se não acasalar, o cio pode acontecer com certa frequência até a gatinha ficar prenha.
3) Quanto tempo após o cio pode castrar?
No geral, a recomendação é realizar a castração de gato por volta de 4 meses de idade. Como não pode castrar gata no cio, o procedimento seria realizado antes do ciclo reprodutivo do animal começar. No entanto, há profissionais que acreditam que a cirurgia só deve acontecer depois do primeiro cio (geralmente depois de 6 meses de idade).
4) Gata castrada entra no cio?
Não é comum ver uma gata no cio depois de castrada. No entanto, em casos onde a cirurgia não retirou completamente o tecido do ovário do animal, pode ser que alguns comportamentos típicos do cio permaneçam. Esse problema é chamado de síndrome do ovário remanescente ou síndrome do resto ovárico, e ocorre quando o procedimento cirúrgico é realizado de forma incompleta.
5) O que fazer para tirar o cio do gato?
Mesmo sabendo que não pode castrar gato no cio, quem não faz a cirurgia no animal acaba tendo que lidar com esse momento delicado. O miado de gato no cio é ensurdecedor e bem incômodo para os tutores. Além disso, o comportamento demasiadamente dengoso — e que às vezes pode até se tornar agressivo — também pode virar um problema.
Nessas horas, a dúvida que fica é: como acabar com isso? Bom, a castração no primeiro ano de vida do animal é a melhor solução sempre. Mas se o cio já estiver acontecendo, o ideal é manter as portas e janelas bem fechadas para evitar a fuga da pet. Você também deve dar uma atenção especial à gatinha, dando muito carinho. Catnip, florais e feromônios também são aliados para acalmar o cio de gato.
6) Existem outras opções além da castração para evitar gata no cio?
Não pode castrar gata no cio, mas essa continua sendo a melhor alternativa para acabar com o ciclo estral desses animais e, consequentemente, evitar uma reprodução indesejada. Há quem pense que a vacina para cio de gato funcione, mas esse é um método altamente contraindicado e que pode fazer muito mal para o bichano a longo prazo.
“Alguns dos principais riscos de aplicar a injeção para cio de gato são: infecções uterinas, tumores mamários e ovarianos, além de desequilíbrio hormonal e hiperplasia mamária benigna”, alerta a médica veterinária Luciana Capirazzo.