Skip to content
Início » Morre Atsuko Tanaka, uma grande referência da dublagem japonesa

Morre Atsuko Tanaka, uma grande referência da dublagem japonesa

Atsuko Tanaka


Atsuko Tanaka
©Atsuko Tanaka

A atriz e dubladora japonesa, Atsuko Tanaka, natural de Gunma, morreu aos 61 anos no dia de hoje, 20 de agosto de 2024, tendo sua morte anunciada pelo próprio filho e também dublador, Hikaru Tanaka (Ghost in the Shell: SAC_2045 (ONA)) como Raider, Mobile Suit Gundam Hathaway (filme) como Golf, Skip and Loafer (TV) como Tsukasa Mukai, tendo anunciado no Twitter com uma foto junto de sua mãe.

Hikaru Tanaka
©Hikaru Tanaka

A atriz começou seus trabalhos relativamente mais tarde na dublagem do que outros dubladores de seu tempo, mas sua estreia em 1995 foi sem dúvidas impactante, tendo sido a dubladora da protagonista de Ghost in the Shell, Motoko Kusanagi. O anime recebeu críticas que superaram as expectativas, e se tornou uma das grandes referências da indústria de animação japonesa.

Seu trabalho foi elogiado pela bela natureza de sua voz, que era ao mesmo tempo reconfortante e sólida, e este primeiro trabalho lhe garantiu outras grandes participações em grandes animes, tendo atuado em Trigun como Claire, Cowboy Bebop como Coffee, e entre 2002 e 2006, protagonizou Lucy em Pokémon Geração Avançada. Aliás, sua voz madura e calma como a de uma mãe lhe rendeu outros papéis do tipo, sendo referência em dublagens do tipo.

Ghost In The Shell
©Ghost In The Shell

No ano de 2006, voltou a dublar sua personagem mais conhecida até então em Ghost in the Shell: S.A.C. 2nd GIG – Individual Eleven, e em 2007, deu voz em mais uma obra de sucesso, tendo sido a Konan em Naruto na fase Shippuden, e na saga de jogos de luta da obra de Kishimoto.

Deu vida a Lisa-Lisa em JoJo no ano de 2012, e voltou a ser destaque ao dublar Bayonetta, tanto nos animes, quanto nos jogos. Participou de Parasita, dando voz a Ryoko Tamiya, em Jujutsu Kaisen quando dublou Hanami, e Frieren e a Jornada para o Além, dando vida a maga Flamme. Seu último trabalho em vida foi em Chiyu Mahou no Machigatta Tsukai-kata, interpretando a Rose.

Frieren e a Jornada para o Além
©Frieren e a Jornada para o Além

Em nota, seu filho não revelou quais foram as causas da morte, revelando que sua mãe vinha enfrentando uma enfermidade há mais de um ano. Sua última aparição pública, tendo sido num podcast em junho de 2024, onde aparentava estar mais magra que o habitual, mas com sua serenidade no olhar, que era uma marca registrada pelos colegas de dublagem.

Podcast QR
©Podcast QR

Fonte: Aqui!



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *