Publicado – 13 Novembro 2024 – 11h02
Atualizado – 13 Novembro 2024 – 11h52
O xixi de cachorro é uma necessidade fisiológica básica que deve ser ‘liberada’ todos os dias pelo pet, seja nos tapetes higiênicos ou durante os passeios. Mas cães que têm o hábito de passear todos os dias parecem segurar o xixi até a hora do passeio, o que acaba deixando os tutores confusos e preocupados com esse comportamento. Será que essa é uma tática canina para garantir que conseguirá marcar território enquanto passeia ou é apenas uma mania de cachorro? E será que esse hábito faz mal para a saúde do animal? Venha conferir por que alguns cachorros armazenam xixi até a hora de passear.
O cachorro armazena xixi para marcar território?
Passear com cachorro é um cuidado que precisa fazer parte da rotina de todos os pets. Afinal, essa é uma atividade que proporciona uma série de benefícios para a saúde física e mental do animal, como prevenir a obesidade e aliviar o estresse e a ansiedade. Mas durante os passeios, também é natural que os cães façam suas necessidades fisiológicas em grande intensidade. Isso ocorre porque os cães têm um instinto natural de marcar o ambiente com seu cheiro, e a urina é uma forma eficaz de comunicação para eles. Ou seja, o xixi e o cachorro marcando território tem tudo a ver, pois o cheiro da urina deixa informações para outros cães que vão passar pelo mesmo local.
No entanto, parece que alguns cães ‘seguram’ esse xixi por um tempo até a hora de passear, como se ele tivesse pensando estrategicamente em armazenar a urina para marcar o território, mas será que isso é mesmo possível? De acordo com especialistas, sim! Os cães podem armazenar o máximo que puder de urina para liberar durante o passeio. Por isso, muitos cães reservam a urina para quando saem de casa e, durante o passeio, liberam pequenas quantidades de xixi em diversos locais, demarcando o território de maneira estratégica.
No entanto, esse comportamento canino de segurar o xixi de cachorro também pode ser reforçado pela própria rotina do pet. É comum que alguns cães desenvolvam o hábito de fazer xixi apenas na rua, especialmente quando essa prática é incentivada pelos tutores. Nesses casos, o cachorro pode “segurar” a urina até a hora de sair de casa, mesmo que sinta vontade de se aliviar antes disso. Ou seja, esse comportamento de retenção pode estar ligado tanto ao desejo de marcar território quanto a um costume incentivado pelos tutores.
Existe algum perigo em segurar o xixi?
A prática dos humanos de segurar o xixi não é nada recomendada por médicos pelo risco de causar problemas nos rins, como o surgimento de cálculos renais, e até distúrbios na bexiga a longo prazo. Mas o que poucos sabem é que esse hábito também é perigoso para a saúde dos cães. Além de ser extremamente desconfortável e até doloroso segurar o xixi por muito tempo, segurar o xixi também pode favorecer o surgimento de problemas de saúde, como infecção urinária em cães, cistite e até pedras nos rins.
Por essa razão, é recomendado que os tutores ensinem desde cedo o pet a usar o tapete higiênico para cães, para que ele não fique totalmente refém de fazer as necessidades na rua.
Quanto tempo um cachorro pode segurar a urina?
Agora que você já sabe as consequências do peludo segurar o xixi de cachorro, é importante ficar atento a esse comportamento do pet no dia a dia para ter certeza de que esse hábito não está sendo prejudicial para a saúde dele. Mas quanto tempo um cachorro pode segurar a urina? O tempo que o animal consegue segurar o xixi pode variar dependendo de alguns fatores, como porte do cachorro, idade e características comportamentais.
Um cachorro grande, por exemplo, vai conseguir segurar o xixi por mais tempo que um cachorro pequeno, pelo tamanho da bexiga ser proporcionalmente maior. Em média, um cão adulto consegue segurar o xixi de cachorro por até 12 horas. Já um cachorro idoso, no entanto, tende a apresentar um pouco mais de dificuldade em segurar a urina do que cães mais jovens, principalmente se ele tiver incontinência urinária. Eles tendem a fazer xixi mais vezes ao dia e conseguem segurar no máximo 4 horas. Um filhote de cachorro também apresenta as mesmas dificuldades, já que a bexiga dele ainda é pouco desenvolvida.
Porém, apesar de alguns cães conseguirem segurar o xixi por tanto tempo, especialistas recomendam que não ultrapasse o tempo máximo de 8 horas. Eles podem ficar entre 6 a 8 horas sem fazer xixi, mas após esse período, esse hábito apresenta um risco para a saúde dele.