[ad_1]
Para os pais, mães e cuidadores de pet, o tema “lágrima ácida” pode não ser um assunto muito novo, porém, o que poucos sabem é que essa mancha marrom nos olhos muitas vezes pode não ter relação com a acidez. Hoje, vamos entender e discutir um pouco sobre esse “problema” que pode aparecer em nossos pets.
O que é a lágrima ácida?
Popularmente conhecida como “Lágrima ácida”, essa alteração no sistema nasolacrimal (canal que forma a lágrima) se chama Cromodacriorreia. Pode ser apenas uma obstrução por pelos ou ser causada por alguma outra causa, como traumas, infecções (crônicas ou não), doenças congênitas no complexo ocular ou até mesmo uma infecção nos dentes, que possam afetar indiretamente o complexo ocular.
Muito comum de aparecer em cães e gatos com pelagem clara ou com focinhos achatados, essa alteração estética incomoda muito mais os humanos que os nossos pets, pois na grande maioria das vezes não afeta o bem-estar dos animais.
Mas não se assuste, na grande maioria dos casos, diminuir a coloração escura pode ser bem simples, portanto, caso seu animal esteja com os olhinhos manchados, contate um médico veterinário para uma consulta. Aliás, você sabia que a DogHero oferece o serviço de médico veterinário domiciliar? Isso mesmo, tudo no conforto da sua casa com a maior responsabilidade e qualidade.
Como surge a “mancha marrom” nos olhos?
Quando ocorre uma alteração nos canais lacrimais, a lágrima tende a escorrer para fora com maior facilidade, o que vai umedecer a pele e os pelos ao redor dos olhos. Esse ambiente úmido favorece o crescimento de bactérias, o que causa a mudança de coloração e um cheirinho ruim no local. Alguns pesquisadores também dizem que a mudança na cor pode estar relacionada com liberação de porfirinas e catecolaminas (presentes na lágrima), substâncias ligadas ao ferro que podem causar a alteração da cor.
O que causa as manchas escuras nos olhos?
Vamos listar algumas possíveis causas do aparecimento da mancha marrom nos olhos de cães e gatos, mas lembre-se, qualquer sintoma deve ser analisado pelo médico veterinário, ele saberá como proceder em cada caso.
- Obstrução do canal da lágrima
- Traumas ou alterações no canal ou nas pálpebras
- Infecção nos olhos
- Excesso na produção de lágrima e falta de absorção da mesma
- Excesso de pelos na região, pode causar irritação
- Tártaro nos dentes
- Doenças congênitas
Raças mais afetadas pela lágrima ácida
A lágrima ácida é mais comum em animais com a pelagem clara e focinho achatado (braquicefálico), como cães das raças Shih-Tzu, Lhasa Apso, Pequinês, Buldogue Inglês, Poodle e felinos como o gato Persa.
Como tratar a lágrima ácida em cães e gatos?
O primeiro passo é saber qual a causa das manchas, o que deve ser feito com ajuda de um especialista veterinário. Em alguns casos pode ser necessário uso de antibióticos, em outros, apenas um ajuste na alimentação e higienização diária podem melhorar o quadro.
Seja qual for a causa, a limpeza do local deve ser realizada para evitar acúmulo de bactérias nos pelos e pele do animal. Para isso, você pode seguir alguns passos que irão ajudar na higienização:
- Mantenha a região dos olhos sempre seca
- Limpe com gaze e soro fisiológico duas vezes ao dia, e seque bem a região
- Massageie a região lateral dos olhos para ajudar a desobstruir o canal da lágrima
Produtos para tratar a lágrima ácida
Alguns produtos podem ser usados para auxiliar na limpeza dos olhinhos, como os lenços umedecidos e as loções para limpeza de lágrimas. Você pode encontrar todos esses produtos e muito mais no site da Petlove:
Qual a melhor ração para lágrima ácida?
Sabemos que a alimentação pode ajudar, e muito, na diminuição das manchas, por isso, o indicado é que os tutores optem por alimentos mais naturais, sem adição de corantes e conservantes artificiais.
Não existe, até o momento, nenhuma ração comercial que seja comprovadamente eficaz para o tratamento ou prevenção da lágrima ácida. Apesar de termos muitos depoimentos de pais e mães de cachorros e gatos relatando utilizar algumas marcas como a linha Science Diet da Hill’s ou as rações super premium da Royal Canin. Escolha investir em um alimento de ótima qualidade, com o mínimo de aditivos químicos, como a ração natural True.
Gostou do nosso conteúdo sobre “Lágrima ácida”? Então não deixe de conferir nosso conteúdo sobre como cuidar de tártaro em cães e gatos.