Publicado – 03 Outubro 2024 – 17h37
Atualizado – 03 Outubro 2024 – 17h38
Quem acredita que os bichanos são animais sempre calmos e reservados, é porque com certeza não conheceu um gato bagunceiro por aí. Apesar de serem vistos como animais de estimação tranquilos, alguns gatos podem ser tão bagunceiras e apocalípticas quanto os cães.
Esses gatinhos são mais ativos e apresentam uma personalidade curiosa e aventureira, uma combinação que sempre resulta em brincadeiras empolgantes e travessuras que deixam qualquer tutor de cabelo em pé. Subir em lugares inusitados, derrubar objetos, sair correndo do nada e até roubar comida são algumas atitudes que um gato bagunceiro pode ter. Ficou curioso para conhecer esses bichanos apocalípticos? Confira quais são as raças de gato que adoram se meter em ‘confusão’ e fazer uma baguncinha!
1) Gato Siamês
Dono de uma energia inesgotável, é impossível falar de gatos bagunceiros sem citar o Siamês. Como são bichanos curiosos e espertos, estão sempre de olho em tudo que acontece ao redor e adoram fuxicar onde não devem. Além de ser cheio de energia, o gato Siamês é bem comunicativo e ligado a família, por isso estão sempre em busca de atenção e fazem de tudo para conseguir ser notado – inclusive bagunça.
2) Gato laranja
Apesar do laranja fazer referência às cores de gatos e não a uma raça específica, estudos já comprovaram que a coloração dos pelos dos bichanos pode influenciar na personalidade dele. Inclusive, se você está por dentro do universo felino, com certeza já ouviu falar por aí que os gatos laranjas são mais bagunceiros que outras cores. E isso não é lenda não, viu?! Quem tem um gato laranja em casa garante que eles são bagunceiros demais: adoram caçar qualquer coisa que apareça pela frente, subir em todos os móveis e derrubar tudo que encosta. E além disso, os laranjinhas são gatos bem falantes, então com certeza não falta assunto e aventuras na vida de quem tem um gatinho desses em casa.
3) Gato Sphynx
O Sphynx, conhecido como gato sem pelo, é um felino que surpreende não é apenas pela aparência exótica. Eles fazem parte das raças de gato mais inteligentes, então são naturalmente curiosos, observadores e espertos. Eles gostam de escalar móveis, explorar cada cantinho de casa e se meter nas mais diversas confusões no meio disso. Além disso, como são bem apegados ao dono, precisam de uma atenção extra do tutor, especialmente para brincadeiras e atividades. São essas brincadeiras para gatos estimulantes que vão ajudar a evitar comportamentos bagunceiros.
4) Gato Abissínio
Considerado um gatinho de aparência diferenciada, o gato Abissínio também se destaca no quesito bagunça. Isso porque ele é um gato curioso que adora explorar cada cantinho de casa. Então eles sempre acabam encontrando uma brechinha para entrar onde não deveria. Para completar, o Abissínio ainda é cheio de energia, então precisa de um ambiente gatificado para gastar a energia e evitar travessuras.
5) Gato frajola
Assim como os laranjinhas, o gato frajola não tem fama de anjinho. Na verdade, ele é um gatinho bem agitado e aventureiro, então precisa de muitos estímulos físicos e mentais em casa para não aprontar. Os brinquedos interativos para gatos e os acessórios que estimulem os instintos do felino, como prateleiras e nichos, são ótimos para essa função. Além disso, como os frajolas são mais independentes do que outros bichanos, ele é especialista em escapar da vista do tutor para aprontar poucas e boas pela casa.
6) Gato Maine Coon
O Maine Coon é um gato gigante gentil e carinhoso, além de ser super alegre e brincalhão. São felinos cheios de energia, curiosos e muito inteligentes, então adoram ir atrás de aventuras e vencer desafios. Só que esses desafios precisam ser incentivados pelo tutor, seja com brinquedos estimulantes, como um quebra-cabeça, ou atividades que instiguem a curiosidade do animal. Caso ele não seja estimulado, o próprio gatinho vai buscar uma forma de se desafiar, e esse desafio pode envolver derrubar objetos e fazer uma baguncinha pela casa.
7) Gato cinza
O gato cinza se destaca por onde quer que passe devido a coloração exótica de sua pelagem. Eles tendem a ser gatinhos carinhosos e amigáveis, mas também são ativos e extrovertidos. Essa energia combinada ao espírito aventureiro do gato cinza pode levar a algumas travessuras no dia a dia, como brincar com objetos que não são brinquedos e derrubar coisas por aí. Então se você quer um gatinho que seja calmo, mas com jeitinho brincalhão, os bichanos cinzas são ideais para você.
8) Gato Bengal
Conhecido pela energia inesgotável, o gato Bengal é mestre em se enfiar em confusão. Eles surgiram do cruzamento entre um gato doméstico e um leopardo, e por isso carregam um pouquinho do espírito aventureiro do seu ancestral selvagem. Gostam de correr, explorar, escalar móveis e caçar tudo que se mexe. Além disso, como são felinos extremamente inteligentes, se entretêm facilmente com atividades que trabalham o raciocínio. É por essa razão que os brinquedos interativos podem ajudar a direcionar o comportamento e a bagunça do gato-de–bengala.